Eleições Presidenciais: verifique onde vota, possibilidades de voto antecipado e vote em segurança.

As próximas eleições presidenciais realizam-se a 24 de janeiro.

Saiba com antecedência o seu número de eleitor e a Freguesia ou Distrito Consular a que pertence, na Consulta dos cadernos de recenseamento e as Secções de Voto

Veja o Edital com a designação dos Membros de Mesa

Outros esclarecimentos :

Voto em mobilidade no território nacional

Entre 10 e 14 de janeiro - deve manifestar essa intenção:

- por meio eletrónico (para https://www.votoantecipado.mai.gov.pt); ou

- por via postal, dirigida ao Secretário-Geral do Ministério da Administração Interna, Praça do Comércio, Ala Oriental, 1149-015 LISBOA.

17 de janeiro - vota no local que tiver escolhido (qualquer câmara municipal).

Voto antecipado - Doentes internados e presos

Até 4 de janeiro - requer à administração eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna

Entre 11 e 14 de janeiro - o Presidente da Câmara Municipal desloca-se ao estabelecimento hospitalar/prisional e recolhe o voto.

Voto antecipado no estrangeiro

Entre 12 e 14 de janeiro - os eleitores recenseados em território nacional e deslocados no estrangeiro (por um dos motivos previstos na lei) votam antecipadamente nas embaixadas ou consulados previamente definidos pelo MNE.

Deliberação da CNE de 24-11-2020 - Exercício do voto antecipado no estrangeiro.

Voto antecipado - Eleitores em confinamento obrigatório

Entre 14 e 17 de janeiro - os eleitores que, por força da pandemia da doença COVID -19, estejam em confinamento obrigatório, no respetivo domicílio ou noutro local que não em estabelecimento hospitalar, devem manifestar essa intenção:

- por meios eletrónicos (em https://www.votoantecipado.mai.gov.pt); ou

- na Junta de Freguesia onde está recenseado através de terceiro que apresente declaração assinada por si e cópia do seu CC/BI.

Entre 19 e 20 de janeiro - o Presidente da Câmara Municipal desloca-se à morada indicada para que vote.

Comissão Nacional de Eleições publicou ainda:

- Manual com 10 regras para uma assembleia de voto segura;

- Um guia para os eleitores, com os principais passos da votação, e quais as regras de higiene e segurança que devem ser respeitadas.

11-01-2021