144 anos dos Bombeiros da Guarda

No dia 5 de agosto demos os parabéns aos Bombeiros da nossa Freguesia; no dia 9 a Junta participou na celebração dos seus 144 anos!

O dia começou com o tradicional hastear da bandeira, seguindo-se a romagem ao cemitério para, com o Capelão da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Egitanienses (AHBVE), Padre Vítor, rezar pelos Bombeiros falecidos.
O Presidente da Assembleia da AHBVE, Álvaro Guerreiro, lembrou os que já partiram e partilharam o lema: "vida pela vida".

De novo no Quartel dos Bombeiros, na sua garagem de forma a cumprir as regras de distanciamento social a que as circunstâncias da pandemia obrigam, teve lugar a sessão solene do 144ª Aniversário da Associação.
O Corpo de Bombeiros em formatura recebeu e foi cumprimentado pelas entidades convidadas.
De seguida, o Presidente da Direçao da AHBVE, Carlos Gonçalves, convidou o Presidente da Câmara Municipal da Guarda (CMG), Carlos Chaves Monteiro, para descerrar a placa do veículo recentemente adquirido - um Tanque Tático Urbano com a capacidade de 15.000 litros e com bomba acoplada -, cujo investimento foi particularmente apoiado pela CMG: constando da placa precisamente o nome do Município e do seu Presidente.
A sessão prosseguiu com as habituais intervenções:
- O Presidente da Assembleia da AHBVE agradeceu a presença de todos, em menor número que habitualmente, por força das condicionantes exigidas pela covid-19!
- O Comandante Paulo Sequeira explicou que, pelo mesmo motivo, a entrega de condecorações seria simplificada, chamando os bombeiros com 5, 10, 15, 20 e 25 anos de serviço, os respetivos "padrinhos" e convidados, que entregaram o galardão. Apenas a medalha dos 30 anos de serviço foi entregue de forma individualizada.
- O Presidente da Direção da AHBVE fez uma retrospectiva do mandato, por se encontrar no último ano, congratulando-se com a concretização de diversos objetivos, sem deixar de referir o que ainda deverá ser alcançado.
- O Presidente da Federação Distrital dos Bombeiros da Guarda, Paulo Amaral, agradeceu também todo o apoio que tem recebido do Município da Guarda, atento às necessidades das Associações dos Bombeiros Voluntários.
- Em representação da Liga dos Bombeiros Portugueses, o seu Secretário José Requeijo, congratulou-se com a presença de autarcas, demonstrativa da importância dada aos seus corpos de bombeiros.
- O Presidente da CMG encerrou a sessão, elogiando a ação da AHBVE, que mais uma vez esteve na dianteira do apoio humanitário no combate da actual crise provocada pela covid-19.

Não sendo possível o usual almoço/convívio, cantaram-se os parabéns, apagaram-se as velas do bolo de aniversário e brindou-se "à saúde" de todos, particularmente dos que abraçaram a missão da proteger e servir a comunidade.

11-08-2020