Núcleo da Guarda da Liga dos Combatentes

Com o devido cumprimento das normas sanitárias em vigor o Núcleo da Guarda da Liga dos Combatentes não deixou passar em claro o seu dia e evocou o nonagésimo sexto aniversário da criação do Núcleo da Guarda.

Com uma cerimónia simples e junto ao monumento que regista as vítimas mortais em combate no ultramar, na guerra colonial, do Concelho da Guarda, estiveram presentes pouco mais de uma dezena de participantes, sob a presidência do Tenente-Coronel João Ferreira e outros dirigentes locais para além do representante do Comando Distrital da PSP e do Comando Territorial da GNR e do Presidente da Câmara Municipal da Guarda.
Da parte da Freguesia estiveram os Presidentes da Assembleia e da Junta de Freguesia.

Usaram da palavra os Presidentes do Núcleo da Guarda da Liga dos Combatentes e da Câmara Municipal da Guarda que reforçaram a importância da cerimónia e a lembrança do esforço concretizado pelos combatentes. Abordaram ainda e elogiando a publicação, em agosto, do estatuto do combatente que falta agora a sua regulamentação e a necessidade de continuarmos a ser combatentes pelo desenvolvimento da nossa comunidade sem armas mas com o saber e o empreendimento.

A finalizar a sessão registou-se o momento mais solene com a deposição da coroa de flores junto ao monumento, o canto do Hino Nacional e da Liga dos Combatentes bem como o toque de recordação dos soldados que tombaram pela Pátria.

Recorda-se aqui que a escultura, junto ao Centro Comercial “La Vie”, foi desenhada pelo arquiteto António Saraiva e concretizada pela CMG perfazendo no sábado 3 anos de existência no local.

12-09-2020