"Outubro Rosa"

“Povoar a Vida” eis a expressão de agradecimento com que a Freguesia da Guarda, muito reconhecidamente obsequia o início do Outubro Rosa”, mês dedicado à sensibilização da comunidade para o cancro da mama.

Na nossa cidade o(a)s Voluntário(a)s da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) merecem o nosso obrigado, por todas as ações que dinamizam, fazendo renascer a vontade de viver em todas as mulheres e homens que passaram e passam por momentos de dor.

“Povoar a Vida” é o que todos os anos podemos constatar na caminhada/desfile “Pequenos Passos, Grandes Gestos” que enche as ruas da nossa cidade e vem culminar na maior sala de visitas da nossa Freguesia: bem à frente da Sede da Freguesia da Guarda.
Ano após ano acompanhamos muito humildemente esta e outras organizações do Movimento Vencer e Viver (MVV) e procuramos também partilhar da alegria e satisfação do fazer e do sentir o pulsar de vitalidade, transmitida pelas principais obreiras desta excelente iniciativa.
Mas 2020 é diferente na forma mas não menos enriquecedor no conteúdo; e, não quiseram deixar de recordar o “Outubro Rosa”: movimento que se estendeu pelo mundo inteiro, a partir da década de 90.
Construíram uma e outra solução e, respeitando o “tempo dos Tempos” por todos vividos, encontraram uma resposta para vincar a importância do mês de outubro.
Com gosto correspondemos ao pedido de colocação de um elemento decorativo com iluminação apropriada na varanda do Solar dos Póvoas/Sede da Junta, para que haja essa boa recordação e lembrança durante este mês.
A cor-de-rosa é utilizada para homenagear as mulheres que passaram pelo cancro da mama e recordar o quanto é importante o apoio à investigação científica na área desta doença.

Outras duas datas importantes neste mês de outubro são o dia 15 - Dia Mundial da Saúde da Mama - e o dia 30 – Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama.

No final do mês, dia 29 de outubro e até dia 2 de novembro, é a vez do Grupo de Voluntariado Comunitário (GVC) dinamizar a maior angariação de fundos da LPCC: o peditório nacional.
Também este ano será algo diferente e solicita-se a adesão de Voluntariado ocasional, à medida das possibilidades e da disponibilidade de cada um!

A Junta de Freguesia deixa neste “Outubro Rosa” uma palavra de profundo agradecimento pelo enorme esforço despendido por todos os voluntários que apadrinham esta causa e a certeza de que queremos continuar a poder testemunhar e colaborar com estas e outras iniciativas que “Povoem a Vida" de todos os intervenientes e da comunidade guardense.

01-10-2020