Dia Nacional da Água

No dia 1 de outubro realizaram-se as comemorações do Dia Nacional da Água, que este ano decorreram em Vale de Estrela, contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Chaves Monteiro, da Secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, do Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, José Carlos Pimenta Machado, entre outros convidados.  A Junta de Freguesia da Guarda também teve o prazer de participar na iniciativa.

A comemoração deste dia, que tem como principal objetivo a sensibilização para a importância da implementação de medidas que preservem os recursos hídricos do nosso país, iniciou-se no Miradouro Hidrográfico das Três Bacias, ponto de confluência das bacias hidrográficas dos rios Douro, Tejo e Mondego, a 1014 metros de altitude.

Realizou-se de seguida uma visita à captação da Montanheira, situada junto ao ponto de intervenção da requalificação do rio Noéme, e que se considera um local histórico para a cidade da Guarda, sendo que o edifício da central da Montanheira proporcionou o fornecimento de água à cidade, durante muitos anos, desde 1940.

Foi durante esta visita que Carlos Chaves Monteiro manifestou a intenção, por parte do município, de criar um centro de interpretação do ciclo da água em Vale de Estrela, dando-se ênfase à crescente importância da promoção de ações que visem a proteção dos recursos hídricos.

02-10-2020