1º Prémio para Jovens da ADoT

A Associação Desenvolver o Talento (ADoT), participou uma vez mais no Concurso "As Novas Fronteiras da Engenharia", promovido pela Região Centro da Ordem dos Engenheiros, tendo obtido o 1º prémio.
Foi no passado dia 1 outubro, no auditório da Sede Regional da Ordem dos Engenheiros em Coimbra, que decorreu a sessão de entrega dos prémios.
Na ocasião, os jovens da ADoT tiveram a oportunidade de apresentar o projeto vencedor de 2020 e ouviram palavras elogiosas do júri do concurso, não só pela qualidade do projeto mas também pela forma desenvolta como o apresentaram, evidenciando um conhecimento profundo de programação e robótica.

Este concurso tem como objetivo fomentar a discussão e o interesse dos alunos por temas relativos à Engenharia ou Tecnologia, durante a sua formação básica.
É um prémio, que distingue os melhores trabalhos da autoria de um aluno ou grupo de alunos do Ensino Secundário ou do Ensino Básico, relativo a Engenharia ou Tecnologia, de Escolas localizadas na Região Centro (distritos de Coimbra, Aveiro, Leiria, Viseu, Guarda e Castelo Branco).
Na avaliação dos trabalhos a concurso foram tidas em consideração a adequabilidade ao tema; a originalidade e criatividade; o rigor; a clareza da exposição e a apresentação.
Em 2020, os projetos a apresentar foram subordinados ao tema  "A Engenharia faz um Mundo Melhor".

Os nossos jovens, Lucas Paredes, Manuel Cerca e Simão Rocha, orientados pelo formador de robótica da ADoT, Engº Mateus Victorelli, apresentaram  a concurso o projeto "Uma Viagem Intersideral – jogo para computador".
Usando os conhecimentos adquiridos nas sessões de robótica e programação, os jovens decidiram ajudar a tornar o "mundo melhor" e igualitário. Ao verificarem que os jogos de computador não podem, a maior parte das vezes, ser jogados por pessoas com incapacidades motoras, resolveram criar um jogo e adaptá-lo, usando um botão grande, para que este possa ser jogado por todas as pessoas, independentemente das suas capacidades motoras.
O projeto, que se iniciou em janeiro, viu-se forçado a algumas alterações, pois as atividades de programação e robótica que a ADoT promove presencialmente tiveram de ser substituídas por sessões online. A adaptação não foi simples, mas graças à resiliência de todos, o resultado foi amplamente conseguido no final.

A Freguesia da Guarda orgulha-se dos seus jovens talentos e parabeniza à ADoT pela formação ministrada!

02-10-2020