Reunião da Junta de Freguesia

Em setembro, a reunião do executivo da Freguesia voltou a ser por vídeo-conferência, após a retoma das reuniões presenciais nos meses anteriores!

Começamos por analisar a reunião havida no início do mês com o Presidente da Câmara Municipal e durante a qual foram discutidas questões que preocupam a Junta e partilhadas por muitos fregueses: a limpeza e o arranjo urbano; os espaços verdes e parques infantis; os pequenos arranjos e as obras maiores; a toponímia; o apoio social; os transportes… Verificando-se novas possibilidades de cooperação entre as duas autarquias, de forma a ultrapassar alguns problemas identificados.

Com o início do ano letivo, para além de confirmarmos que de novo foi possível executar a limpeza dos logradouros dos estabelecimentos de ensino antes da chegada dos alunos, preparou-se o reinício dos projetos educativos da Junta.
Assim, teve lugar uma reunião com os professores que em co-docência com as educadoras vão desenvolver as áreas expressivas (musical, motora e dramática) nos Jardins de Infância da Freguesia.
E, com os Psicólogos dos “5Sentidos”, a Junta deslocou-se às Escolas do 1º Ciclo da Freguesia, no sentido de, havendo interesse em continuar com o projeto “Estou Atento assim Aprendo Melhor”, nos 1º e 2º ano, definir os modos de funcionamento.

Analisou-se ainda a Assembleia de Freguesia que teve lugar na última sexta do mês, considerando-se que, para além da discussão dos assuntos de interesse para o dia-a-dia dos cidadãos, a adesão da Freguesia à Rede das Autarquias Participativas (RAP), aprovada por unanimidade, constituía uma mais-valia: pois, a RAP “pretende ser uma estrutura colaborativa que congrega todas as autarquias portuguesas comprometidas com o desenvolvimento de mecanismos de democracia participativa a nível local.”

O Orçamento Participativo é uma das ferramentas utilizada para “promover a democracia participativa a nível local”: objetivo prioritário da RAP. E, a Junta considerou fundamental a retoma do OP, entretanto suspenso em março como consequência da pandemia da covid-19/declaração de estado de emergência.
Nesse sentido, no presente mês foram feitos ajustes ao regulamento/cronograma, os quais, para além de publicados nos meios eletrónicos da Freguesia (site, face, news e-jornal) foram comunicados às 5 Associações que apresentaram candidatura até à data prevista: 6 de março. E, aguardamos confirmação, de modo a continuar este processo de participação e decisão comunitária.

Foram ainda referidos outros assuntos mas, tendo em conta o adiantado da hora, concluiu-se a reunião, que apesar do formato digital decorreu sem perturbações de maior, para além de alguns contratempos no som e/ou imagem!

30-09-2020