Nossa Senhora de Fátima nos Galegos

Nossa Senhora de Fátima é a padroeira dos Galegos, sendo festejada em outubro.
Este ano foi no fim-de-semana de 17 e 18, que um grupo de quatro mordomas preparou e cuidou de tudo, para que todos pudessem homenagear Nossa Senhora do Rosário.

Apesar das circunstâncias devidas à pandemia não permitirem os tradicionais festejos populares, o programa religioso cumpriu-se, respeitando as regras da Direção Geral de Saúde.
Na noite de sábado teve lugar a procissão e, de carro, o andor de Nossa Senhora percorreu os Galegos, a Catraia e a Torre; a cujos residentes foi solicitado que acompanhassem das próprias casas, brindando a Padroeira desde as varandas, as janelas, com a luz de velas, colchas e/ou pétalas de rosas.
No domingo, a missa matinal decorreu na Igreja dos Galegos, engalanada e florida. No final da bonita e musical cerimónia o testemunho da mordomia foi passado ao novo grupo de 4 senhoras, a quem caberá a responsabilidade da Festa em 2021.
E, as celebrações terminaram com a oração do Rosário, à tarde, encerrando-se então a Capela.

Foi com muito gosto que a Junta apoiou e esteve presente na Festa desta localidade da nossa Freguesia da Guarda, agradecendo e parabenizando o empenho colocado para que ela tivesse lugar.

18-10-2020