“Planeta: Ecologia e Saúde”

No dia 19 de março decorreu o webinar do VIII Fórum da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis (RMPS), com o tema “Planeta: Ecologia e Saúde”.

Numa primeira parte, realizou-se um enquadramento, moderado por José Manuel Santos, Vereador da Câmara Municipal do Montijo, onde foi evidenciada a relação entre as questões ecológicas e a saúde.
Nesse sentido, a Dra. Marta Almeida, investigadora do Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, apresentou o Projeto LIFE INDEX-AIR que pretende desenvolver uma ferramenta de apoio à decisão das autoridades relativamente à criação de medidas de melhoria da qualidade do ar, ao mesmo tempo que quantifica a o impacto dessas medidas na saúde e no bem-estar da população. A apresentação deste Projeto LIFE INDEX-AIR permitiu ainda destacar alguns fatores que contribuem para o risco de exposição da população a partículas atmosféricas poluentes e prejudiciais para a saúde humana.
De seguida, e ainda com o intuito de relacionar as condições do ambiente que nos rodeia com a nossa saúde, o Dr. António Saraiva Lopes, investigador do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, abordou a temática da Ecologia Urbana e a Bioclimatologia Humana, dando destaque à saúde ambiental em tempos de alterações climáticas. Com esta apresentação ficou evidente a relação entre o clima e a saúde dos seres humanos, sendo este um fator que poderá ter impacto na variação da mortalidade da população. Foi ainda dado destaque à importância da criação de espaços verdes nos meios urbanos, sendo que os mesmos podem contribuir para um maior equilíbrio ao nível do clima e da temperatura do ambiente.

Após este elucidativo enquadramento, foram apresentadas algumas práticas saudáveis promovidas em alguns Municípios, nomeadamente por parte da Câmara Municipal de Valongo, que apresentou o projeto «Da Terra para “O Mercado”: o Cabaz da Semana», que visa a promoção de uma alimentação mais equilibrada e saudável, ao mesmo tempo que promove o consumo de legumes e de frutos locais e da época, colaborando com vários produtores locais. Por sua vez, a Câmara Municipal de Pombal apresentou o «Bioparque de Pombal: Parque Urbano da Charneca», um espaço verde público de lazer, recreio e de conservação da natureza, criado num terreno municipal. Por último, a Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou o projeto educativo «Escola da Natureza», cujo principal objetivo passa pela implementação de um sistema de monitorização ambiental dos ecossistemas naturais, a ser aplicado pela comunidade jovem escolar.
Por fim, foi realizado um breve debate sobre as várias apresentações, que serviu para esclarecer um pouco mais todos os participantes sobre as temáticas abordadas.

A Junta de Freguesia da Guarda assistiu à iniciativa, considerando de extrema importância a discussão destes temas que visam a preservação da natureza e que se relacionam fortemente com a saúde da população. Para além disso, tratou-se de uma sessão esclarecedora e que deu destaque a bons exemplos de boas práticas que podem ser aplicadas ao nível local.

Pode assistir aqui à gravação deste webinar e descarregar no site da Rede de Municípios Portugueses Saudáveis as apresentações que serviram de suporte às comunicações.

20-03-2021