Dia Mundial da Árvore

Acedemos com empenho e satisfação ao convite, que agradecemos, da Câmara Municipal da Guarda (CMG) para comemorar o Dia Mundial da Árvore.
Na 2ª feira, dia 22 de março, juntamo-nos à “equipa” da CMG no Parque Urbano do Rio-Diz onde foram plantadas mais de duas dezenas de árvores. Tratou-se de um bonito gesto evocativo da data que beneficiou aquele extenso e muito aprazível parque da nossa cidade.
Estiveram presentes o Senhor Presidente da Câmara Municipal, Dr. Carlos Chaves Monteiro, e todos os outros vereadores, plantando uma árvore e um arbusto bem como os técnicos e operacionais dos serviços administrativos dos parques e jardins.
Acompanhou igualmente a iniciativa o diretor do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas na Guarda que presenteou a CMG com as árvores entretanto plantadas.

Correspondendo ao desafio da vereadora Cecília Amaro e da CMG, também a Freguesia da Guarda decidiu proceder à plantação e reforço do número de árvores de fruto nos terrenos do Noéme, titulados pela Freguesia.
Assim no dia 23 de março foram plantadas duas dezenas de árvores de fruto e meia centena de castanheiros, estes oferecidos gentilmente e muito agradecemos pelo ICNF.
Os terrenos do Noéme conhecidos como “baldios” da Freguesia eram apenas mato quando em 2014 decidimos proceder à limpeza e algum tratamento consequente ao terreno.
Já em 2016 optámos por iniciar a plantação de várias árvores de fruto que estão a desenvolver-se de forma minimamente aceitável para o tipo de solo que ali se encontra.
Temos, pois, plantadas cerca de duas centenas de árvores e vão sendo substituídas quando não singram.
É, pois, com agrado que ilustramos um pouco do que é o pomar da Freguesia da Guarda.

23-03-2021