Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

“Censos 2021" - Colabore

“Censos 2021" - Colabore

O Recenseamento da População e da Habitação são as maiores operações estatísticas realizadas em qualquer país do mundo!
Em Portugal, o INE (Instituto Nacional de Estatística) é a entidade responsável pelos Censos.
Como os últimos decorreram há 10 anos, este ano temos os Censos 2021.

Para realizar tão grande operação, o INE recrutou um conjunto de pessoas - recenseadores -, solicitando às Freguesias que realizem a sua coordenação, com a formação e o apoio de Delegados Municipais e Sub-Regionais.   
A Freguesia da Guarda tem direito a um coordenador, três subcoordenadores e trinta recenseadores, cuja formação decorreu durante o mês de março.
E, no último dia do mês houve reunião com todos, em grupos separados, de forma a cumprir as regras sanitárias.

Distribuiu-se o material e constituíram-se equipas, recenseadores-subcoordenador que, com apoio do coordenador (Presidente da Junta) e as orientações da Delegada Municipal, iniciarão a tarefa:
- Entre os dias 5 e 18 de abril, cada recenseador inicia o reconhecimento da área atribuída e entrega uma carta com um código em cada alojamento, de modo a permitir a resposta via internet;
- De 19 de abril, considerado o dia/momento censitário, até 3 de maio, espera-se a resposta de todos: nas suas casas, se necessário com a ajuda do recenseador, ou nos e-balcões: dois balcões que funcionarão nos dois atendimentos da Freguesia (junto à Sé e frente ao mercado de S. Miguel, na Guarda Gare);
- Até 30 de maio os recenseadores terminam o seu trabalho e até 13 de junho os coordenadores elaboram o relatório final.

A resposta aos Censos é obrigatória mas completamente sigilosa: todos os intervenientes estão obrigados a sigilo e o próprio INE apenas pode usar os dados com fins estatísticos.
Por outro lado, o grande objetivo de toda a equipa é ajudar os residentes a responder: ajudem-nos também a cumprir esse objetivo!
Apelamos a todos os cidadãos que cooperem: abram a porta aos recenseadores, devidamente identificados (veja a Galeria de Fotos); respondam em casa ou no e-balcão; sozinhos, recorrendo ao telefone ou com apoio dos recenseadores.

Todos contamos!

Vejam o vídeo; e, mais informações em: https://censos.ine.pt



User-added image      User-added image   

User-added image       User-added image  

                                User-added image

Vídeo

Galeria de fotos

12-04-2021

Comentários