Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Notícia

CLDS 4G “Guarda Ger(a)ção”

CLDS 4G “Guarda Ger(a)ção”


O CLDS 4G “Guarda Ger(a)ção” dinamizou, no dia 24 de março, um webinar que abordou a temática do “Mercado de Trocas”.
Um dos objetivos deste webinar passou por incentivar a implementação de um sistema de mercado de trocas no concelho da Guarda, privilegiando um forte envolvimento do tecido associativo local, bem como motivar o alargamento da iniciativa a um maior número de pontos do país.

Para tal, contou com a participação de várias entidades que promovem esta iniciativa em diversos territórios a nível nacional: o Green Vibe, a Marie Nature, a Casa da Esquina-Associação Cultural e a CooLabora, que organiza a Feira Troca a Tod@s, divulgaram algumas das ações já desenvolvidas.
Tratou-se de uma partilha de experiências que, para além de elucidar um pouco mais sobre a temática, permite uma futura adaptação e adoção de diferentes ideias e metodologias que podem enriquecer todos os projetos.
A ideia do mercado de trocas assenta numa lógica de trocas de variados produtos de uma forma 100% ecológica, produtos que, de outra forma, seriam descartados e não reaproveitados.
Este tipo de iniciativas pretende levar a comunidade a repensar os consumos, dando oportunidade para que as pessoas se libertem daquilo que já não usam ou precisam, e que podem ainda ser úteis a outros.
Assim, o mercado de trocas revela-se também uma questão educativa e pedagógica inserida no âmbito da sustentabilidade ambiental, baseando-se numa lógica de economia circular, assente na reutilização, e de economia solidária, incentivando a partilha e a ajuda intercomunitária.

A Junta de Freguesia da Guarda, que tem assumido um compromisso pela promoção da sustentabilidade ambiental, considera que se trata de uma ideia de valor que permite o incremento da ajuda mútua ao nível local e que promove o combate ao desperdício.

 

23-03-2021

Comentários