Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Opinião

Passeios pela freguesia – Chafariz da Dorna

Passeios pela freguesia – Chafariz da Dorna

Hoje ao passar pela Avenida Francisco Sá Carneiro deu-me vontade de revisitar um dos chafarizes mais bonitos da cidade.
Este chafariz passa completamente despercebido a quem vive na cidade da Guarda, e para os que o queiram visitar vão ter alguma dificuldade de o encontrar. Ainda que o acesso não seja muito difícil, este está encoberto pela estação de serviço que se encontra na avenida, num nível superior ao do chafariz.
Nas primeiras décadas do seu passado o chafariz da Dorna era o local de baptismo dos caloiros guardenses, no contexto de uma tradição académica que tinha o seu ponto alto no primeiro dia Dezembro.
Há uns séculos atrás, os habitantes do vale do mondego vinham por um trilho, que era um acesso mais curto e mais rápido, para chegar à cidade da Guarda. Ainda visível em pequenos troços a calçada latejada é disso testemunha.
Este chafariz de estilo barroco, data dos finais do séc. XVIII e foi uma importante estrutura de fornecimento de água à malha urbana da cidade.
Apesar do espaço envolvente ao chafariz da Dorna estar descuidado e a necessitar de uma valorização do espaço, encontramos abaixo da Avenida um belo monumento da cidade, que não deve ser remetido ao esquecimento.

Por Diogo Crespo Loureiro

09-11-2014

Comentários