Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Opinião

Passeios na Freguesia - Torre de Menagem

Passeios na Freguesia - Torre de Menagem

Hoje está um lindo dia de inverno, céu azul e sem nuvens, ideal para ir até à Torre de Menagem, de onde se consegue ter uma vista de 360º da paisagem que envolve a cidade da Guarda.
Para chegar à Torre, subo um caminho em paralelo, junto a uma família espanhola que tira fotografias, enquanto os filhos correm por ali acima, como se tivessem estado presos e tivessem sido soltos naquele instante. Passam por mim uns ciclistas, que me pedem para lhes tirar uma foto, para “para mais tarde recordar”.
Quando se chega à Torre, que se encontra isolada e a 1056 m de altitude, vale a pena contorná-la para disfrutar das vistas; como tenho a máquina fotográfica acabo por tirar muitas fotos.
Depois, subo uma rampa e entro no interior da Torre, que fez parte de um paço fortificado e que remonta ao séc. XIII. À entrada, está instalado um pequeno auditório. No piso superior, há várias almofadas alinhadas frente a uma grande janela, que se abre para uma paisagem a perder de vista! No mesmo piso encontra-se um sistema virtual, mas não estava a funcionar.
Para ir até ao terraço há umas escadas de madeira e depois uma escada de metal. No cimo da Torre tenho a sensação de estar acima de tudo, e de ver tudo o que a rodeia. Exposto ao sol e ao vento que já se sente, usufruo da vista, registando em fotografias de postal o que me rodeia.
Em direcção à saída, vou visitar o Centro de Recepção, onde se encontra uma exposição permanente dos materiais provenientes das escavações arqueológicas dos Castros do Jarmelo, Tintinolho e Sítio Arqueológico do Mileu, onde é dado a conhecer aos visitantes as origens do concelho e a sua evolução histórica. Nas 5 vitrines, podemos visualizar este espólio, de várias épocas, e que comporta materiais cerâmicos, faianças, objectos de adorno e peças de um jogo romano.
Para aqueles que querem ver a Guarda de outra forma, vale a pena ir até ao cimo da Torre para ter uma das vistas panorâmicas melhores da cidade.
 
Por Diogo Crespo Loureiro
 

11-01-2015

Comentários