Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Trabalhos

16 Mar - 20 Mar

Trabalhos realizados na 12ª semana de 2020: caminhos rurais / regularização...
Uma semana bastante diferente no contexto do tempo que vivemos em que o recolhimento sugerido como consequência da pandemia do Coronavirus, marcou claramente a nossa cidade: desde terça-feira e em todos os dias notou-se um crescente de estabelecimentos encerrados e uma redução quase total de circulação de pessoas e viaturas. Ainda assim esta 12ª semana do ano de 2020 mantivemos no terreno o conjunto de trabalhadores que continuou a regularização dos caminhos rurais nomeadamente do Carapito / Alvendre / Rio Diz e ainda iniciámos o caminho do Zambito. Trata-se de um trabalho um tanto inglório pois que uma chuva mais forte levou o esforço despendido; mas é compreensível que tenhamos essa preocupação para que os caminhos possam estar minimamente circuláveis por viaturas motorizadas ou outras e ainda a deslocação pedonal. De facto com a aquisição da niveladora e a sua boa utilização favorece muito a execução de um melhor trabalho nos caminhos já efetuados. Durante esta semana continuaram a um ritmo bem diferenciado, com menos pessoal, as obras no Cemitério da Guarda Gare e na Casa do Povo dos Galegos. Realizámos ainda ações de limpeza urbana com o corte de vegetação e limpeza das caldeiras das árvores e corte de ervas nos canteiros da urbanização da Tapada do Coelho e no rio Diz. Já na sexta-feira as condições meteorológicas não favoreceram a tarefa de pulverizar para desinfetar alguns locais na cidade, mas na próxima semana e com condições favoráveis vamos concretizar essa tarefa, correspondendo a uma solicitação da CMG que muito agradecemos. Decerto que na próxima semana veremos se é possível continuar a realizar estas tarefas.

9 Mar - 13 Mar

Trabalhos realizados na 11ª semana de 2020: caminho do Carapito de S. Salvador...
A regularização dos caminhos rurais continuou durante toda esta 11ª semana. Concluímos o caminho da Várzea/Casetas onde realizámos uma tarefa mais aprofundada e também mais demorada, porquanto o caminho estava bastante danificado e a vegetação em alguns dos locais estava bastante desenvolvida e quase a cobrir o traçado do percurso. Mais de metade da semana foi preenchida para além da recolha dos monos e da limpeza em parte da nascente do chafariz da Póvoa do Mileu, com a regularização do piso e o corte de vegetação neste caminho que tem alguma extensão. Foi necessário a inclusão de rachão e de touvenant para que o caminho esteja hoje transitável. Entretanto iniciámos já a intervenção no caminho rural do Carapito de São Salvador até ao limite com a Freguesia do Alvendre, onde a tarefa é idêntica mas não a necessitar de tanto material e só a maior extensão vai levar a que tenhamos de prolongar no inicio da próxima semana a sua conclusão. Por fim realizámos a limpeza dos cemitérios e ainda foi possível enchermos os depósitos de água localizados na horta comunitária, porquanto iniciaram-se já as sementeiras de várias espécies de produtos hortícolas.

2 Mar - 6 Mar

Trabalhos realizados na 10ª semana de 2020: caminhos da Várzea e Casetas...
A 10ª Semana compreendeu um tempo meteorológico instável, com alguma precipitação nas horas de serviço; mas, ainda assim a chuva foi contrabalançada com período longos de sol e razoável temperatura. Como sempre, a segunda-feira foi reservada a recolha de monos e esta semana cooperamos com o Agrupamento de Escolas da Sé, também com a Cáritas Diocesana e, claro, com os pedidos habituais que os cidadãos vão solicitando. O resto da semana compreendeu ainda os últimos arrumos do material e equipamento utilizado na "operação Carnaval" e particularmente os dias de trabalho foram dedicados à continuação da tarefa de regularização dos caminhos rurais como vamos fazendo nas últimas duas semanas. Esta semana e durante os quatro dias dedicámo-nos ao caminho da Várzea e Casetas que estava bastante danificado e foi necessário o recurso a colocação de rachão e claro do necessário touvenan. Foi também necessário proceder ao corte de vegetação que já ameaçava em algumas zonas tomar conta do caminho.

17 Fev - 28 Fev

Trabalhos realizados nas 8ª e 9ª semanas de 2020: preparação do Carnaval...
Juntámos as semanas 8 e 9 do mês de fevereiro por corresponderem ao período do Carnaval, em que alguns dias úteis foram “trocados” com os dias de fim-de-semana, em que decorreram trabalhos. No decurso destas duas semanas ultimaram-se os preparativos para o desfile carnavalesco, o apoio à “Fun Run”, o ensaio geral para o desfile, a primeira reunião técnica na obra do cemitério da Guarda-gare e registámos ainda o almoço convívio de carnaval dos funcionários e das pessoas que colaboraram com confeção dos figurinos. Entretanto iniciámos a limpeza e regularização dos pavimentos nos caminhos rurais tendo iniciado essa tarefa no caminho do Cabroeiro e na Várzea para além da reposição da água nos chafarizes, de Alfarazes, Póvoa do Mileu e Rio – Diz. Efetivamente nestas duas semanas cumprimos o desiderato com os nossos colaboradores e com os dirigentes de várias associações que realizaram os figurinos e “montaram” o carro com os adereços assentes após a realização de algumas reuniões. E como tem sido habitual na sexta-feira antes do desfile realizámos um almoço- convívio com todos os que foram “responsáveis” pela preparação do desfile carnavalesco do domingo, 23 de fevereiro. Apesar da alguma sobreocupação prestámos ainda a colaboração com 4 funcionários e 1 viatura na corrida de Carnaval que a Câmara Municipal organiza e envolve praticamente mil participantes: a “Fun Run”. Durante a semana prestámos ainda apoio ao movimento cívico pelas obras no hospital com a cedência da viatura e com o funcionário para se deslocarem a Lisboa e à Assembleia da República. Como já foi referido continua e continuará por mais alguns meses a realização da empreitada da 2ª fase das obras de requalificação e alargamento do cemitério da Guarda-Gare, onde decorreu a primeira reunião, com a técnica da empresa, Cristina Rodrigues e o técnico da Câmara Municipal, Horácio Bráz, que nos tem prestado toda a colaboração e o seu conhecimento para o bom curso dos trabalhos. Como foi referido e com a dificuldade observada pela necessidade de pessoal para preparar o Carnaval e o número de funcionários disponíveis abalançámo-nos nos trabalhos de regularização dos caminhos rurais iniciando no caminho do Cabroeiro, concluindo-o no final destas duas semanas com a colaboração da Câmara Municipal que nos cedeu um operador e um cilindro. Para além do corte da vegetação afundámos as valetas, limpámo-las e regularizámos o piso com touvenan e brita. Já na 6ª feira iniciámos o idêntico procedimento no caminho da Várzea.

10 Fev - 14 Fev

Trabalhos realizados na 7ª semana de 2020: limpezas no caminho do Zambito...
No decurso destas 7ª semana apenas foi possível concretizarmos a limpeza do caminho rural conhecido como sendo do Zambito. Trata-se de um percurso que se inicia junto à Avª Francisco Sá Carneiro e segue em redor do IPG e regressa à mesma Avenida depois de passar pela Quinta do Zambito, a nascente do curso de água conhecido como sendo a do rio do Costa que depois vai afluir no Rio-Diz. A demora na limpeza do caminho ficou a dever-se à extensão do mesmo mas também à preocupação em cortar uma maior quantidade da vegetação que ladeava o caminho, alargando a zona limpa um pouco mais. Claro está que também procuraremos agora, e com o tempo mais estabilizado, corresponder à necessidade de melhorar as condições de circulação numa intervenção que levará à regularização do pavimento térreo e à acentuação das valetas de escoamento das águas. Já no final da semana foram colocadas algumas grelhas em falta na Sequeira, em Alfarazes e na rua do Girassol. Continuam a bom ritmo os trabalhos de requalificação do Cemitério da Guarda-gare, numa empreitada que vai demorar ainda alguns meses a concluir. Também e no que pode ser mostrado, continuam as tarefas correspondentes à preparação da participação no desfile de Carnaval.

3 Fev - 7 Fev

Trabalhos realizados na 6ª semana de 2020: preparativos do Carnaval...
Uma 6ª semana que fica marcada pela desramagem de várias árvores no Bairro de São Domingos, em redor do ringue polivalente e no terreno adjacente à sede da Associação local. Para além do desbaste procedeu-se à limpeza e corte de vegetação intrusiva no bairro, no ringue e no terreno junto à sede da Associação. Entretanto foi iniciado o corte e limpeza da vegetação no caminho do Zâmbito, que segue desde a Francisco Sá Carneiro e ao mesmo arruamento regressa depois de circundar o IPG e o campo de futebol em relva sintética, localizado junto da Quinta do Zâmbito. Esta tarefa terá continuidade na próxima semana. Continuamos os preparativos da participação da Freguesia no desfile de Carnaval seja na preparação dos figurinos como da viatura, que está a ser devidamente preparada para marcar presença no próximo dia 23 de fevereiro. A Junta de freguesia prestou ainda a colaboração possível ao projeto de dinamização nos jardins-de-infância desenvolvido pela educadora Ana Terras, no âmbito da exploração didático-pedagógica das zonas de lazer da nossa cidade. Com aquele intuito e no âmbito do projeto foi considerada a atividade de colocação dos ninhos em algumas árvores do Parque Municipal. A Freguesia considerando a mais-valia da iniciativa prestou colaboração, preparando a realização de duas dezenas de ninhos para que as crianças as coloquem nas respetivas árvores. No final da semana reiniciaram-se as obras da segunda fase da construção do novo cemitério da Guarda-gare e da requalificação do cemitério mais antigo. É uma obra que está a ser desenvolvida pela empresa Baraças Irmãos Unidos e cremos que até ao fim do Verão ficam concluídas.

27 Jan - 31 Jan

Trabalhos realizados na 5ª semana de 2020: cuidados nos pomares e hortas...
Mais uma semana que a precipitação foi marcando presença e de alguma forma condicionou o trabalho constante, que vem sendo realizado no horário correspondente. A 5ª semana do ano de 2020, e última do mês de janeiro, correspondeu ao início e conclusão da limpeza urbana na localidade de Alfarazes com o corte de vegetação e varredura dos arruamentos. Prestámos também atenção ao pomar que mantemos nos terrenos da Freguesia junto ao curso de água do Noeme com a colocação de adubo e estrume nas mais de duas centenas de árvores ali plantadas. Registámos ainda e infelizmente o roubo de algumas delas; mas, proximamente vamos completar as falhas para que tenhamos o pomar devidamente alinhado e preenchido. No mesmo andamento procedemos ao corte da vegetação e limpeza dos talhões da horta comunitária para que não se acumule a vegetação intrusiva e obstrua os caminhos de acesso a cada um dos lotes agricultados pelos cidadãos que ao tempo se inscreveram para essa oportunidade. Ainda no Carapito foram limpas e desobstruídas as valetas da estrada que ligam a localidade ao respetivo Cemitério, junto do campo de futebol do NDS; aproveitando-se igualmente para cortar alguns ramos das árvores contíguas à estrada. Colaborou-se também com uma pequena intervenção num passeio da Travessa do Tanque Grande para facilitar o acesso à internet. Aqui, a Freguesia disponibilizou dois colaboradores e o particular colocou os materiais necessários. Entretanto, e durante esta última semana de janeiro, iniciámos os trabalhos habituais de preparação para o Carnaval. Seja na viatura ou na confeção dos figurinos, para a centena de voluntários que querem auxiliar ao melhor desfile de Carnaval na nossa cidade.

20 Jan - 24 Jan

Trabalhos realizados na 4ª semana de 2020: reparações devidas à chuva e vento...
Esta 4ª semana iniciou-se a “reparar” as quedas, de árvores e ramagem, resultantes da abundante precipitação e ventania do fim–de-semana. Metade da semana foi preenchida com o corte de ramos em árvores no Bairro de São Domingos, na Travessa da Corredoura e na Rua do Povo. Entretanto “perdeu-se“ uma manhã a limpar na estrada da Cabreira o aluimento registado a partir de um terreno para a estrada e depois a terra empurrada pelo vento e chuva que deixou vários montes na via pública. Posteriormente dirigimo-nos à Escola EB 2, 3 Carolina Beatriz Ângelo onde foi necessário, nos pinheiros ali existentes corrigir algumas ramagens e cortar outras porquanto existe o perigo da lagarta do pinheiro. Já a finalizar a semana que contou com alguma precipitação em algumas das manhãs realizámos uma limpeza breve em todos os sete cemitérios da Freguesia e enterrámos, nos terrenos localizados no Noéme de Baixo, o conjunto da vegetação que ali vai sendo depositada.

13 Jan - 17 Jan

Trabalhos realizados na 3ª semana de 2020: reparações no exterior e no auditório...
Esta semana tivemos a visita da chuva e vento forte que abanou e fez ainda pequenos estragos e inundações mas nada de especial no seu grau de incidência. Começámos a semana a concluir a remoção do conjunto de árvores junto ao curso de água do rio Diz próximo das Casetas. Outra ação relevante desta semana foi o arranjo, pintura e limpeza da sala de conferências da sede da Freguesia localizada na Guarda-gare. Toda a tarefa foi desenvolvida pelos colaboradores da Junta de Freguesia e demorou praticamente toda a semana. Com a pluviosidade registada optámos por procede ao arrumo de um dos armazéns deslocando material de uns para os outros com o intuito de garantirmos mais arrumo com mais área disponível para os materiais e equipamentos que a Freguesia possui. Já na parte final da semana procedemos ao corte e desbaste dos ramos de algumas árvores na rua do Pina. Recolhemos ainda alguns ramos de árvores na Escola Secundária da Sé, procedemos à organização dos chaveiros da Junta de Freguesia e dos seus equipamentos e repusemos alguns sinais verticais que ficaram com alguma inclinação ou caíram com o vento.

6 Jan - 10 Jan

Trabalhos realizados na 2ª semana de 2020: arrumação dos adereços de Natal...
Pela Junta de Freguesia começou em efetivo o trabalho da equipa do serviço externo no curso desta segunda semana do ano de 2020, já que na última semana do ano anterior e na primeira deste, não houve trabalho de exterior. Praticamente os dias da semana de trabalho foram preenchidos na tarefa de desmontar e proceder a uma arrumação inicial de todos os adereços de Natal que foram utilizados na decoração dos dois edifícios onde funcionam os balcões da Freguesia para além dos adereços que foram colocados no Jardim José de Lemos, no âmbito de “Guarda, Cidade Natal”. Ainda em consequência da invernia foi necessário recolher algumas pernadas e cortar outras em árvores de vários estabelecimentos de ensino, escolas secundárias da Sé e Afonso de Albuquerque, escolas básicas do 1º Ciclo da Póvoa e Santa Zita. Também em consequência do temporal foi necessário reparar junto ao tanque público de Alfarazes o aluimento do pavimento, repondo-o e colocando novamente os cubos em granito. Por fim, foi necessário proceder à limpeza e colocação de terra junto de algumas sepulturas nos cemitérios da Guarda Gare e da Póvoa do Mileu.