Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Trabalhos

4 Dez - 7 Dez

Trabalhos realizados na 49ª semana de 2017: limpeza de caminhos rurais
A 49ª semana correspondeu também a uma semana mais curta porquanto contou-se com um feriado na sexta-feira, dia 8 de dezembro. Iniciámos a limpeza dos caminhos rurais que corresponde ao corte de vegetação, à abertura e desobstrução dos boeiros, acentuação das valetas e regularização do piso, no que é possível face ao tipo de pavimento existente de terra batida… Durante os três dias direccionados para esta tarefa, que tem o apoio financeiro da Câmara Municipal, estivemos e vamos continuar na próxima semana na zona dos Galegos, Monte Barro, Coviais de Baixo e Gata. Entretanto realizámos ainda a limpeza das folhas e outra vegetação na zona do Carapito de São Salvador, no Bairro do Torrão e na Guarda-Gare.

27 Nov - 30 Nov

Trabalhos realizado na 48ª Semana de 2017: desmatação na Aldeia SOS
A 48ª semana começou e findou com um feriado. Segunda-feira foi o Dia da Cidade e sexta-feira foi o Dia da Restauração. Mas, de terça-feira a quinta-feira continuaram as tarefas habituais da equipa do serviço externo. A recolha de monstros na terça-feira; o apoio prestado a uma família cuja descendente tem um problema grave de saúde e fomos a Aguiar da Beira onde recolhemos quase uma tonelada de tampas que trouxemos para um armazém cujo proprietário colabora também naquela mesma recolha e cede a área do seu armazém para guardar as tampas. Depois continuámos no Bairro do Torrão e temos ainda muitos dias e horas de trabalho para ultimar a tarefa a que nos propusemos. Cortar todo o mato que está mais próximo e libertar o terreno de toda a vegetação intrusiva que temos vindo a cortar. Esta semana fica também marcada pela boa chuva que veio na 3ª feira. E este bom fenómeno atmosférico, obriga, desde logo, a verificar se as vias rodoviárias ficam desimpedidas de lençóis de água. Depois concluímos a tarefa a que nos propusemos, a pedido dos senhores professores e auxiliares, na escola básica do 1º CEB do Bairro do Pinheiro. E a findar a semana estivemos na Aldeia de Crianças SOS, no Rio-Diz, onde procurámos proceder à desmatação de algumas árvores que estão já com ramos a cair para o passeio e procedemos à limpeza das folhas e de outra vegetação que se foi acumulando. Deixamos aqui um público agradecimento à Casa de Pessoal do Hospital da Guarda que realizou uma recolha de roupa e ofereceu a mesma à Loja Social “Mão Amiga”, da Freguesia da Guarda. Procedemos também nesta 48ª semana à sua recolha, seleção e armazenamento sendo que a adequada para esta época do ano ficará disponível nas duas lojas sociais que funcionam no mercado da Guarda-gare e em frente à escola secundária Afonso de Albuquerque: abertas à segunda junto à escola e quarta-feira no mercado de S. Miguel.

20 Nov - 26 Nov

Trabalhos realizados na 47ª semana de 2017: obras no recinto da EB1 do Pinheiro.
Iniciámos na Escola Básica do 1º Ciclo do Bairro do Pinheiro uma pequena intervenção relativa à entrada e ao passeio que acompanha o edifício escolar. Estamos a cimentar a entrada no recinto escolar bem como remediar as falhas de cimento em alguns locais do passeio mencionado. Trata-se de facilitar a entrada no estabelecimento de ensino para todos os seus utilizadores. Continuámos também no Bairro do Torrão numa limpeza de toda a vegetação intensiva que está próxima das residências. É uma urbanização que não foi concluída e, apesar de supormos estar a cortar o mato em lotes particulares, concluiremos a tarefa porquanto já termos ali um matagal que pode causar perigo e não se coaduna com o traçado urbano daqueles arruamentos. Recolhemos as folhas nas EB1 do Espírito Santo e Alfarazes. Continuaram entretanto os enfeites de Natal na sede e promete-se para a semana uma “visita” a esta bonita tarefa. Preparámos-nos e colaborámos na "Feira dos sabores" bem como para a "Invernal de BTT" do Clube de Montanhismo. Concretizámos ainda uma recolha de alimentos, durante o fim-de-semana.

13 Nov - 17 Nov

Trabalhos realizados na 46ª semana de 2017: terminaram em Magusto!
No decorrer desta semana continuámos o recolher de folhas mas apenas em dois dias por quanto outras tarefas reclamaram também a disponibilidade de mais trabalhadores e o nosso equipamento para a recolha das folhas não é o mais adequado para a quantidade que é necessário recolher. Entretanto deu-se mais um avanço no corte e recolha do desbaste das árvores no cemitério da Póvoa do Mileu e ficou prestes a concluir-se o trabalho da recolha das galhas e ramos entretanto cortados. Fez-se uma limpeza geral na vegetação intrusiva no Bairro da Caixa bem assim como na desobstrução de alguns sumidouros. Iniciou-se semelhante tarefa no bairro do Torrão mas apenas foram dedicados dois dias pelo que ainda nem a meio vamos da tarefa a que nos propomos na qual se insere a desmatação junto a habitações com vegetação de pelo menos dez ou mais anos… Continuam os trabalhos de decoração natalícia e neste caso já concluímos no balcão/edifício da Guarda-gare. Prestámos ainda a colaboração possível à Cáritas Diocesana e à Associação Cultural da Guarda. Colocámos “em marcha” a campanha de recolha de géneros alimentícios, vestuário e brinquedos nos Jardins-de-infância e escolas do 1º CEB da Freguesia. Por último e celebrando o São Martinho fizemos uma refeição-convívio entre os funcionários da Freguesia com uma ementa à base da castanha e concluída com um bom magusto e melhor jeropiga.

6 Nov - 10 Nov

Trabalhos realizados na 45ª semana de 2017: limpeza das folhas caídas.
Uma semana marcada pela limpeza das folhas que as árvores vão perdendo, num outono pouco frio, por enquanto, e sem pluviosidade que tanto se precisa… Continuámos e concluímos a obra de manutenção e conservação no pequeno parque de merendas na Quintazinha do Mouratão. Ali podámos as árvores, retificámos algumas falhas nas paredes, pintámos o que havia a pintar, colocámos correntes a separar o que é da estrada e do próprio parque e reforçamos a sinalização, para que não haja acidentes. Ainda que de forma parcial conseguimos retirar alguma vegetação da margem do curso de água que ali passa, sem grande quantidade de água. Na tarefa de limpeza das folhas caídas, apesar de não desmerecerem a paisagem, conseguimos efetuar a recolha no Bairro do Pinheiro, nos estabelecimentos de ensino ali existentes e o mesmo realizamos na Urbanização das Encharcadas e no Bairro de São Domingos. Concluímos também o desbaste do arvoredo que cresceu no cemitério da Póvoa do Mileu, terminando assim os trabalhos em execução nos cemitérios: pelo que, os apresentamos nos "trabalhos realizados" que se encontram a seguir... E verificamos com satisfação que continua o depósito de terras na área contigua ao cemitério da Guarda-Gare, onde nos propomos iniciar a obra do alargamento; está já o concurso a decorrer, a fim de selecionar a empresa com a melhor oferta para essa intervenção, que explicamos melhor nas "notícias"... Iniciaram-se também os preparativos para os enfeites de Natal nos edifícios-sede da freguesia para que tudo fique pronto e no dia da cidade possamos ligar as luzinhas.

3 Nov - 10 Nov

Trabalhos realizados nos cemitérios, entre outubro e novembro de 2017.
Como usualmente, o mês de outubro é ocupado com a execução dos trabalhos exigidos pelos 7 cemitérios sob a responsabilidade da Freguesia da Guarda. Trata-se essencialmente de trabalhos de limpeza e pintura. Mas, ao longo do mandato anterior realizámos intervenções mais profundas em todos eles nomeadamente pintando-os e ultrapassando algumas lacunas construtivas. Este ano prestámos maior atenção ao cemitério da Sequeira que foi todo pintado, para além de inicialmente ter sido todo ele arranjado nas pequenas fissuras que vão acontecendo. Fica agora por completar o alargamento de dois talhões, para reforçarmos a capacidade de receber mais sepulturas. Também foi dado especial relevo à intervenção no cemitérios da Senhora dos Remédios e do Monte Barro/Quintazinha do Mouratão. Os restantes foram sujeitos a intervenções idênticas às dos anos anteriores, sendo reforçada a limpeza geral da vegetação e dos terrenos ainda por utilizar para a finalidade principal de um cemitério. E, na 44ª semana concluímos a devida limpeza, manutenção e pintura, de forma a deixar os 7 cemitérios em bom estado de conservação para acolher os muitos visitantes que acorrem a visitar as sepulturas dos entes queridos, nas tradicionais romagens do Feriado de "Todos os Santos", no dia 1 de novembro. No cemitério da Póvoa do Mileu iniciou-se ainda o trabalho de desbaste das árvores maiores que ali se encontram e que carecem de cuidado para apoiar melhor o seu crescimento. Na 45ª semana concluiu-se esta fase de maiores trabalhos realizados nos cemitérios; os quais, como todos os anos nos ocupam.

30 Out - 3 Nov

Trabalhos realizados na 44ª semana: reparações na área de lazer da Quintazinha.
Nesta 44ª semana do ano de 2017 chegamos a novembro e finalmente uns bons dias de chuva marcaram presença nomeadamente nos dias após o feriado religioso correspondente ao dia 1 de novembro. Concluímos a devida limpeza, manutenção e pintura dos 7 cemitérios sob a responsabilidade da Freguesia e, estamos em crer que se conseguiram deixar em bom estado de conservação para acolher os muitos visitantes que naquele dia acorrem para recordar os seus ente-queridos. Contudo, no cemitério da Póvoa do Mileu iniciámos o trabalho de desbaste das árvores maiores que ali se encontram e carecem de cuidado. Como esta tarefa vai ter continuidade na próxima semana, encontra-se ilustrada junto dos restantes "trabalhos em execução" nos cemitérios. Iniciámos também na Quintazinha do Mouratão a pequena obra de conservação da área de lazer que se encontra junto ao rio Noéme. Ali vamos continuar por mais alguns dias e a “obra” refere-se a retificar as fissuras nas paredes, pintura, arranjo dos equipamentos e poda das árvores. Mantiveram-se as habituais limpezas, corte e rega da relva bem como a recolha de monos.

23 Out - 27 Out

Trabalhos realizados na 43ª semana de 2017: colaboração com a Cáritas.
Mais uma semana em que o foco do trabalho externo esteve associado à limpeza e manutenção dos 7 cemitérios sob a responsabilidade da freguesia: o que, descrevemos e ilustramos nos "trabalhos em execução". Pois, não obstante todo o trabalho de limpeza e outras pequenas reparações, por esta altura e devido às romagens do dia de "Todos os Santos", é usual desenvolvermos maiores intervenções físicas. O exterior do cemitério da Guarda-gare exigiu ainda um trabalho suplementar, tendo em conta as obras de alargamento a iniciar ainda no corrente ano: as quais exigem grande movimentação de terras, para aterrar o local, que permitirá maior disponibilidade de espaço de sepultura. Apesar dessas exigências mantiveram-se outros trabalhos: a par da recolha de monos e da necessária rega aos espaços ajardinados foi possível ainda prestarmos colaboração ao agrupamento de escolas da Sé com o transporte de cadeiras e mesas, bem como à Cáritas Diocesana da Guarda transportando ração para os animais e batatas e cebolas. Toda esta tarefa foi desenvolvida no âmbito do apoio às pessoas que ficaram mais desprotegidas após os incêndios do verão de 2017.

9 Out - 20 Out

Trabalhos realizados nas 41ª e 42ª semanas de 2017: jardim da "A. de Surdos".
As duas últimas semanas – 41ª e 42ª do ano de 2017 –, corresponderam principalmente a trabalhos de limpeza e pintura dos 7 cemitérios que temos sob a nossa responsabilidade. É um trabalho que ainda se prolongará nas próximas duas semanas, pelo que o referimos e ilustramos nos "trabalhos em execução". Para além desta preparação para o Dia de Todos os Santos – 01 de novembro – os trabalhos compreenderam o corte de relva, a rega quando necessária e a recolha de monos realizada à segunda-feira. A pedido da Associação de Surdos da Guarda - Despertar do Silêncio -, o jardim da sua sede mereceu uma especial atenção, na limpeza e corte de vegetação intrusiva.

2 Out - 6 Out

Trabalhos realizados na 40ª semana de 2017: limpezas e apoio à caminhada do MVV.
A semana 40ª de outubro corresponde à primeira semana do novo mandato autárquico 2017/2021 em que ainda não foram investidos nas suas funções os autarcas eleitos no acto eleitoral do passado dia 01/10 mantendo-se em funções os que ainda são os autarcas eleitos em 2013. Mas os afazeres, na sua maioria, são realizados nas mesmas circunstâncias. No entanto, esta semana tornou-se pequena pelo feriado do dia 05/10 e a “borla” do dia 06/10 conferida aos trabalhadores que no dia 07/10, sábado, foi “devolvida” porquanto o pessoal colaborou com a 7ª edição da Caminhada promovida pelo Movimento Vencer e Viver da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Assim, entre segunda e quarta-feira foi possível proceder à limpeza no Bairro do Pinheiro, junto à VICEG e ao Parque Urbano do Rio-Diz bem como iniciámos o desbaste de algumas árvores, numa quelha na urbanização das Covas que está ainda por concluir. Por outro lado, regaram-se as árvores, a relva fez-se a recolha de monos e prestou-se uma colaboração à Escola Secundária da Sé que preencheu dois dos três dias de trabalho desta semana.