Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Trabalhos

13 Jan - 17 Jan

Trabalhos realizados na 3ª semana de 2020: reparações no exterior e no auditório...
Esta semana tivemos a visita da chuva e vento forte que abanou e fez ainda pequenos estragos e inundações mas nada de especial no seu grau de incidência. Começámos a semana a concluir a remoção do conjunto de árvores junto ao curso de água do rio Diz próximo das Casetas. Outra ação relevante desta semana foi o arranjo, pintura e limpeza da sala de conferências da sede da Freguesia localizada na Guarda-gare. Toda a tarefa foi desenvolvida pelos colaboradores da Junta de Freguesia e demorou praticamente toda a semana. Com a pluviosidade registada optámos por procede ao arrumo de um dos armazéns deslocando material de uns para os outros com o intuito de garantirmos mais arrumo com mais área disponível para os materiais e equipamentos que a Freguesia possui. Já na parte final da semana procedemos ao corte e desbaste dos ramos de algumas árvores na rua do Pina. Recolhemos ainda alguns ramos de árvores na Escola Secundária da Sé, procedemos à organização dos chaveiros da Junta de Freguesia e dos seus equipamentos e repusemos alguns sinais verticais que ficaram com alguma inclinação ou caíram com o vento.

6 Jan - 10 Jan

Trabalhos realizados na 2ª semana de 2020: arrumação dos adereços de Natal...
Pela Junta de Freguesia começou em efetivo o trabalho da equipa do serviço externo no curso desta segunda semana do ano de 2020, já que na última semana do ano anterior e na primeira deste, não houve trabalho de exterior. Praticamente os dias da semana de trabalho foram preenchidos na tarefa de desmontar e proceder a uma arrumação inicial de todos os adereços de Natal que foram utilizados na decoração dos dois edifícios onde funcionam os balcões da Freguesia para além dos adereços que foram colocados no Jardim José de Lemos, no âmbito de “Guarda, Cidade Natal”. Ainda em consequência da invernia foi necessário recolher algumas pernadas e cortar outras em árvores de vários estabelecimentos de ensino, escolas secundárias da Sé e Afonso de Albuquerque, escolas básicas do 1º Ciclo da Póvoa e Santa Zita. Também em consequência do temporal foi necessário reparar junto ao tanque público de Alfarazes o aluimento do pavimento, repondo-o e colocando novamente os cubos em granito. Por fim, foi necessário proceder à limpeza e colocação de terra junto de algumas sepulturas nos cemitérios da Guarda Gare e da Póvoa do Mileu.

16 Dez - 21 Dez

Trabalhos realizados na 51ª semana de 2019: apoio na área social...
A aproximarmo-nos do final do ano e particularmente da quadra natalícia a ação dos trabalhadores da Junta intensifica-se na área social. E esta 51ª semana não foi diferente dos anos anteriores. Para além da organização dos cabazes alimentares que a Junta de Freguesia costuma proporcionar – este ano rondou os oitenta cabazes – prestámos a total colaboração ao Sr. Jean Pina, luso-descendente emigrado em Paris e, que ano após ano vem colaborando na oferta de cabazes e outras ações de beneficência. Este ano foram os trabalhadores da Freguesia que recolheram os géneros alimentícios doados pelo Sr. Jean Pina num armazém de Viseu e na nossa sala de conferências organizámos mais de uma centena de cabazes com toda a logística que tal envolve. Depois e durante a semana colaborou-se no transporte dos cabazes ao Lar de Santana d’ Azinha e para o salão do NERGA onde na sexta-feira se realizou um grande jantar solidário com perto de mil pessoas e onde foram entregues quase duas centenas de cabazes a famílias carenciadas. Para além desta tarefa que percorreu e envolveu durante toda a semana metade dos nossos trabalhadores tivemos a visita continuada da chuva que dificultou os trabalhos de limpeza que estávamos a concretizar e obrigou a algumas intervenções mais céleres na limpeza e desobstrução de valetas, caixas de visita e sumidouros que foram entupindo com a força da água e dos detritos acumulados e levados com a grande quantidade de água que caiu em quase todos os dias da semana. Ainda fomos ao caminho da Quinta do Pombo, à Póvoa do Mileu e à escola EB1 de Alfarazes. Continuámos também a colaborar, sem resultado definitivo, a tentar descobrir de onde vem a água que está a afetar a cave de uma unidade de restauração na zona do Bonfim. Foi ainda necessário recolhermos os “monos” e igualmente prestou-se a colaboração ao bom curso da Ceia de Natal da equipa da Junta de Freguesia.

9 Dez - 13 Dez

Trabalhos realizados na 50ª semana de 2019: limpezas e apoios vários...
Aproximamo-nos do tempo natalício e o inverno com a chuva vai finalmente marcando presença no dia-a-dia. Na 50ª semana e aproveitando a oportunidade nas pingas da chuva fomos desenvolvendo as tarefas de recolha de monos; colaborando com a Cáritas Diocesana no transporte/mudança das mobílias de uma residência de um exilado para outra residência; na escola EB1 Augusto Gil plantámos umas flores num canteiro e cooperámos ainda com o Jardim-de-infância de são Miguel. Concluímos o corte da vegetação no caminho que segue junto à A25 e ribeiro do Massueime, que tínhamos iniciado na semana anterior. Depois, e durante toda a semana cooperámos com a Casa da Sagrada Família pintando uma das salas de convívio e envernizando a parede coberta de madeira. Colaborámos ainda com o material necessário à pintura sendo que as tintas foram oferecidas pela loja AKI Guarda. Estivemos, a pedido da Câmara Municipal, junto ao Bonfim a abrir uma vala para procurar e descobrir uma fuga de água numa conduta que estava a verter. Iniciámos a limpeza urbana no Monte Barro e conseguimos concluir. Idêntico trabalho foi iniciado e não concluído na Quintazinha do Mouratão. Por seu lado a limpeza urbana prolongou-se ainda à rua D. Sancho I com o corte de vegetação e recolha do lixo que é deixado na casa onde é referido ter estado o monarca em séculos idos.

2 Dez - 6 Dez

Trabalhos realizados na 49ª semana de 2019: preparação da recolha de sangue...
A 49ª primou pelo “bom tempo” amenizando a chuva, mas veio com boa intensidade o frio condimentado com o sol do outono a chegar o inverno. No decurso desta semana completámos a limpeza no átrio da Associação Comercial da Guarda, realizámos a recolha de monos e conseguimos concluir a limpeza urbana nas localidades da Rasa, Cabreira, Carreiras Velhas e Rua do Repouso. Iniciámos entretanto a limpeza do caminho rural que segue pelas Carreiras Velhas até ao limite da Freguesia da Guarda com a Freguesia do Alvendre. Entretanto foi também necessário prepararmos a sala de conferências para a recolha de sangue a ser desenvolvida no domingo dia 8 de dezembro, com a retirada de cadeiras e inclusão de algumas mesas. As limpezas completam-se com o corte de vegetação, limpeza de ruas e desramação de alguns ramos que estão mais próximos do solo e/ou a dificultar a circulação de pessoas e automóveis.

25 Nov - 29 Nov

Trabalhos realizados na 48ª semana de 2019: enfeites e iluminação de Natal...
Esta 48ª semana teve pelo seu dia intermédio, o feriado municipal da nossa cidade, que perfez o seu 820º aniversário, pelo que não houve trabalhos no exterior. Para além deste dia de feriado tivemos uma terça-feira chuvosa e na qual apenas conseguimos ir desobstruindo os sumidouros para que a água das chuvas não permanecesse nos arruamentos. E para além da recolha de “monstros domésticos”, iniciamos o arranjo do caminho rural pela “Quinta do Pombo” e na área urbana completámos a tarefa no Carapito e na estrada que lhe dá acesso, bem como no Bairro do Pinheiro. Registamos a conclusão dos enfeites natalícios nas Sedes da Freguesia e, já no último dia da semana de trabalho prestámos a nossa colaboração à CMG no alindamento das árvores de Natal, no Jardim José de Lemos onde ficará, a partir do dia 2 de dezembro, uma das partes da Cidade Natal 2019.

18 Nov - 22 Nov

Trabalhos realizados na 47ª semana de 2019: apoios, decorações e limpezas...
Uma semana marcada pela continuada preparação dos enfeites de Natal, nos dois balcões da Freguesia, sendo que a secretaria da Sede executiva beneficiou de algumas novidades, como sejam os novos placards, uma mesa, expositor e um armário para a máquina de café, com o intuito de melhor receber os cidadãos e igualmente reforçar as melhores condições de trabalho para os funcionários. Também a chuva foi uma presença obrigando, mesmo que um dos dias fosse apenas direcionado para a limpeza das “bocas” dos sumidouros de modo a não acumular as águas pluviais nas vias rodoviárias. Como tínhamos já antecipado conseguiu-se completar a limpeza urbana na Sequeira e no Bairro Nº Srª de Fátima, nas Bertas e passou-se a idêntica tarefa nas localidades do Carapito e Bairro do Pinheiro, mas não foi totalmente concluída a tarefa do corte de vegetação intrusiva nas bermas, nos passeios e nas pequenas áreas de terreno público bem como a desrramação dos ramos maiores que caem já para os passeios. Aliás o desbaste das árvores maiores foi também concretizado na Avª do Rio-Diz e ainda na Rua da Treija. Já no decurso do fim-de-semana os funcionários estiveram disponíveis para duas atividades, uma delas promovida pela própria Freguesia, a recolha de alimentos em duas unidades comerciais e outra atividade protagonizada pelo Clube de Montanhismo da Guarda, que dinamizou mais uma edição da Invernal BTT que trás à cidade mais de quatro centenas de participantes. Apetrechámos ainda a EB1 de Alfarazes com o ecoponto que nos tinha sido solicitado.

11 Nov - 15 Nov

Trabalhos realizados na 46ª semana de 2019: início da decoração natalícia...
A 46ª semana fica marcada pela boa quantidade de precipitação que nos acompanhou em quase todos os dias da semana. Desceu a temperatura e os flocos de neve fizeram a sua apresentação no outono de 2019. A semana iniciou-se com o dia de S. Martinho - 11 de novembro – e realizando-se o habitual magusto com o almoço entre os funcionários e membros da Junta de Freguesia. Assim, segunda-feira, apenas realizámos a recolha dos “monos” e preparou-se o local no armazém para o almoço-convívio. Durante os outros dias da semana continuámos as operações de limpeza urbana nomeadamente na Urbanização das Covas e iniciámos, sem conclusão, idêntica tarefa na Sequeira. Também realizámos a limpeza das folhas e desramámos algumas árvores na zona da Av. da Estação e na Rua do Rosmaninhal. Por fim deu-se continuidade às decorações natalícias nos dois balcões da freguesia e estivemos presentes ainda nas EB1 da Póvoa do Mileu e do Espírito Santo onde correspondemos às solicitações de arranjo de alguns equipamentos.

4 Nov - 8 Nov

Trabalhos realizados na 45ª semana de 2019: conservação de caminhos...
Reiniciámos nesta 45ª semana a limpeza urbana nas zonas residenciais da Freguesia, onde alguma vegetação e ramadas de árvores necessitam corte, varredura e, no caso das árvores, alguma poda é necessário realizar-se. Iniciámos estas tarefas na Urbanização das Covas e nas Barreiras, sendo que na próxima concluiremos naquela Urbanização. Também alguns estabelecimentos de ensino mereceram a nossa atenção, seja na recolha das folhas, seja em pequenos arranjos como foi o caso da EB1 do Espírito Santo, depois na Póvoa do Mileu e na Augusto Gil. Após o feriado de todos os Santos e um pouco pela precipitação registada foi necessário renovarmos uma passagem por todos os cemitérios para renovar a limpeza e a verificação da drenagem da água das chuvas que em alguns locais acumulou e noutros causou pequenos aluimentos em sepulturas de terra. Entrou ao serviço da Freguesia no decurso desta semana um novo equipamento que aguardamos possa ser muito útil na manutenção e regularização dos caminhos públicos. Adquiriu-se uma pá niveladora que acoplada ao trator irá realizar trabalhos de conservação de caminhos e das valetas concretizando a distribuição de terras, de fresado e das bermas dos caminhos. Esse primeiro trabalho foi materializado na zona da Catraia dos Galegos e na proximidade das piscinas municipais onde também cortámos a vegetação que estava já a invadir a via pública. A finalizar registamos também, e é sempre um sinal agradável, os preparativos para a decoração dos dois balcões da freguesia para o tempo natalício que se aproxima.

28 Out - 31 Out

Trabalhos realizados na 44ª Semana de 2019: limpezas nos 7 cemitérios...
A 44ª semana é a última semana do mês de outubro e menos um dia de trabalho visto que na sexta – feira foi feriado, já o dia 01 de novembro. E esta semana foi toda ela direcionada para a limpeza dos 7 cemitérios que a Junta de Freguesia tem sob a sua responsabilidade e gestão. Este ano apenas foi necessário procedermos à limpeza de todos eles que compreendem o corte de erva maior, o mondar os arbustos e lavar no que foi possível pois a chuva fez-se notar durante praticamente todos os dias da semana. Aproveitando a limpeza dos cemitérios foi também necessário procedermos a desobstrução dos vários caminhos de acesso a cada um dos cemitérios particularmente na Sequeira, Carapito, senhora dos Remédios/Alfarazes e ainda foi necessário efetuar a plantação de duas árvores novas no cemitério de Monte Barro/Quintazinha do Mouratão.