Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Trabalhos

6 Abr - 10 Abr

Trabalhos realizados na 14ª semana de 2021:travessia de madeira nas Casetas
A 14ª semana do ano em curso foi também mais curta para os trabalhadores do serviço externo da freguesia pois apenas iniciaram os seus trabalhos na terça-feira com a habitual recolha de monos/monstros urbanos. De quarta a sexta-feira procedemos à limpeza com o corte de vegetação e varredura na zona central da Guarda-gare e nas urbanizações das Encharcadas, Camalhão, recolhendo ainda um razoável monte de restos de arbustos na rua Safed. Prestámos ainda colaboração nos serviços do hospital como apoio do carregamento de resíduos e na sexta-feira completámos o dia de trabalho como corte de lenha e entrega na Casa da Sagrada Família cuja tarefa não ficou ainda terminada. Durante os dias de 5ª e 6ª feira completámos a travessia de madeira na zona das Casetas e porventura foi uma tarefa que estava em atraso mas que ficou completada agora facilitando a deslocação de pessoas e dos ciclistas que recorrem frequentemente à utilização daquele caminho.

29 Mar - 31 Mar

Trabalhos realizados na 13ª semana de 2021: apoio a entidades...
A 13ª semana do ano de 2021 foi mais curta em termos da presença da equipa da Freguesia no serviço externo. A metade dos trabalhadores foi-lhes dada a oportunidade de ficar em casa pelos sábados e horas a mais realizadas. E outra metade dos colaboradores apenas trabalhou até quarta-feira gozando depois o tempo pascal a partir de Quinta-feira Santa. Entre segunda e quarta-feira realizámos a recolha de monstros urbanos e prestámos a colaboração ao Clube de Basquetebol da Guarda procedendo ao corte da vegetação e consequente limpeza do terreno, pertença desta coletividade e onde pretendem concretizar o circuito de manutenção e prática de condição física, conforme proposta apresentada e vencedora da segunda edição do Orçamento Participativo da Freguesia da Guarda. Por outro lado, e também nas instalações e no logradouro da sede da Cruz Vermelha Portuguesa na Guarda, fizemos a recolha de toda a ramagem e restos da vegetação intrusiva que, entretanto, foi cortada. A “concluir a semana” fez-se a manutenção do equipamento e a lavagem das viaturas da Freguesia.

22 Mar - 26 Mar

Trabalhos realizados na 12ª semana de 2021: construção de muro na Cabreira...
A 12ª semana de trabalhos fica vincada pela construção de um muro de vedação entre a via pública e um terreno particular na localidade da Cabreira em resultado de um acordo de colaboração com o proprietário do terreno. Com a realização do muro conseguiu-se um ligeiro alargamento da estrada que vai ficar pavimentada em breve, no âmbito das obras a decorrer na Cabreira, que visível e finalmente vão dignificar a localidade. Ao concretizarmos o muro alargamos a faixa de rodagem e permitimos, com a cedência de algum terreno, endireitar a via. Todo o trabalho do derrube do muro degradado e inacabado que ali se encontrava e agora a realização de um muro em blocos foi concretizado com os recursos humanos e materiais da Freguesia. Continuamos a realizar os trabalhos de limpeza e asseio urbano nos Galegos, na Catraia dos Galegos e no caminho do canil, bem como na localidade da Quintazinha do Mouratão, que terá a sua conclusão oportunamente. Nos Galegos houve ainda a necessidade de proceder ao arranjo do tanque de reserva de água sobrante. Prestámos colaboração aos estabelecimentos de ensino das EB1 Adães Bermudes e Espírito Santo; e, na escola Secundária da Sé, bem como no Hospital da Guarda, com o carregamento de resíduos. Por último e uma outra importante tarefa concretizada na 2ª e 3ª feira, foi a plantação de sete dezenas de árvores nos terrenos da Freguesia, localizados no Noéme onde se encontram mais de duas centenas de árvores de fruto para além de quase três dezenas no “pomar” nas Giestas. Logo na 2ª feira juntámo-nos à comitiva da Câmara Municipal e também no parque Urbano do Rio Diz, foram plantadas algumas dezenas de árvores marcando assim o Dia Mundial da Árvore. No sábado e com a disponibilidade de alguns dos nossos colaboradores e o recurso ao aluguer de uma máquina niveladora procedemos à regularização de outro caminho térreo importante, que liga a Freguesia da Guarda ao Alvendre através de um caminho com início nas Carreiras Velhas, seguindo o seu percurso paralelo à ribeira de Massueime. Apesar do investimento realizado, o regresso da chuva pode “levar” aquele investimento. O caminho ficou com toda a possibilidade de ser transitado por qualquer tipo de viatura em toda a sua extensão com as valetas bem vincadas e saída de águas devidamente assinaladas. Em abril completaremos esta tarefa em dois caminhos onde temos por hábito/necessidade intervir.

15 Mar - 19 Mar

Trabalhos realizados na 11ª semana de 2021: pontão na ribeira das Enguias...
A 11ª Semana do ano de 2021 fica vincada no conjunto dos trabalhos externos realizados pela Freguesia com o início e conclusão do pontão na ribeira das Enguias, na área da Sequeira. Em tempos idos foi reclamada a melhoria da passagem entre margens com particular ênfase na altura do inverno chuvoso como o deste ano que criou quase a impossibilidade de utilização dos caminhos para deslocação aos terrenos agricultados. No decurso desta semana e quase preenchendo os seus cinco dias, foi possível iniciar e concluir a resolução do bloqueio que ali foi criado pela maior pluviosidade do inverno. Para além dos recursos próprios materiais e humanos foi necessário o recurso ao aluguer de uma máquina retroescavadora. Na obra da casa do povo doa Galegos concluiu-se a realização do muro de proteção e valorização da entrada da referida edificação, faltando agora realizar as ligações correspondentes à energia elétrica, ao gás e às telecomunicações, ligando assim o edifício às redes públicas. Para concluir esta fase de requalificação cumpre apenas deixarmos implantado o guarda-vento e a melhoria do piso de madeira correspondente ao palco e à limpeza e regularização do exterior qua ladeia todo o edificado. No sábado tornámos a dar continuidade à preocupação com a viação rural e foi todo o dia direcionado para a regularização do caminho rural que liga a nossa Freguesia à do Alvendre, que segue em paralelo com a A25 a partir das Carreiras Velhas. Resultou num trabalho que facilita agora a circulação de toda e qualquer viatura, bem como fica com as valetas mais afundadas e facilitadoras do curso da água das nascentes e da chuva, evitando uma maior degradação do piso quando tal vier a acontecer. Continuámos também com a limpeza urbana recaindo esta semana no corte da vegetação e limpeza dos arruamentos, nas Urbanizações da Malmedra, Pincho e Pontão, onde seguramente e mais à frente teremos de voltar a intervir quando a vegetação voltar a crescer, com a vinda de temperaturas mais elevadas. Também na Sequeira procedemos ainda à regularização do piso em dois caminhos rurais mais estreitos onde já tínhamos procedido ao corte da vegetação. Trata-se de um trabalho nunca concluído mas vamos correspondendo na medida das nossas disponibilidades. Correspondemos favoravelmente ao pedido da EB1 de Alfarazes e concluímos no JI de Alfarazes, no Bairro Nª SRª dos Remédios, a devida limpeza dos logradouros envolventes aqueles edifícios escolares. Iniciámos esta semana a colocação de numeradores nos principais cemitérios da Freguesia e esta tarefa terá continuidade na próxima semana.

8 Mar - 12 Mar

Trabalhos realizados na 10ª semana de 2021: colocação de cubos no Rosmaninhal...
A 10ª semana fica vincada pela pavimentação a cubos de granito num arruamento no Rosmaninhal, de acesso a uma residência onde reside um cidadão com mobilidade reduzida. Cerca de 200 metros de extensão com 3 metros de largura que deixaram de ser piso térreo e ficaram agora uma calçada facilitando a deslocação do cidadão em causa. Para além do investimento realizado há a obrigação de um forte agradecimento ao calceteiro Zeferino Pereira que atrasou outros trabalhos para corresponder ao pedido formulado e atender com a rapidez possível à necessidade do cidadão. Prestou-se o apoio possível com os funcionários da Freguesia e aproveitou-se para proceder à limpeza da vegetação intrusiva naquela área residencial. Em tempo muito rápido entre o pedido formulado pelo cidadão e a concretização dos trabalhos numa semana, apenas mediaram cerca de três semanas. Outra intervenção de relevo mas nem sempre muito agradável de realizar correspondeu ao desbaste e corte acentuado de algumas árvores cujo porte a isso obrigaram por se localizarem numa zona entre residências e os ramos e o “fruto” das árvores são motivo de incómodo para os residentes na urbanização das Covas. Na Cabreira onde decorrem importantes obras de requalificação urbana a Junta de Freguesia assumiu o alargamento de uma curva pelo derrube de um muro e consequente construção de um outro alargamento a via na zona correspondente em mais de 2/3 mts. Esta intervenção com evidente interesse recíproco só se materializa pelo investimento da Junta e muito particularmente pela cedência do terreno em causa por parte do Prof. Júlio proprietário do terreno. Aliás destacamos também – e muito honra quem assim procede – na realização desta importante obra da CMG a cargo da empresa António Saraiva e Filhos a cedência de mais duas parcelas de terreno que vão garantir o alargamento da faixa de rodagem no principal acesso rodoviário à localidade da Cabreira. Referimo-nos ao Prof. Cândido Andrade e ao Sr. Armando Alves. Fica pois aqui registado o nosso penhorado agradecimento à disponibilidade evidenciada que valoriza claramente a Cabreira para os que lá vivem e quem a visitar. Continuou a obra de construção do muro em frente à entrada principal da Casa do Povo dos Galegos finalizando já a parede principal. Finalizamos a semana com a limpeza da envolvente do jardim de infância de Alfarazes e depois no sábado durante o dia e recorrendo ao aluguer de uma máquina niveladora procedeu-se à regularização do caminho térreo que liga a Av. Francisco Sá Carneiro às antenas eólicas que passa em redor do IPG, da nascente do rio-Diz e ainda do campo de futebol do Zambito.

1 Mar - 5 Mar

Trabalhos realizados na 9ª semana de 2021: nos caminhos da Freguesia...
Na 9ª semana deu-se continuidade aos trabalhos de conservação do caminho do Cabroeiro, bem como de outros caminhos localizados na zona da Sequeira. Nos trabalhos efetuados registámos a boa colaboração de alguns trabalhadores da Câmara Municipal e do seu equipamento mais adequado à execução das tarefas correspondentes à acentuação de valetas, regularização do piso com touvenant e passagem de cilindro. No caminho do Cabroeiro concluiu-se a tarefa mas nos outros é ainda necessário mais alguns dias. A semana de trabalhos incluiu uma intervenção de limpeza na zona do rio Diz e caminhos adjacentes como sejam o caminho térreo do rio Diz para o Carapito e do rio Diz para a zona do pavilhão gimnodesportivo de São Miguel. Iniciou-se a limpeza de toda a envolvente da horta comunitária e ainda do tratamento da vegetação intrusiva nos 7 cemitérios da Freguesia. Continuam os trabalhos na requalificação da Casa do Povo dos Galegos com a construção de um muro de suporte à entrada do edifício.

22 Fev - 26 Fev

Trabalhos realizados na 8ª semana de 2021: plantação de árvores...
A 8ª semana correspondeu à continuação da realização dos trabalhos de limpeza e corte de vegetação intrusiva nos bairros da tapada do Coelho e nos Castelos Velhos incluindo a conclusão da limpeza do caminho “romano” entre o antigo Colégio de São José até à proximidade da escola C+S de São Miguel. Durante o dia de terça-feira voltámos a realizar a plantação de árvores dos arruamentos na urbanização das Covas e na Tapada do Coelho bem como nos “pomares” das Giestas e dos terrenos da Freguesia no Noéme de baixo, após a localidade de Alfarazes. Podemos constatar a continuação da obra na Casa do Povo dos Galegos com a edificação de um muro de suporte e o reforço da plataforma de acesso à entrada principal do edifício que está agora requalificado. Apesar de um dos dias da semana ter permanecido com chuva iniciámos também o reforço da melhoria das condições de circulação do caminho do Cabroeiro que liga as Barreiras à estrada do parque industrial até às piscinas municipais. A semana inicia-se sempre com a recolha dos monos urbanos e finda-se com as operações de limpeza e manutenção do equipamento.

15 Fev - 19 Fev

Trabalhos realizados na 7ª semana de 2021: chafarizes de Alfarazes...
Esta 7ª semana incluiu para os trabalhadores do serviço externo apenas três dias de trabalho, após a 2ª e 3ª feira de Carnaval. Recolheram-se os monos e alguma vegetação cortada pelos cidadãos e que têm depois o cuidado de a reservarem e ligam aos serviços para a mesma ser recolhida. Depois continuámos e concluímos a limpeza da vegetação intrusiva ao longo do caminho paralelo à A25 que liga Guarda ao Alvendre. Por último e mais uma vez não acertámos ainda com o problema que subsiste para não conseguirmos levar a água aos chafarizes em Alfarazes onde apenas se conseguiu fazer chegar a água a um deles. Já fizemos várias tentativas mas não conseguimos efetivamente resolver esta falha de água nos três chafarizes de Alfarazes. Também esta semana deu-se início à construção do muro/entrada no edifício agora requalificado da Casa do Povo dos Galegos. Após a execução desta pequena intervenção, que incluiu também esta semana a colocação de caleiras para a recolha das águas das chuvas, e ainda a regularização do piso do palco e do guarda-vento, fica concluída esta primeira fase desta importante melhoria para os Galegos e para toda a Freguesia.

8 Fev - 12 Fev

Trabalhos realizados na 6ª semana de 2021: na Casa do Povo de Monte Barro...
Fica a 6ª semana marcada pela permanência da chuva durante quase todos os dias. Ainda assim pudemos proceder ao corte de vegetação em alguns caminhos, que apesar das lamas permitiram a nossa ação. Andámos pelos caminhos da Guarda - Vale de Estrela, no que faz a ligação do Torreão à N18, bem como no caminho rural que liga Alfarazes ao Noéme. Na próxima semana ainda teremos de regressar ao segundo para completarmos a tarefa que também ainda não foi concluída no caminho que liga a Guarda ao Alvendre, pois está bastante lamacento. No Monte Barro procedemos à limpeza da “Casa do Povo”, um edifício da Junta de Freguesia e que por ora está fechado mas pretendemos que tenha uso por parte da população local como em tempos idos aconteceu. Prestámos também a colaboração a um particular qua tinha à sua porta muitos resíduos e foi um dia de trabalho para conseguir recolher e depositar no lugar adequado, no Ecocentro. Entretanto na quinta e sexta-feira procedemos a uma lavagem e limpeza dos Fornos Comunitários e das Capelas dos cemitérios da Póvoa do Mileu e da Guarda-gare.

1 Fev - 5 Fev

Trabalhos realizados na 5ª semana de 2021: junto à ribeira do Massueime...
A 5ª semana do ano voltou a ter chuva que baste, em particular em dois dias, que inviabilizou a continuidade do trabalho que vinha sendo feito no caminho térreo que liga a nossa Freguesia à do Alvendre e acompanha a ribeira do Massueime e a estrada A25. Neste longo caminho onde já não íamos desde 2018 realizamos por isso uma intervenção mais profunda no corte de vegetação, limpeza das margens da ribeira, das condutas que transportam a água dos terrenos e ainda estamos a cortar vegetação que cresceu em demasia, em áreas adjacentes à vedação da I.P. que também não terão sido reduzidas em altura devida. Esse foi o nosso foco principal de trabalho durante esta semana e sê-lo-á na próxima se o tempo assim o permitir. Fazemos a habitual recolha dos “monstros urbanos” nas residências dos cidadãos, procedemos depois a uma limpeza de condutas de águas pluviais no Bairro de São Domingos e ao corte de erva nos taludes. Na rua do Repouso completámos devidamente a limpeza e desobstrução das valetas ao longo daquele arruamento e realizámos uma limpeza geral nos cemitérios da Freguesia. Concluímos a semana a tratar de cortar e rachar para lenha, um carvalho que houve a necessidade de derrubar para alargamento da via na Cabreira.