Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Trabalhos

21 Jan - 30 Jan

Trabalhos realizados na 4ª e 5ª semanas de janeiro/2019: Cemitério da Estação...
Iniciámos nesta 4ª semana uma tarefa que vai demorar algum tempo a conhecer o seu término mas integra-se no principal investimento que a freguesia vai ter de fazer neste e no início do próximo ano de 2020, tendo já tido um grande dispêndio financeiro no ano anterior. Referimo-nos à obra do alargamento do cemitério da Guarda-gare num gasto aproximado dos cento e dez mil euros tendo no ano de 2018 obrigado a um gasto de mais de quarenta mil euros. Avançar-se-á em 2019 com a segunda fase da obra mas entretanto e não estando no projeto inicial a Junta de Freguesia considerou vantajoso realizar o derrube do muro existente entre o antigo e o futuro cemitério. Ora esta tarefa vai implicar o contributo obrigatório e permanente de 3/4 trabalhadores e demos início, na 4ª semana a esse mesmo trabalho: derrubar o muro na parte mais antiga e preparar o terreno para que aí seja posteriormente colocada uma grade entre os 3 pilaretes a construir de novo. Depois e com a equipa mais reduzida, também nesta 4ª semana procedemos à limpeza e desobstrução dos caminhos rurais em redor de Alfarazes. São vários os caminhos que aí carecem regularmente de uma limpeza porquanto a vegetação pré-existente desenvolve-se de forma muito rápida. Completámos ainda a tarefa de desbaste dos ramos das árvores na Urbanização das Covas. Na 5ª semana continuámos a exigente tarefa de derrube do muro no cemitério da Guarda-gare e claro também o transporte dos resíduos e pedras que são deitadas abaixo. Mas esta semana já começámos a preparar o terreno para ali ser colocada a devida infraestrutura que servirá de base para a grade divisória entre as duas parcelas do cemitério. Fica ainda por realizar o derrube da outra metade do muro, agora na parte mais recente do cemitério. Pretendemos com o derrube do muro e consequente cuidado com a realização da divisória a partir de uma grade e ainda uma passagem entre o cemitério mais antigo e agora o mais recente manter a identidade de um único cemitério na Guarda-gare com duas componentes mais antigas e agora o novo que queremos concluir durante este e o início do próximo ano. Mantivemos o trabalho de limpeza da vegetação agreste nos diversos caminhos rurais em redor de Alfarazes e em razão das condições climatéricas não foi totalmente concretizada esta tarefa deixando a quinta e a sexta-feira para uma passagem por todos os cemitérios da Freguesia apanhando e limpando as folhas que caem e desobstruindo as condutas das águas pluviais.

14 Jan - 18 Jan

Trabalhos realizados na 3ª semana de janeiro de 2019: caminhos rurais ...
Iniciámos a 3ª semana de janeiro, e como sempre, com uma equipa a recolher os “monos” e também os “verdes”; sendo que, depois ao longo da semana esta equipa – 2/3 pessoas – integrou-se com os outros trabalhadores e efetuámos limpeza urbana no Bairro da Luz, no Largo dos Amores, reparámos um banco na Urbanização da Corredoura e procedemos à limpeza em vários caminhos rurais da Sequeira e Carreiras Velhas. Na Urbanização das Covas e no Largo dos Amores realizámos o corte de alguns ramos de várias árvores. Mas o forte desta semana foi realmente o corte da vegetação e alguma regularização de alguns caminhos rurais na Sequeira. Prestámos ainda a colaboração ao NDS com o transporte de algum material desportivo.

3 Jan - 11 Jan

Trabalhos realizados na 1ª e 2ª semanas de janeiro/2019: preparação da "opereta"...
Juntamos estas duas primeiras semanas de janeiro de 2019 porque na primeira semana apenas foram cumpridos dois dias de trabalho, dando depois sequência na semana seguinte ao trabalho iniciado naqueles dois dias. A semana iniciou-se e prolongou-se com o desdobramento da equipa de trabalho, em que alguns realizaram a desmontagem dos enfeites natalícios, procederam depois ao seu acondicionamento e ainda ao arrumo das múltiplas caixas. Este procedimento prolongou-se por três dias de trabalho. Uma outra equipa andou na segunda-feira na recolha dos monos juntando-se depois a partir de terça e até ao final da semana no trabalho correspondente à preparação da sessão recreativa de sábado dia 12 de janeiro com a apresentação da opereta interpretada pelas crianças dos Jardins-de infância da Freguesia com a orientação técnica dos Professores Ana Castanheira e Pedro Pinheiro. Foi preciso carregar, montar e desmontar o palco, transportar crianças para o ensaio geral. Apoiámos ainda durante dois dias o transporte de material escolar da Escola C+S de São Miguel para a Escola Secundária da Sé. Procedemos à limpeza da vegetação intrusiva na escola Básica de Alfarazes e no “caminho romano” que se inicia junto ao colégio de São José até à Avª de Salamanca passando pelo Rio Diz. Houve ainda oportunidade para a limpeza Urbana na Urbanização dos Castelos Velhos e Unamuno.

10 Dez - 28 Dez

Trabalhos realizados nas 50ª, 51ª e 52ª semanas: as últimas de 2018!
As últimas semanas do ano, particularmente a 51ª e a 52ª, ficaram reduzidas a praticamente metade dos dias de trabalho, devido aos feriados, do Natal e Ano Novo, bem como às respectivas tolerâncias de ponto. Motivo pelo qual só houve uma segunda-feira, dia disponibilizado para a recolha de monos. Contudo a preocupação com a limpeza urbana manteve-se nomeadamente nos locais do perímetro da Freguesia: Sequeira, Alfarazes, Galegos, Carapito, Quintãzinha do Mouratão e Monte Barro. Também procurámos corresponder a múltiplas solicitações apresentadas e/ou constatadas nesta altura de Festa, procurando proporcionar o melhor Natal a todos os que vêm, de visita ou reencontrando familiares e amigos.

3 Dez - 7 Dez

Trabalhos realizados na 49ª semana de 2018: preparação do Natal.
A preparação do tempo natalício com a decoração dos edifícios da Freguesia, o transporte de alimentos e brinquedos, seja para a Junta organizar os cabazes de Natal ou para outras entidades o fazerem, preencheram novamente alguns dias de trabalho dos funcionários afetos ao serviço externo. Mas iniciámos também pela Sequeira e os bairros adjacentes uma operação de limpeza urbana com as ações inerentes a essa mesma preocupação – corte de ervas, varredura, podar alguns ramos maiores e pequenas reparações em situações que o pessoal da Freguesia o possa realizar. Não deixamos de fora nesta volta, os cemitérios e igualmente os espaços escolares. Ainda nos dirigimos à Tapada do Coelho onde era muito grande a quantidade das folhas caídas das várias árvores ali existentes. Recordamos que neste momento apenas contamos com oito colaboradores que muito vão fazendo para procurarmos corresponder às múltiplas solicitações que nos são apresentadas e outras que vamos constatando.

26 Nov - 30 Nov

Trabalhos realizados na 48ª semana de 2018: limpezas e decorações natalícias...
A precipitação desta 48ª semana comprometeu um pouco a concretização da agenda dos trabalhos que estavam delineados. Quando a chuva, e bem, nos visita a nossa preocupação é procurar desentupir os sumidouros que ficam obstruídos com a quantidade de folhas que se acumulam nesta altura do ano. Nos dias em que foi possível realizar alguns trabalhos destacamos a atenção dada à horta comunitária, os quais referimos nos "trabalhos em execução", visto continuarem, quer a limpeza, quer a preparação de mais lotes que serão entregues... Continuámos também a prestar a nossa colaboração à decoração natalícia na cidade, bem como nas sedes da Freguesia. Andámos igualmente no jardim José de Lemos e Frei Pedro. Na próxima semana vamos concluir a tarefa da decoração no edifício Sede da Assembleia de Freguesia, na Guarda Gare. Para além da recolha de monos como é habitual realizar à segunda–feira, também foi possível realizarmos a limpeza e corte de vegetação na zona do ferrinho até à ponte do rio Diz.

19 Nov - 23 Nov

Trabalhos realizados na 47ª semana de 2018: limpeza e desbaste de árvores...
A 47ª semana do ano de 2018 teve uma “boa dose” de precipitação que, obviamente condicionou a agenda dos trabalhos. Por esse motivo demorámos praticamente toda a semana para proceder à limpeza e desbaste das árvores na escola Carolina Beatriz Ângelo, onde nos foi pedida essa intervenção. Prestámos igualmente a colaboração na mudança de sede do clube de Caça e Pesca para a sua nova sede localizada na Guarda-Gare. Anteriormente tinham a sua sede na zona histórica da cidade. Procedemos à retirada de todo o equipamento e material de um local e fomos descarregar no outro. Num outro dia em que o tempo o permitiu fez-se também o carregamento de brinquedos oferecidos pelo Sr. Jean Pina que, de forma altruísta os angariou para doar à Loja Social “Mão Amiga” e serão agora oferecidos às famílias que têm mais dificuldades para adquirirem estas ofertas generalizadas na época natalícia. Já mais próximo do fim-de-semana procedemos ao desbaste e corte de ramagem de várias árvores na estrada que liga a Quintãzinha do Mouratão ao Barracão e ainda no caminho rural que liga o Carapito ao Alvendre. Realizamos uma espécie de poda cortando os ramos mais baixos e aqueles que dificultam o aproveitamento da iluminação pública ao estarem já a envolver e a tapar o efeito do poste elétrico. Ainda no domingo quatro dos nossos funcionários colaboraram durante a manhã até ao meio da tarde com os dirigentes do Clube de Montanhismos da Guarda na operacionalização da XV edição da “Invernal da Guarda”.

12 Nov - 16 Nov

Trabalhos realizados na 46ª semana de 2018: limpeza de valetas...
No decurso desta 46ª semana concluímos a limpeza iniciada na localidade de Monte Barro e após a insistência de alguns cidadãos e compreendendo a justeza da sua observação desenvolvemos a tarefa de desobstrução de valetas na estrada municipal que permite a ligação entre a Quintazinha do Mouratão e o Barracão, na Freguesia das Panoias. Foi um trabalho que obrigou a mais de dois dias de permanência naquela via e ainda não ficou concluída porquanto o desbaste das árvores, obriga a uma preparação mais cuidada face ao fluxo de tráfego. Mas a via ficou limpa, a vegetação das valetas foi cortada e as valetas desentupidas e acentuadas. Bem–hajam pois as sugestões e observações das pessoas que nos dirigiram. Já mais para o final da semana e apesar da chuva ter comparecido foi ainda assim possível também proceder à limpeza e corte de vegetação na área residencial correspondente à Urbanização da Corredoura, Bertas e no Camalhão, onde o que fizemos foi o habitual corte de vegetação, a poda de algumas árvores, mondar arbustos, recolher as folhas que vão caindo e desobstruir os sumidouros. Durante o dia de quinta e sexta-feira procedemos na rua do Povo e no largo atrás da Igreja da Guarda-gare à poda das árvores que estavam já com uma grande ramagem a incomodar algumas residências e a precisar de algum cuidado ornamental.

5 Nov - 9 Nov

Trabalhos realizados na 45ª de 2018: limpezas no B. da Caixa, na Quintazinha...
A 45ª semana regista a continuação e conclusão dos trabalhos no “Bairro da Caixa” e nos arruamentos envolventes – Rua Duque de Bragança e adjacentes. Trata-se de um zona muito urbanizada mas também com muita vegetação e alguns taludes de grande inclinação, que obrigam a um maior cuidado nos trabalhos de remoção dessa mesma vegetação. Por outro lado temos uma equipa mais reduzida de trabalhadores o que implica uma maior demora na realização dos trabalhos. Foi depois necessário continuarmos as operações finais na churrasqueira e forno da Casa da Sagrada Família onde ainda estivemos três dias pois a chuva não deixou que as tarefas progredissem tão rapidamente. Ainda no cemitério da Guarda Gare houve a necessidade, também por causa da chuva, de efetuar diligências no intuito de escoar as águas que ali permanecem em certos dias de precipitação mais intensa. Dirigimo-nos depois para a Quintazinha do Mouratão onde procedemos à limpeza de toda a área urbana daquela localidade que compreendeu o corte das ervas, a reposição do escoamento das valetas existentes, a reabertura dos bueiros e a varredura de todas as ruas.

29 Out - 2 Nov

Trabalhos realizados na 44ª semana de 2018: início da limpeza no Bairro da Caixa...
Esta 44ª semana foi toda ela direcionada para completarmos a manutenção dos cemitérios da Freguesia, de modo a no dia 1 de novembro estar a tarefa concluída: conforme referimos e apresentamos nos "trabalhos realizados nos cemitérios". Demos ainda início à limpeza no bairro localizado na rua Duque de Bragança: conhecido como “bairro da caixa". É uma tarefa que só pode ser concluída na próxima semana, como então ilustraremos...