Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Trabalhos

2 Dez - 6 Dez

Trabalhos realizados na 49ª semana de 2019: preparação da recolha de sangue...
A 49ª primou pelo “bom tempo” amenizando a chuva, mas veio com boa intensidade o frio condimentado com o sol do outono a chegar o inverno. No decurso desta semana completámos a limpeza no átrio da Associação Comercial da Guarda, realizámos a recolha de monos e conseguimos concluir a limpeza urbana nas localidades da Rasa, Cabreira, Carreiras Velhas e Rua do Repouso. Iniciámos entretanto a limpeza do caminho rural que segue pelas Carreiras Velhas até ao limite da Freguesia da Guarda com a Freguesia do Alvendre. Entretanto foi também necessário prepararmos a sala de conferências para a recolha de sangue a ser desenvolvida no domingo dia 8 de dezembro, com a retirada de cadeiras e inclusão de algumas mesas. As limpezas completam-se com o corte de vegetação, limpeza de ruas e desramação de alguns ramos que estão mais próximos do solo e/ou a dificultar a circulação de pessoas e automóveis.

25 Nov - 29 Nov

Trabalhos realizados na 48ª semana de 2019: enfeites e iluminação de Natal...
Esta 48ª semana teve pelo seu dia intermédio, o feriado municipal da nossa cidade, que perfez o seu 820º aniversário, pelo que não houve trabalhos no exterior. Para além deste dia de feriado tivemos uma terça-feira chuvosa e na qual apenas conseguimos ir desobstruindo os sumidouros para que a água das chuvas não permanecesse nos arruamentos. E para além da recolha de “monstros domésticos”, iniciamos o arranjo do caminho rural pela “Quinta do Pombo” e na área urbana completámos a tarefa no Carapito e na estrada que lhe dá acesso, bem como no Bairro do Pinheiro. Registamos a conclusão dos enfeites natalícios nas Sedes da Freguesia e, já no último dia da semana de trabalho prestámos a nossa colaboração à CMG no alindamento das árvores de Natal, no Jardim José de Lemos onde ficará, a partir do dia 2 de dezembro, uma das partes da Cidade Natal 2019.

18 Nov - 22 Nov

Trabalhos realizados na 47ª semana de 2019: apoios, decorações e limpezas...
Uma semana marcada pela continuada preparação dos enfeites de Natal, nos dois balcões da Freguesia, sendo que a secretaria da Sede executiva beneficiou de algumas novidades, como sejam os novos placards, uma mesa, expositor e um armário para a máquina de café, com o intuito de melhor receber os cidadãos e igualmente reforçar as melhores condições de trabalho para os funcionários. Também a chuva foi uma presença obrigando, mesmo que um dos dias fosse apenas direcionado para a limpeza das “bocas” dos sumidouros de modo a não acumular as águas pluviais nas vias rodoviárias. Como tínhamos já antecipado conseguiu-se completar a limpeza urbana na Sequeira e no Bairro Nº Srª de Fátima, nas Bertas e passou-se a idêntica tarefa nas localidades do Carapito e Bairro do Pinheiro, mas não foi totalmente concluída a tarefa do corte de vegetação intrusiva nas bermas, nos passeios e nas pequenas áreas de terreno público bem como a desrramação dos ramos maiores que caem já para os passeios. Aliás o desbaste das árvores maiores foi também concretizado na Avª do Rio-Diz e ainda na Rua da Treija. Já no decurso do fim-de-semana os funcionários estiveram disponíveis para duas atividades, uma delas promovida pela própria Freguesia, a recolha de alimentos em duas unidades comerciais e outra atividade protagonizada pelo Clube de Montanhismo da Guarda, que dinamizou mais uma edição da Invernal BTT que trás à cidade mais de quatro centenas de participantes. Apetrechámos ainda a EB1 de Alfarazes com o ecoponto que nos tinha sido solicitado.

11 Nov - 15 Nov

Trabalhos realizados na 46ª semana de 2019: início da decoração natalícia...
A 46ª semana fica marcada pela boa quantidade de precipitação que nos acompanhou em quase todos os dias da semana. Desceu a temperatura e os flocos de neve fizeram a sua apresentação no outono de 2019. A semana iniciou-se com o dia de S. Martinho - 11 de novembro – e realizando-se o habitual magusto com o almoço entre os funcionários e membros da Junta de Freguesia. Assim, segunda-feira, apenas realizámos a recolha dos “monos” e preparou-se o local no armazém para o almoço-convívio. Durante os outros dias da semana continuámos as operações de limpeza urbana nomeadamente na Urbanização das Covas e iniciámos, sem conclusão, idêntica tarefa na Sequeira. Também realizámos a limpeza das folhas e desramámos algumas árvores na zona da Av. da Estação e na Rua do Rosmaninhal. Por fim deu-se continuidade às decorações natalícias nos dois balcões da freguesia e estivemos presentes ainda nas EB1 da Póvoa do Mileu e do Espírito Santo onde correspondemos às solicitações de arranjo de alguns equipamentos.

4 Nov - 8 Nov

Trabalhos realizados na 45ª semana de 2019: conservação de caminhos...
Reiniciámos nesta 45ª semana a limpeza urbana nas zonas residenciais da Freguesia, onde alguma vegetação e ramadas de árvores necessitam corte, varredura e, no caso das árvores, alguma poda é necessário realizar-se. Iniciámos estas tarefas na Urbanização das Covas e nas Barreiras, sendo que na próxima concluiremos naquela Urbanização. Também alguns estabelecimentos de ensino mereceram a nossa atenção, seja na recolha das folhas, seja em pequenos arranjos como foi o caso da EB1 do Espírito Santo, depois na Póvoa do Mileu e na Augusto Gil. Após o feriado de todos os Santos e um pouco pela precipitação registada foi necessário renovarmos uma passagem por todos os cemitérios para renovar a limpeza e a verificação da drenagem da água das chuvas que em alguns locais acumulou e noutros causou pequenos aluimentos em sepulturas de terra. Entrou ao serviço da Freguesia no decurso desta semana um novo equipamento que aguardamos possa ser muito útil na manutenção e regularização dos caminhos públicos. Adquiriu-se uma pá niveladora que acoplada ao trator irá realizar trabalhos de conservação de caminhos e das valetas concretizando a distribuição de terras, de fresado e das bermas dos caminhos. Esse primeiro trabalho foi materializado na zona da Catraia dos Galegos e na proximidade das piscinas municipais onde também cortámos a vegetação que estava já a invadir a via pública. A finalizar registamos também, e é sempre um sinal agradável, os preparativos para a decoração dos dois balcões da freguesia para o tempo natalício que se aproxima.

28 Out - 31 Out

Trabalhos realizados na 44ª Semana de 2019: limpezas nos 7 cemitérios...
A 44ª semana é a última semana do mês de outubro e menos um dia de trabalho visto que na sexta – feira foi feriado, já o dia 01 de novembro. E esta semana foi toda ela direcionada para a limpeza dos 7 cemitérios que a Junta de Freguesia tem sob a sua responsabilidade e gestão. Este ano apenas foi necessário procedermos à limpeza de todos eles que compreendem o corte de erva maior, o mondar os arbustos e lavar no que foi possível pois a chuva fez-se notar durante praticamente todos os dias da semana. Aproveitando a limpeza dos cemitérios foi também necessário procedermos a desobstrução dos vários caminhos de acesso a cada um dos cemitérios particularmente na Sequeira, Carapito, senhora dos Remédios/Alfarazes e ainda foi necessário efetuar a plantação de duas árvores novas no cemitério de Monte Barro/Quintazinha do Mouratão.

21 Out - 25 Out

Trabalhos realizados na 43ª Semana de 2019: terrenos da Freguesia em Alfarazes...
Na semana anterior demos inicio, ainda que de forma descontinuada à limpeza da vegetação nos terrenos da Freguesia em Alfarazes na proximidade dos cursos de água que vão drenar ao rio Noéme. Nesta semana continuámos e concluímos a tarefa, não obstante a boa precipitação que nos visitou durante todo o dia de terça-feira. Procedemos ao corte, à remoção de mais pedras, ao arranjo das caldeiras das árvores que aí plantámos e ainda removemos toda a área do terreno e deixamos a terra devidamente plana. Este trabalho demorou-nos toda a semana, ora com mais trabalhadores, ora com menos, conforme os trabalhos que programamos. O dia de chuva inviabilizou o trabalho no exterior e permitiu, como tem sido usual nestas circunstâncias a rearrumação dos armazéns da Freguesia e a colocação de novas carpetes no balcão da Guarda-gare! Para o final da semana de trabalho realizámos o corte da relva e o outro tipo de vegetação intrusiva, no Centro de Saúde de São Miguel, frente à gare ferroviária, nas ruas Afonso Costa e Antero de Quental, no Bairro da Luz. Na sexta-feira começámos a concretizar a limpeza dos cemitérios da Freguesia, que daremos a devida e necessária continuidade no decurso da próxima semana!

14 Out - 18 Out

Trabalhos realizados na 42ª semana de 2019: colaboração em escolas...
E na 42ª semana apareceu a chuva com alguma intensidade, seja durante a noite como durante dois dias, mas permitindo em boa medida que o trabalho programado pudesse ser concretizado. Regista-se naturalmente com satisfação a precipitação porquanto continuamos com um ano de pouca pluviosidade para as necessidades da comunidade. Mantivemos a rotina da recolha de monos e da limpeza urbana, que no decurso desta semana foi concretizada na Urbanização do Pincho, onde desde o início do ano só tínhamos permanecido uma vez nesta tarefa. Procedemos ao corte da vegetação, à limpeza dos passeios e aproveitámos para mondar os arbustos existentes. Continuámos a colaboração com os estabelecimentos de ensino pois nesta fase inicial do ano letivo há sempre algumas intervenções necessárias. Assim, estivemos no jardim de infância de Alfarazes onde realizámos a limpeza de uma área pública; na escola básica do 1.º ciclo da Santa Zita apoiámos a colocação de alguns painéis; e, na escola básica do 1.º ciclo do Espírito Santo realizámos a marcação de um jogo no pátio da escola. A semana serviu ainda para iniciarmos a limpeza dos terrenos da Freguesia na zona do Noéme: uma tarefa que vai prosseguir na próxima semana pois, para além de um maior volume de vegetação intrusiva que não conseguimos limpar durante o período de verão, ainda temos de acautelar a limpeza do próprio terreno que é um pouco pedregoso e temos intenção de retirar as pedras, de modo a fertilizarmos o terreno e realizar algum aproveitamento agrícola, para além da plantação de mais de cem árvores que efetuámos nos anos anteriores.

7 Out - 11 Out

Trabalhos realizados na 41ª semana de 2019: rescaldo das eleições...
A 41ª semana traduziu-se desde logo no rescaldo das eleições legislativas com a recolha de todos os elementos (sinalética, câmaras de voto, etc) que utilizámos para favorecer o exercício do ato eleitoral por parte dos cidadãos. Assim na segunda-feira e a par da recolha dos monos e arbustos (que se prolongou ainda na terça-feira) efetuámos a limpeza dos cartazes afixados, a desmontagem e recolha dos equipamentos de algumas Assembleias de Voto. Dispensámos a nossa colaboração à Comissão de Festas dos Galegos e à Escola Secundária da Sé. No primeiro caso arrumámos, lavámos e limpámos o salão da Casa do Povo dos Galegos, preparando o melhor possível, face ao curso das obras, todo o interior e área envolvente à sala principal da Casa do Povo. No que se refere à escola secundária cuidámos de realizar o transporte de mesas e cadeiras de um estabelecimento de ensino para outro. Reforçámos e cuidámos da limpeza urbana na localidade dos Galegos, Quintãzinha do Mouratão e iniciamos a limpeza dos cemitérios que se irá prolongar numa das próximas semanas do mês de outubro. No âmbito da limpeza urbana e correspondendo à solicitação do Tribunal Judicial efetuámos a limpeza do logradouro e parque de estacionamento do referido equipamento público. Ainda na limpeza urbana atendemos ao corte e varredura da vegetação no Largo da Igreja, Largo dos Amores, Antero de Quintal e General Póvoas. Efetuámos ainda algum movimento de terras em apoio à obra da envolvente da Igreja Matriz da Guarda-Gare.

30 Set - 5 Out

Trabalhos realizados na 40ª semana de 2019: preparação do Processo Eleitoral...
Uma 40ª semana que fica praticamente toda ela marcada pelo apoio que pudemos disponibilizar ao “encerramento” das Festas de S. Miguel e ao Processo Eleitoral que ocorreu no domingo dia 6 de outubro. Assim procedemos à desmontagem do palco que serviu para os artistas convidados na festa de S. Miguel. Esta tarefa ocupou-nos na segunda e terça-feira, pois que foi necessário realizar a entrega dos elementos do palco na Freguesia de Videmonte a quem agradecemos a colaboração. Procedemos ainda à limpeza de todo o recinto e claro à retirada de todos os elementos que foram utilizados para reservar o parque de estacionamento para os festejos. No que se refere ao Processo Eleitoral foi necessário, com os funcionários da Câmara Municipal, proceder à preparação das salas e à montagem das Câmaras de Voto. Distribuiu-se ainda pelos abrigos, placards informativos e sedes das Associações, vários cartazes apoiando a informação sobre o local de exercício de voto dos cidadãos. Já no sábado e durante uma manhã da semana, prestámos toda a colaboração e apoio ao Movimento Vencer e Viver que organizou no sábado a Caminhada “Pequenos Passos, Grandes Gestos”. A nossa função foi transportar as cadeiras do NERGA para a Praça Luís de Camões e vice-versa, bem como dinamizar os postes de abastecimento de água em quatro locais distintos ao longo do percurso efetuado pelos caminhantes. Iniciámos e concluímos a limpeza da área envolvente da Escola Secundária Afonso de Albuquerque com o corte de vegetação, mondar os arbustos e alguma desramação. Idêntico procedimento e tarefa foi seguida no Bairro da Luz, num dos taludes que liga este Bairro à Póvoa do Mileu e iniciámos novamente a limpeza urbana nos Galegos.