Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Trabalhos

1 Abr - 5 Abr

Trabalhos realizados na 14ª semana de 2019: tanque da Quintazinha do Mouratão...
No âmbito dos trabalhos concretizados, nesta 14ª semana destaca-se a preparação da horta comunitária e a reunião com os agricultores que ali cuidam dos 35 talhões disponibilizados, conforme referimos e mostramos nos Trabalhos em execução nas "Hortas da Guarda": época 2018/19. Concluiu-se a tarefa de arranjo dos tanques públicos da Quintazinha do Mouratão logo no início da semana. Iniciámos mas não concluímos a limpeza do Carapito de São Salvador. Prestámos a colaboração ao Jardim de infância do Bairro da Luz com o transporte de crianças ao Parque Zoológico de Gouveia e ainda transportámos algumas mesas da modalidade de ténis de mesa entre, as escolas C+S de São Miguel e a Secundária da Sé.

25 Mar - 29 Mar

Trabalhos realizados na 13ª semana de 2019: exterior das escolas...
A 13ª semana começou, como é usual, com a recolha de monos; e, nesta altura do ano, com a incidência maior na recolha de matéria arbustiva. Posteriormente conclui-se o corte e a limpeza do logradouro da Escola Secundária Afonso de Albuquerque, iniciada na semana anterior. Idêntica tarefa decorreu durante um maior número de dias na Escola Secundária da Sé, onde foram podadas as árvores, mondados os arbustos, cortada a erva e realizámos a limpeza integral de toda a área envolvente ao edifício escolar. Esta ação preencheu praticamente todos os dias da semana, igualmente os recursos humanos da Freguesia quase na sua totalidade porquanto aproveitou-se e houve oportunidade para se cortar e limpar a vegetação dos taludes contíguos à escola e a uma urbanização. Continuámos e ainda sem concluirmos a tarefa de requalificação dos tanques da Quintazinha do Mouratão que praticamente vão ficar totalmente remodelados; esperando conseguir o resultado pretendido, que não alcançámos com a intervenção anterior. Reservou-se ainda um dia para uma volta aos principais cemitérios da Freguesia, para uma limpeza breve e acerto das sepulturas. A horta comunitária mereceu também a nossa atenção, como referimos nos "trabalhos em execução nas hortas da Guarda: 2018/19".

18 Mar - 22 Mar

Trabalhos realizados na 12ª semana de 2019: colocação de grade no cemitério.
Uma 12ª semana bastante diversificada nas ações empreendidas pelo setor externo da freguesia. Concluímos a lavagem e limpeza dos tanques da freguesia. Registou-se a necessidade de reservarmos dois dias para a recolha de monos e mais particularmente dos arbustos, ramos e outros resíduos arbustivos que estão na sua maioria a ser biotriturados e reaproveitados nas nossas árvores e terras. Prestámos apoio no transporte dos jovens ginastas de Castelo Branco que vieram participar no I Sarau gímnico promovido pela Academia de Ginástica cuja principal responsável é a Prof. Elvira Matos. Fomos igualmente colaborar com a Cáritas Diocesana da Guarda, no transporte de mobílias e eletrodomésticos disponibilizados pelos cidadãos a outros cidadãos que têm as suas dificuldades e assim são colmatadas algumas das suas carências. Nas escolas básicas do 1º Ciclo da Santa Zita e Espírito Santo preparámos no primeiro caso um pequeno terreno para uma horta pedagógica e no outro estabelecimento de ensino compusemos /trocámos uma fechadura. Iniciámos o desbaste e o corte de vegetação no logradouro da Escola Secundária Afonso de Albuquerque que não ficou ainda concluída a tarefa transitando para a próxima semana o seu término. Após vários meses de trabalho foi esta semana concluída a obra respeitante à melhor interligação entre a parte antiga e a parte mais recente do cemitério da Guarda-gare. Para esse efeito e depois da demolição do muro, regularização do muro novo, aplicação de uma pedra em granito e realização de um pequeno passeio em cubos de granito contratámos a colocação de uma grade que serve de proteção entre os dois cemitérios e ao mesmo tempo garante a continuidade possível entre o antigo e o novo cemitério. Entretanto fica a faltar o restante muro da zona mais recente do cemitério que oportunamente sofrerá a demolição e o melhor arranjo.

7 Mar - 15 Mar

Trabalhos realizados nas 10ª e 11ª semanas de 2019: arrumações e limpezas.
O fim da 10ª semana, assim como toda a 11ª, ficou registado como sendo o regresso à normalidade, após o mês de fevereiro e início de março dedicados aos preparativos do desfile de Carnaval e desmontagem de todos os elementos decorativos das viaturas. E com este propósito realizámos as últimas tarefas de limpeza e arrumações direcionando depois os nossos esforços para a continuação dos trabalhos no cemitério da Guarda-gare onde completámos a colocação de cubos em granito na passagem entre as sepulturas e a nova grade. Uma parte da semana foi preenchida na limpeza dos caminhos em Alfarazes e nos dois últimos dias de trabalho foi possível iniciarmos idêntico trabalho na zona da Sequeira, onde teremos posteriormente de regressar. Nos caminhos rurais a nossa tarefa compreende a desobstrução dos caminhos com o corte e remoção da vegetação. A qual passou a ser triturada e transformada em estilha, com o início do funcionamento do biotriturador, entregue dia 11 de março e adquirido pela Freguesia no âmbito do projeto "Guarda Sem Desperdício" (GSD), enriquecendo os pomares da Freguesia... E, na caldeira das árvores que a Freguesia tem vindo a plantar começou também a ser colocada borra de café, recolhida junto de bares... Pois, também inserida nos objectivos do GSD, esta incorporação da matéria orgânica nos terrenos, reduz a quantidade de desperdício e utiliza-o para aumentar a produção de alimentos/fruta! No último dia útil da semana realizámos a colocação de herbicida em todos os 7 cemitérios sob a responsabilidade da Freguesia.

5 Fev - 3 Mar

Trabalhos realizados para o Desfile de Carnaval: viaturas alegóricas.
O mês de fevereiro foi em grande parte dedicado à preparação do Carnaval... E, aos trabalhadores do exterior também foi solicitada essa tarefa, particularmente na execução das viaturas alegóricas destinadas ao Desfile do Carnaval, organizado pelo Município e a cargo das diferentes Freguesias do Concelho da Guarda. Tendo em conta o tema escolhido pela Freguesia da Guarda, o seu projeto "Guarda Sem Desperdício" (GSD) contamos com a arte e engenho do Fernando para conceber diferentes veículos, que evidenciassem os grandes objetivos do projeto, enquadrados no princípio de redução do desperdício, preconizado pela Economia Circular... Assim, o primeiro veículo, o único motorizado, foi caraterizado com o "Zé povinho" combatente do desperdício, separador do lixo, representando um "carro do lixo" transformado num carro de "desperdício afortunado"!... De seguida, foi executado um "Panelão do desperdício" simbolizando um dos grandes objectivos do projeto GSD: reduzir o desperdício alimentar. Utilizando a mesma técnica de "modelagem" com papel de jornal foi também realizada uma máquina de costura gigante, marca "ReYventa"! No final, a "Roda da Fortuna", também efectuada com desperdícios (tambor de uma máquina, roda de bicicleta...), e com as cores do ecoponto, foi elaborada de forma a deslocar-se como um grande triciclo. A versatilidade dos trabalhadores da Freguesia é especialmente evidenciada nestas tarefas, diferentes das exigidas no dia-a-dia e que implicam serralharia, pintura, modelagem... Parabéns a todos os que idealizaram e concretizaram esta sequência de carros alegóricos!

4 Fev - 1 Mar

Trabalhos realizados nas 6ª, 7ª, 8ª e 9ª semanas de 2019: Cemitério da Estação.
Com a preparação da participação da Freguesia no desfile de Carnaval todo o conjunto de trabalhos sofreu uma grande alteração porquanto mais de metade dos elementos ficaram adstritos, durante todo o mês de fevereiro, ao serviço da preparação das viaturas. Desde logo com os que ficaram para os trabalhos externos demos continuidade à obra que vimos realizando no cemitério da Guarda-gare que compreendeu o derrube do muro na parte mais antiga daquele equipamento, a colocação de pilaretes, a regularização do muro, aplicação de cubos em granito numa nova passagem criada agora entre as sepulturas e a futura grade. Idêntico procedimento vai ser realizado na parte nova do cemitério. Durante o mês de fevereiro concretizou-se o capeamento do muro e dos pilaretes com aplicação de placas de granito e iniciámos também a pavimentação do que entretanto foi ganho com o derrube do muro. Exceptuando uma segunda-feira, em todas as outras foi garantida a recolha de monos bem como sobrantes de corte de arbustos. Ao nível da regularização dos caminhos estivemos presentes nos caminhos rurais na zona de Alfazares, tendo sido efetuado o corte de toda a vegetação que começava já a dificultar a circulação pedonal e motorizada na maior parte dos percursos existentes. Ainda assim registamos que o trabalho desenvolvido nos anos anteriores produziu os seus efeitos pois que agora a limpeza é feita de forma mais rápida.

21 Jan - 1 Fev

Trabalhos realizados na 4ª e 5ª semanas de janeiro/2019: Cemitério da Estação...
Iniciámos nesta 4ª semana uma tarefa que vai demorar algum tempo a conhecer o seu término mas integra-se no principal investimento que a freguesia vai ter de fazer neste e no início do próximo ano de 2020, tendo já tido um grande dispêndio financeiro no ano anterior. Referimo-nos à obra do alargamento do cemitério da Guarda-gare num gasto aproximado dos cento e dez mil euros tendo no ano de 2018 obrigado a um gasto de mais de quarenta mil euros. Avançar-se-á em 2019 com a segunda fase da obra mas entretanto e não estando no projeto inicial a Junta de Freguesia considerou vantajoso realizar o derrube do muro existente entre o antigo e o futuro cemitério. Ora esta tarefa vai implicar o contributo obrigatório e permanente de 3/4 trabalhadores e demos início, na 4ª semana a esse mesmo trabalho: derrubar o muro na parte mais antiga e preparar o terreno para que aí seja posteriormente colocada uma grade entre os 3 pilaretes a construir de novo. Depois e com a equipa mais reduzida, também nesta 4ª semana procedemos à limpeza e desobstrução dos caminhos rurais em redor de Alfarazes. São vários os caminhos que aí carecem regularmente de uma limpeza porquanto a vegetação pré-existente desenvolve-se de forma muito rápida. Completámos ainda a tarefa de desbaste dos ramos das árvores na Urbanização das Covas. Na 5ª semana continuámos a exigente tarefa de derrube do muro no cemitério da Guarda-gare e claro também o transporte dos resíduos e pedras que são deitadas abaixo. Mas esta semana já começámos a preparar o terreno para ali ser colocada a devida infraestrutura que servirá de base para a grade divisória entre as duas parcelas do cemitério. Fica ainda por realizar o derrube da outra metade do muro, agora na parte mais recente do cemitério. Pretendemos com o derrube do muro e consequente cuidado com a realização da divisória a partir de uma grade e ainda uma passagem entre o cemitério mais antigo e agora o mais recente manter a identidade de um único cemitério na Guarda-gare com duas componentes mais antigas e agora o novo que queremos concluir durante este e o início do próximo ano. Mantivemos o trabalho de limpeza da vegetação agreste nos diversos caminhos rurais em redor de Alfarazes e em razão das condições climatéricas não foi totalmente concretizada esta tarefa deixando a quinta e a sexta-feira para uma passagem por todos os cemitérios da Freguesia apanhando e limpando as folhas que caem e desobstruindo as condutas das águas pluviais.

14 Jan - 18 Jan

Trabalhos realizados na 3ª semana de janeiro de 2019: caminhos rurais ...
Iniciámos a 3ª semana de janeiro, e como sempre, com uma equipa a recolher os “monos” e também os “verdes”; sendo que, depois ao longo da semana esta equipa – 2/3 pessoas – integrou-se com os outros trabalhadores e efetuámos limpeza urbana no Bairro da Luz, no Largo dos Amores, reparámos um banco na Urbanização da Corredoura e procedemos à limpeza em vários caminhos rurais da Sequeira e Carreiras Velhas. Na Urbanização das Covas e no Largo dos Amores realizámos o corte de alguns ramos de várias árvores. Mas o forte desta semana foi realmente o corte da vegetação e alguma regularização de alguns caminhos rurais na Sequeira. Prestámos ainda a colaboração ao NDS com o transporte de algum material desportivo.

3 Jan - 11 Jan

Trabalhos realizados na 1ª e 2ª semanas de janeiro/2019: preparação da "opereta"...
Juntamos estas duas primeiras semanas de janeiro de 2019 porque na primeira semana apenas foram cumpridos dois dias de trabalho, dando depois sequência na semana seguinte ao trabalho iniciado naqueles dois dias. A semana iniciou-se e prolongou-se com o desdobramento da equipa de trabalho, em que alguns realizaram a desmontagem dos enfeites natalícios, procederam depois ao seu acondicionamento e ainda ao arrumo das múltiplas caixas. Este procedimento prolongou-se por três dias de trabalho. Uma outra equipa andou na segunda-feira na recolha dos monos juntando-se depois a partir de terça e até ao final da semana no trabalho correspondente à preparação da sessão recreativa de sábado dia 12 de janeiro com a apresentação da opereta interpretada pelas crianças dos Jardins-de infância da Freguesia com a orientação técnica dos Professores Ana Castanheira e Pedro Pinheiro. Foi preciso carregar, montar e desmontar o palco, transportar crianças para o ensaio geral. Apoiámos ainda durante dois dias o transporte de material escolar da Escola C+S de São Miguel para a Escola Secundária da Sé. Procedemos à limpeza da vegetação intrusiva na escola Básica de Alfarazes e no “caminho romano” que se inicia junto ao colégio de São José até à Avª de Salamanca passando pelo Rio Diz. Houve ainda oportunidade para a limpeza Urbana na Urbanização dos Castelos Velhos e Unamuno.

10 Dez - 28 Dez

Trabalhos realizados nas 50ª, 51ª e 52ª semanas: as últimas de 2018!
As últimas semanas do ano, particularmente a 51ª e a 52ª, ficaram reduzidas a praticamente metade dos dias de trabalho, devido aos feriados, do Natal e Ano Novo, bem como às respectivas tolerâncias de ponto. Motivo pelo qual só houve uma segunda-feira, dia disponibilizado para a recolha de monos. Contudo a preocupação com a limpeza urbana manteve-se nomeadamente nos locais do perímetro da Freguesia: Sequeira, Alfarazes, Galegos, Carapito, Quintãzinha do Mouratão e Monte Barro. Também procurámos corresponder a múltiplas solicitações apresentadas e/ou constatadas nesta altura de Festa, procurando proporcionar o melhor Natal a todos os que vêm, de visita ou reencontrando familiares e amigos.