Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Trabalhos

11 Jan - 15 Jan

Trabalhos realizados na 2ª semana de 2021:desbaste de árvores
A 2ª semana do ano de 2021 correspondeu ao arrumo dos enfeites de Natal que decoraram as duas sedes da junta de freguesia. Entretanto a semana ficou marcada pela colaboração dos funcionários da freguesia que “despejaram” sal-gema e pó de pedra em várias ruas do Centro Histórico e noutros arruamentos da freguesia que ficaram “gelados” com a neve e o consequente enregelamento nos passeios e nos arruamentos com a “vaga” de frio e geada que observámos no decurso da semana. Entretanto também demos início ao desbaste das árvores na área de lazer da escola C+S de São Miguel e nas imediações do pavilhão gimnodesportivo de São Miguel.

4 Jan - 8 Jan

Trabalhos realizados na 1ª semana de 2021: limpeza de bermas e valetas...
A primeira semana de trabalhos no exterior da Freguesia da Guarda concentrou-se essencialmente nas tarefas de limpeza urbana com o corte de vegetação e limpeza de bermas e desobstrução de valetas. Esta ação ocorreu na localidade da Cabreira e depois na Sequeira, Quinta das Terras, caminhos próximos da Ribeira de Enguias e Calvário.

21 Dez - 30 Dez

Trabalhos realizados nas 52ª e 53ª semanas de 2020: arrumações, limpezas...
Juntamos neste texto os trabalhos correspondentes às duas últimas semanas do ano de 2020. Em rigor as duas semanas resumiram-se a quatro dias de trabalhos e com equipas reduzidas, cada uma a metade dos funcionários habituais. Após a limpeza efetuada na Urbanização da Tapada do Coelho, procedemos à arrumação e limpeza da sala de conferências, após todo o trabalho de organização dos 500 cabazes alimentares. Procedemos depois a uma passagem pelos sete cemitérios da Freguesia e por último procedemos à limpeza e conservação de todo o equipamento utilizado nos trabalhos diários. Findámos assim o ano de 2020.

14 Dez - 18 Dez

Trabalhos realizados na 51ª semana de 2020: preparação dos Cabazes de Natal!
Nesta 51ª semana, antepenúltima de ano de 2020, continuámos a ter a visita da precipitação que inviabilizou em dois dias a continuação da tarefa da limpeza das localidades contiguas à malha urbana. Assim, apenas foi possível iniciar e concluir o corte da vegetação e limpeza de bermas e varredura na zona da Rua Duque de Bragança. Entretanto foram reservados praticamente dois dias para a feitura dos 500 cabazes alimentares numa colaboração que prestamos à Fundação Nova Era, cujo principal impulsionador é o Senhor Jean Pina emigrado em França, da Freguesia dos Meios. Auxiliámos no transporte dos géneros alimentícios e organizámos no ensacamento dos 17 produtos que tem cada cabaz. Na sexta-feira as habituais operações de limpeza e manutenção das viaturas e do equipamento individual de trabalho.

9 Dez - 11 Dez

Trabalhos realizados na 50ª semana de 2020: caminhos rurais...
Mais uma meia semana de trabalho porquanto segunda e terça-feira não se trabalhou, em razão da tolerância de ponto e do feriado religioso. Assim, esta 50ª semana do ano de 2020 ficou reduzida ao trabalho de três dias, que com a visita da chuva ainda resultou apenas nos dias de quarta e quinta-feira de trabalho mais ativo e na sexta-feira, com a precipitação, foi possível revermos os caminhos rurais com o cuidado no escoamento das águas pluviais e a reabertura dos bueiros para além da “volta” dada a todos os cemitérios e a limpeza do logradouro da EB1 do Bairro do Pinheiro bem como da área verde contígua ao edifício escolar. Já nos dois anteriores realizámos e completámos a limpeza das localidades do Monte Barro, Quintazinha do Mouratão e do Carapito. Esta limpeza inclui a varredura, o corte das ervas que crescem nos arruamentos e a desramagem das árvores que confrontam com habitações e os próprios arruamentos. Para finalizar a semana é realizada a manutenção das viaturas e dos equipamentos para o início da próxima semana.

30 Nov - 4 Dez

Trabalhos realizados na 49ª semana de 2020: conclusão de decorações natalícias...
A 49ª semana correspondeu apenas a três dias de trabalho e com o dia de sexta-feira marcado pela precipitação e queda de neve. De modo que nos outros dois dias concluímos a reposição do muro de pedra no Monte Barro e iniciamos, sem concluir, a limpeza na Quintazinha do Mouratão, depois de completarmos idêntica tarefa no Monte Barro. Prestámos a nossa colaboração à CMG e outras entidades de cariz solidário na decoração das árvores nos jardins José de Lemos e São Pedro com motivos alusivos à época natalícia. Já na sexta-feira com a neve e a chuva prestámos também a nossa melhor atenção à eventual obstrução dos sumidouros e, caso a neve bloqueasse algum arruamento, estávamos também preparados para procurar desde logo a desobstrução devida. A semana concluiu-se ainda com a fixação dos últimos enfeites de Natal na varanda da Sede executiva da Freguesia, que ficaram desde logo iluminados.

23 Nov - 27 Nov

Trabalhos realizados na 48ª semana de 2020: Projeto "Bio Escolas"...
A 48ª semana compreendeu um dia a menos de trabalho e um outro ficou a “meio gás”. Na 6ª feira tivemos o feriado municipal e no outro dia a chuva dificultou a continuidade dos trabalhos. Nos restantes dias prestámos colaboração ao projeto “Bio Escolas” e preparámos dois pedaços de terreno em duas escolas do 1º CEB, para os alunos realizarem a proposta da horta pedagógica. Auxiliamos também o Agrupamento de Escolas da Sé com o transporte de colchões de ginástica entre os estabelecimentos de ensino daquele Agrupamento. Deixou-se praticamente completa a reposição de outro muro em Monte Barro, bem como as decorações natalícias. Procedeu-se ainda à limpeza e recolha das flores nos sete cemitérios da freguesia e procurou regularizar-se o pavimento em terra batida no Caminho do Zambito.

16 Nov - 20 Nov

Trabalhos realizados na 47ª semana de 2020: muro em Monte Barro...
Na 47ª semana aconteceu um percalço com gravidade, que obrigou a alterar totalmente a agenda dos trabalhos para prestarmos a colaboração possível à procura do corpo do Engº Manuel Cerca na sua residência, que sofreu um incêndio na terça-feira e praticamente sobraram as paredes principais. A Junta de Freguesia prestou a colaboração juntamente com os trabalhadores da Câmara Municipal, as forças policiais presentes e os bombeiros voluntários. Apenas na sexta-feira ao final da manhã foi possível encontrar o corpo que ficou soterrado nos escombros. Tinha 90 anos e era uma pessoa muito conhecida na cidade. Foi professor e agora aposentado dedicava-se à pecuária nas suas propriedades. À família, aos seus três filhos e outros familiares, deixamos a nossa solidariedade e consternação pelo infortúnio que experimentaram e experimentam formulando um forte desejo de poderem superar tão rápido quanto possível este momento. A esposa, que estava também em casa na altura do incêndio, foi salva por um cidadão que não obstante a fogueira ateada entrou em casa e conseguiu retirar com vida. Tivemos pois toda a nossa equipa de trabalho à exceção de dois funcionários envolvida naquela tarefa. Mas na segunda e terça-feira ainda foi possível concluir a limpeza urbana realizada na localidade de Alfarazes. Continuaram os trabalhos de decoração natalícia nos dois balcões e cremos que no início de dezembro estarão a postos para ficarem iluminadas diariamente até ao dia de Reis. Mas, para além do que mencionamos no início, outra importante intervenção registou-se no Monte Barro onde na semana anterior ruiu uma pequena área num muro de suporte e desde segunda-feira até sexta-feira estiveram três trabalhadores a repor tudo nas devidas condições continuando a tarefa noutro local do mesmo muro. Procuraremos ainda repor as pedras num outro muro na mesma localidade que desde recuados anos caíram alguns “pedaços” mas não foram repostas. Sem dúvida que esta semana demos uma resposta bastante atempada pois que caíram as pedras e ruiu um pedaço de terra no final da semana anterior e nesta semana com o profissionalismo possível deixamos tudo em boas condições.

9 Nov - 13 Nov

Trabalhos realizados na 46ª semana de 2020: limpezas e arruamentos em Alfarazes...
Reiniciámos no decurso desta 46ª semana do ano de 2020 o ciclo da limpeza urbana que corresponde ao corte de vegetação e varredura dos arruamentos onde residem pessoas. Iniciámos em Alfarazes e por lá vamos continuar na próxima semana rumando posteriormente às outras localidades e urbanizações onde se justifique tal tarefa. Paralelamente a este trabalho iniciámos também na sede da Freguesia na Guarda, o alindamento das suas salas com os motivos alusivos à época natalícia que se aproxima e idêntica tarefa há de ser também concretizada na Guarda-Gare pois que na próxima semana ficará quase completa a decoração das instalações do Solar dos Póvoas na Guarda. Paralelamente a este trabalho concluímos a reposição do pavimento em cubos de granito no arruamento que liga Alfarazes à estrada Guarda/Sabugal e praticamente temos em fase de conclusão a limpeza das valetas das duas estradas que ligam Alfarazes à estrada Guarda/Sabugal. Primeiro, cuidámos da limpeza das valetas em betão e agora estamos a assinalar com o recurso à pá niveladora hidráulica as valetas em terra batida que necessitam de ser aprofundadas e regularizadas. No decurso da semana realizamos também o corte e limpeza de vegetação no talude contíguo na Av. Cidade de Safed.

2 Nov - 6 Nov

Trabalhos realizados na 45ª semana de 2020: obra na Associação do B. da Luz...
A 45ª semana compreendeu a retirada da maior parte da informação e sinalética colocada nos cemitérios a propósito do fim de semana do Dia de Todos os Santos e Dia dos Finados. Todo este material foi sendo colocado no final da semana anterior e agora optou-se por deixar um painel informativo com as principais recomendações da Direção Geral de Saúde. A queda forte de precipitação obrigou a um menor andamento dos trabalhos já iniciados nomeadamente na colocação de cubos no caminho do Noéme cuja tarefa vem já de semanas anteriores. Por seu lado concluiu-se o principal da obra, intervenção realizada na sede da Associação do Bairro da Luz e igualmente continuou a obra no cemitério da Guarda-Gare. Iniciámos também a limpeza das valetas em cimento na estrada do Noéme e esta tarefa apenas é concluída na próxima semana.