Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Trabalhos

25 Mai - 29 Mai

Trabalhos realizados na 22ª semana de 2020: limpezas urbanas...
No seguimento do que têm sido as semanas anteriores continuamos exclusivamente a realizar os cortes e limpezas da vegetação que cresce nas zonas residenciais em lotes públicos com maior ou menos dimensão. Registamos que esta tarefa não sendo competência da Junta de Freguesia, a não ser as áreas predominantemente rurais e nos equipamentos próprios ocupa uma grande “porção de tempo e meios”, pois por vezes algumas áreas obrigam a uma segunda e terceira deslocação! Trata-se de uma situação que todos os anos obriga a um maior dispêndio de meios e recursos e nem sempre se chega a tempo aos locais que efetivamente carecem dessa intervenção; mas, a verdade é que juntando o conjunto de trabalhadores da Câmara Municipal, da equipa de sapadores florestais e da Junta de Freguesia, não tem sido muito fácil prestar um serviço com mais celeridade. No decurso desta 22ª semana do ano de 2020, foi possível procedermos aquele serviço no bairro do Pinheiro, incluindo os equipamentos públicos, como parques e ringues polivalentes. O mesmo nos caminhos da Quinta da Sardinha, de acesso ao Parque do Rio-Diz. Concluímos o que faltava na Urbanização do Pontão, o mesmo aconteceu no Rio-Diz. Fizemos ainda o desbaste e limpeza no caminho conhecido pelo “caminho romano” até à zona da Póvoa do Mileu, Guarda-gare. Também no Centro da Póvoa do Mileu procedemos igualmente no caminho que liga a parte central daquela localidade até à rua Cidade de Watrellos, junto à pastelaria Rossio 97. Limpámos totalmente os nossos estaleiros na Rasa, bem como o caminho de acesso do mesmo e às garagens individuais ali também construídas. Iniciando-se as aulas presenciais nos jardins-de-infância prestámos a nossa cooperação e limpámos esta semana os logradouros dos jardins-de-infância das Lameirinhas e da Póvoa do Mileu. Facultámos também a nossa colaboração e procedemos ao corte de vegetação maior no logradouro da meia dúzia de casas pertença da Igreja. Apesar de não haver fotografias deve ainda e para finalizar mencionar-se a continuidade das obras da Casa do Povo dos Galegos e no Cemitério da Guarda-gare.

18 Mai - 22 Mai

Trabalhos realizados na 21ª semana de 2020: corte e limpeza de vegetação...
Continuámos durante a 21ª semana o trabalho de corte e limpeza de vegetação nas zonas residenciais. Concluímos essa tarefa no Bairro de São Domingos que reclamou ainda quase dois dias de trabalho. Ali ao pé, também na urbanização do Pontão, iniciámos a mesma tarefa, ficando o essencial realizado, ainda que a carecer de nova passagem. Prestámos colaboração no corte e limpeza da vegetação à esquadra da PSP e à Associação Distrital dos Surdos na Guarda-Gare. Idêntica tarefa na extensão do Centro de Saúde da Guarda na Guarda-Gare onde procedemos ao corte da relva e arranjo dos arbustos. Também na urbanização de São Miguel cortamos a relva, moldámos e aparámos os arbustos aí existentes. Na Malmedra, a envolvente do ringue polivalente, a passagem entre residências e uma passagem térrea foram devidamente limpas e o mesmo se passou na zona das Águas Santas. Ficou igualmente limpa a área de recreio do Centro Escolar da Sequeira. Por seu lado na horta comunitária instalou-se provisoriamente um motor a gasolina e foram numerados todos os talhões ocupados. Apenas resta um deles para ser agricultado. Na Sede Deliberativa da Freguesia foi realizada uma pequena intervenção dotando a sala de conferências de uma pequena copa e arrumos para louça. Referir ainda que continuam em ritmo razoável as obras no cemitério da Guarda-Gare e concluiu-se o arranjo do exterior da Casa do Povo dos Galegos que ficou já pintada. É uma obra que, como já dissemos, tem tido um acompanhamento muito presente da Junta de Freguesia e está agora na fase de acabamentos.

11 Mai - 15 Mai

Trabalhos realizados na 20ª semana de 2020: limpezas urbanas e obras...
Continuámos nesta 20ª semana o trabalho de corte e limpeza de vegetação nas áreas residenciais. Concluímos no início da semana a limpeza na zona das Bertas e do Bairro Nossa Senhora de Fátima, passando posteriormente para a zona central da Guarda-gare, Urbanização da Corredoura e Bairro de S. Domingos, onde reiniciaremos na próxima semana. Procedemos à mesma tarefa nos Jardins de Infância do Bairro do Pinheiro e Alfarazes, bem como no Centro de Saúde de S. Miguel. Deixamos igualmente algumas fotografias alusivas ao andamento das obras de maior vulto que a Junta de Freguesia tem neste momento a decorrer e a apoiar. Referimo-nos à segunda fase do alargamento do cemitério da Guarda Gare, que continua em bom ritmo, bem assim como o apoio que vamos concedendo à obra da requalificação da Casa do Povo dos Galegos, que nesta semana viu concluir a colocação dos azulejos e mosaicos e o início da fixação do capoto à parede lateral e frontal. Como já referimos esta obra encaminha-se para a fase final da intervenção que foi delineada inicialmente.

4 Mai - 8 Mai

Trabalhos realizados na 19ª semana de 2020: limpeza de zonas residenciais...
Apesar da maior necessidade do corte da vegetação intrusiva que tem vindo a crescer um pouco por toda a área urbana da Freguesia, com a equipa de colaboradores ao serviço não é possível corresponder a todas as necessidades. O critério que estamos a seguir é proceder à limpeza – corte, remoção e varredura - numa primeira fase nas zonas residenciais mais ou menos urbanas. É o que temos concretizado nestas últimas semanas e o que vamos continuar a realizar. E nesta 19 ª semana toda ela foi dedicada à limpeza já descrita na zona da Sequeira, Bertas, Nossa Senhora de Fátima, Rosmaninhal e numa parte da zona central da Guarda-gare. No entanto ainda não foi possível concluir a tarefa pelo que continuaremos sensivelmente no início da próxima semana o mesmo trabalho. Registe-se ainda desta semana a continuação do trabalho de desinfeção do local onde são realizados os testes ao COVID -19. Para além destas tarefas cumprimos na sexta-feira um “regresso” à horta comunitária, onde efetuámos uma limpeza, colocação das placas identificadoras de cada um dos talhões e principalmente reservando um talhão para a Freguesia começámos a arquitetá-lo com batatas e mais à frente com outros produtos de horta que se cultivam ainda por esta altura.

27 Abr - 30 Abr

Trabalhos realizados na 18ª semana de 2020: limpezas, desinfeção, arranjos, obras...
A 18ª semana compreendeu apenas 4 dias de trabalhos porque esta sexta-feira dia 1 de maio é feriado, correspondente ao Dia Mundial do Trabalhador. Manteve-se o bom ritmo das obras no Cemitério da Guarda-gare e na Casa do Povo dos Galegos, e neste caso pode-se dizer que estamos a entrar na última fase das obras que já levam mais de um ano de concretização. No cemitério preparam-se as drenagens nos quatro talhões que estão prestes a ficar preenchidos. Na Casa do Povo dos Galegos completou-se a colocação de mosaicos e azulejos na parte edificada de novo, montou-se a estrutura de suporte do teto falso do salão antigo bem como a tubagem de aquecimento e exaustão. No restante efetuamos a limpeza na localidade de Alfarazes com o corte e remoção da vegetação que cresce nos arruamentos, na Praceta de São Cristóvão e na estrada de acesso aquela localidade, bem como realizamos a limpeza e corte de relva na extensão do Centro de Saúde na Guarda-gare, nos canteiros e no pavimento. Por último, na quinta-feira, iniciámos idêntico trabalho na Sequeira, começando a tarefa na zona residencial mais antiga e a continuar por mais uns dias na próxima semana. Procedemos a pequenos arranjos na EB1 da Póvoa do Mileu, no portão de entrada, preenchemos com cimento, num prédio da Avª da Igreja com o respetivo passeio e ainda repusemos um sinal vertical que, entretanto, esteve derrubado algum tempo. Demos ainda continuidade à colaboração com a ULS no que se refere à desinfeção do local onde procedem à realização dos testes à covid–19.

20 Abr - 24 Abr

Trabalhos realizados na 17ª semana de 2020: reinicio de obras...
Esta 17ª semana do ano de 2020, em que continuamos com o confinamento em consequência da pandemia, que compreendeu seis dias de trabalho para equipa "externa” da Freguesia! Seis dias porque mantivemos a colaboração com a ULS e de segunda-feira a sábado procedemos à desinfeção do local onde decorrem os testes, para despiste da infeção pelo vírus. O resto dos dias, de segunda-feira a sexta-feira, continuámos a tarefa do asseio urbano com o corte de vegetação e limpeza nas localidades da Freguesia. E esta semana concluímos na zona das Barreiras e depois nos Galegos e Catraia dos Galegos, onde teremos de regressar no início da semana. À sexta-feira é sempre possível procedermos à limpeza e manutenção das viaturas e equipamento utilizado nos serviços diários que realizamos. Registamos ainda que esta semana reiniciaram os trabalhos de requalificação do cemitério da Guarda-gare com início da realização dos trabalhos correspondentes à colocação de guias em redor dos 4 talhões existentes, começando assim uma melhor organização do que existia até ao presente. Apelamos à melhor compreensão das pessoas: compreendemos a sua menor satisfação com o estado em que se encontra o cemitério e agora com o atraso que a obra regista pois esteve parada praticamente um mês. Esperamos agora que a situação sanitária não comprometa o bom e permanente andamento da obra. Entretanto na Casa do Povo dos Galegos está a colocar-se, e a concluir-se na parte nova da obra, o conjunto de azulejos e mosaicos, iniciando-se ainda a preparação para a colocação do teto falso no salão existente. Podemos assim e agora dizer que esta importante obra iniciou nestas duas semanas os trabalhos finais porquanto agora falta a pintura para o pico do Verão, substituição e colocação do novo telhado, das janelas e das portas.

13 Abr - 17 Abr

Trabalhos realizados na 16ª semana de 2020: limpezas urbanas...
Esta 16ª semana compreendeu apenas quatro dias de trabalho e um deles foi tomado pela chuva, o que obrigou a alguma alteração de planos nos trabalhos de limpeza que vamos concretizando, com a equipa reduzida a 4/5 pessoas. Assim continuámos a limpeza com o corte de vegetação em áreas urbanas nomeadamente no Bairro da Luz, concluindo na Póvoa do Mileu onde já tínhamos andado na semana anterior. Procedemos ainda à limpeza dos cemitérios no que toca a flores que com o vento vão pulando de local para local bem como à drenagem da pouca água que tenha ficado empoçada e ainda ao alinho das sepulturas que porventura e com a chuva que caiu possam ter tido algum pequenino aluimento. Recolhemos o resto do equipamento e procedemos a uma limpeza mais profunda das casas de banho e da “casa da recolha de leite” localizadas na Sequeira. A finalizar a semana iniciamos os trabalhos de limpeza na zona das Barreiras onde teremos de continuar na próxima semana. Mantivemos a colaboração com a ULS procedendo à desinfeção do pavilhão do NERGA que é agora utilizado nos testes à covid-19. Na Sede da Junta foram entretanto colocados uns armários novos completando assim o revestimento da sala/despensa, que demorou cerca de três anos a ser concluído este investimento. Na Casa do Povo dos Galegos reforçou-se o trabalho de colocação de azulejos e mosaicos na parte nova que foi edificada no ano transato; e, começa agora a tomar forma o “princípio da conclusão” da obra que terá ainda uns meses pela frente.

6 Abr - 9 Abr

Trabalhos realizados na 15ª semana de 2020: desinfeção das áreas de teste à covid-19
Esta 15ª semana compreendeu menos dois dias de trabalho, mas os trabalhadores da Junta que se responsabilizaram por desinfetar a área de realização de testes à covid–19 cooperaram até mais do que um dia de trabalho, pois as equipas de enfermeiros fizeram os testes de despiste da doença, desde segunda-feira até ao dia de sábado. No resto da semana e com um dia de alguma precipitação realizámos a limpeza/asseio urbano na zona da Póvoa do Mileu e no Bairro da Luz, sendo que neste caso não foi concluída a tarefa, no decurso desta semana, mas sê-lo-á no decurso da próxima. De salientar também que esta semana e a pedido dos serviços procedemos à desinfeção da área envolvente dos Serviços de Agricultura e Florestas sediados na nossa cidade, na Urbanização Senhora dos Remédios. Recorde-se que esta semana é também a 4ª semana de reclusão a que estamos sujeitos em consequência da epidemia do Coronavírus e na verdade os trabalhadores do serviço de rua vão cumprindo o seu dia -a-dia num horário mais reduzido, mas ainda assim procurando manter a limpeza e asseio dos locais onde permanecem os cidadãos nas suas residências.

30 Mar - 3 Abr

Trabalhos realizados na 14ª semana de 2020: cuidados nas "Horta da Guarda"...
No decurso da 14ª semana, a terceira de quarentena, registamos essencialmente o melhor cuidado no terreno correspondente à horta comunitária da Freguesia -"Hortas da Guarda"-, onde andámos a cortar a vegetação intrusiva, a desramar árvores, a limpar lotes ainda livres e deixámos os depósitos de água cheios o suficiente para o caso de voltar a aquecer o tempo, não obstante a boa vinda da neve na 3ª feira, como há algum tempo não se via na nossa cidade. Reservou-se também um dia para deitar herbicida em todos os cemitérios sob a responsabilidade da Freguesia. Continuámos a nossa colaboração na desinfeção do local onde decorrem os testes da covid-19. Realizámos ainda a limpeza num dos caminhos rurais de Alfarazes que é contíguo aos terrenos da Freguesia e na estrada principal Alfarazes/Noéme.

23 Mar - 28 Mar

Trabalhos realizados na 13ª semana de 2020: desinfeção das ruas da cidade...
Esta 13ª semana do ano de 2020 coincide também com a segunda semana de “quarentena forçada”, em consequência do vírus que vai fazendo o seu percurso na sociedade. Os serviços administrativos da Freguesia, apesar de encerrados, sempre que necessários, um funcionário corresponde às solicitações em hora marcada; as obras no cemitério estiveram suspensas e na Casa do povo dos Galegos também pouco se acrescentou. No serviço da equipa externa toda a semana foi preenchida com desinfeção de locais públicos onde se regista alguma aglomeração de pessoas nomeadamente farmácias, mercado municipal, central de camionagem, zonas industriais, lares e unidades de saúde, etc Esta ação foi articulada com a Câmara Municipal que pagou os produtos e a Freguesia colocou o equipamento e os recursos humanos. Esta desinfeção obrigou a um suplemento de dia de trabalho, pois no sábado foi necessário realizarmos mais trabalho de desinfeção. Por outro lado, mantemos a desinfeção diária disponível no Quartel dos Bombeiros Voluntários, para a realização dos testes COVID -19, que ali decorrerem durante a tarde e/ou final de tarde.