Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Trabalhos

3 Ago - 7 Ago

Trabalhos realizados na 32ª semana de 2020: limpezas urbanas
Durante a 32ª semana continuamos com a limpeza e asseio urbano nomeadamente em Alfarazes e Bairro da Luz, onde andamos pela terceira vez no corrente ano cortando a vegetação que cresce nos passeios, nas bermas e onde é necessário apararmos também os arbustos e desramamos nas árvores os ramos que crescem e dificultam a passagem das pessoas. Ainda em Alfarazes procedemos ao arranjo dos três chafarizes e bem assim que limpámos o tanque que serve de lavadouro. Bem sabemos que outros bairros da cidade precisam e vão ter nas próximas semanas o mesmo tratamento. Aproximando-se a finalização da obra do cemitério da Guarda-gare e notando algum desleixo na limpeza e corte da vegetação utilizaram-se dois dias da semana para proceder a uma limpeza mais profunda do cemitério, cortando a vegetação entre sepulturas, lavando-as também e procedemos ao corte das ervas e outras espécies arbóreas junto à capela, onde ainda contamos proceder a um arranjo das escadas e da área da terra que circunda toda a capela. Deixamos também fotografias da finalização da pintura do interior da Casa do Povo dos Galegos, cuja obra de requalificação está também a concluir-se depois de mais de um ano de obra.

27 Jul - 31 Jul

Trabalhos realizados na 31ª semana de 2020: corte e limpeza de vegetação...
Para além da recolha de monos na segunda-feira, com o decurso desta 31ª semana cumprimos uma primeira limpeza de toda a zona urbana da freguesia. Finalizámos uma primeira volta com o corte e a limpeza de vegetação intrusiva na Urbanização do Torrão e completámos a limpeza nas Lameirinhas e Malmedra. Porém, noutros locais da freguesia já é necessário renovarmos aquele mesmo desempenho e renovarmos nas próximas semanas uma nova limpeza em todos os bairros e localidades contíguas à parte urbana. Dedicámos também dois dias da semana ao cuidado no Cemitério da Póvoa do Mileu com o corte da vegetação, limpeza dos talhões vazios, varredura e regularização do piso e alargámos a nossa intervenção à área envolvente do próprio cemitério em seu redor e também nos arruamentos conexos com a edificação cemiterial. Prestámos ainda a nossa colaboração à Associação de Jogos Tradicionais com a limpeza da ramagem e folhas no terreno em frente à sede daquela importante associação da Guarda que vai desenvolver um programa de aprendizagem a prática dos jogos tradicionais a realizar com crianças e jovens. A finalizar a semana, e para além da manutenção das máquinas e viaturas e respetiva limpeza, concretizámos o desbaste e limpeza da área envolvente à conhecida Capela do Bonfim retirando a vegetação intrusiva, aparando os arbustos, recolhendo o lixo e varredura de toda a área circundante. Deixamos igualmente algumas fotografias que exemplificam a continuação dos Trabalhos, neste caso, pintura do salão principal da Casa do Povo dos Galegos.

20 Jul - 24 Jul

Trabalhos realizados na 30ª semana de 2020: no Centro de Saúde da Guarda Gare...
A 30ª semana começou, como habitualmente acontece à segunda-feira, com a recolha dos “monstros” urbanos e alguma vegetação. Este serviço, e em razão do número de pedidos, avançou até terça-feira. Realizámos o corte e a limpeza da vegetação intrusiva, que cresceu em demasia, no jardim de infância de Alfarazes, no Bairro Nossa Senhora dos Remédios. Concretizamos o corte da relva no Centro de Saúde na Guarda-Gare aparando alguns ramos de árvores e mondámos os arbustos ali existentes. Efetuámos, entretanto, a limpeza nas Urbanizações das Sete Bicas, junto aos prédios contíguos a Av. Francisco Pissarra de Matos e por fim na Urbanização do Cabeço nas Ruas, Palmira Dinis da Fonseca e Sousa Martins. A Finalizar a semana iniciámos a mesma tarefa nas Lameirinhas e mais concretamente na urbanização do Barroco. Todas estas limpezas correspondem ao corte e limpeza da vegetação intrusiva que cresce nos passeios e nos terrenos públicos ainda sem utilização. Deixamos igualmente algumas fotografias que ilustram o desenvolvimento das obras no cemitério da Guarda-Gare cuja empreitada entra agora nos remates finais sendo que depois a Freguesia terá ainda de realizar alguns trabalhos até ao final do mês de outubro.

13 Jul - 17 Jul

Trabalhos realizados na 29ª semana de 2020: remoção do material arbustivo...
A 29ª semana correspondeu à mesma tarefa habitual neste período de verão; a remoção do material arbustivo que cresce um pouco por toda a cidade nos bairros e nas vias de comunicação. E realmente em alguns locais teremos de regressar pela terceira vez para que fique o corte suficiente para o tempo de verão até ao outono. Esta semana procedemos à limpeza em toda a urbanização do Pincho, junto ao Instituto Politécnico e idêntica tarefa nos Galegos, um dos casos que realizámos em pouco mais de dois meses pela segunda vez. A findar a semana ainda procedemos à regularização do piso térreo na Catraia dos Galegos. E claro na segunda-feira procedemos à recolha de monos/monstros urbanos. Entretanto concluiu-se a pavimentação a cubos de granito no cemitério da Guarda-Gare.

6 Jul - 10 Jul

Trabalhos realizados na 28ª semana de 2020: limpeza no Centro Apostólico, Escolas...
A 28ª semana começou como habitualmente com a recolha dos monos / monstros urbanos e ainda alguma vegetação resultante dos cortes efetuados pelos particulares. Entretanto durante os restantes dias continuaram as limpezas urbanas nomeadamente nos estabelecimentos de ensino do 1ºciclo Espírito Santo e Santa Zita. Prestámos também a nossa colaboração ao Tribunal Judicial da Guarda realizando o corte e a limpeza da vegetação que cresceu em demasia na área de estacionamento daquele edifício. Idêntico procedimento de apoio e colaboração tivemos para com o centro apostólico onde está preparada uma unidade de acolhimento para doentes COVID. Nesse local realizámos o desbaste dos arbustos e o corte da vegetação que se desenvolveu de forma a ocupar a via pública e foi necessário proceder ao corte e limpeza. Depois também a horta comunitária e semanalmente vai sendo objeto de intervenção com a rega das batatas e a manutenção do motor. A finalizar a semana de trabalho procedemos ao início do corte e limpeza na urbanização do Pincho que terá a sua continuidade e conclusão na próxima semana.

29 Jun - 3 Jul

Trabalhos realizados na 27ª semana de 2020: colaborações diversas...
A semana 27 começou com a recolha dos “monstros urbanos” que perdurou até ao dia de terça-feira. Entretanto e no âmbito da colaboração prestada ao Clube de Escape Livre procedemos à limpeza, corte e plantação de duas árvores na “Encosta do Tempo”, junto à torre de Menagem onde se encontra a cápsula do tempo reservando no seu interior 40 textos ”adivinhativos” da Guarda no ano de 2050, escritos por outras tantas personalidades associadas à nossa urbe. Procurámos, em interação com o pessoal da CMG deixar tudo o melhor possível para a atividade do dia 1 de julho, que todos os anos acontece durante o final da tarde. Paralelamente e correspondendo ao pedido dos docentes vamos tentando - com algum atraso em relação à data do pedido - realizar a limpeza dos logradouros escolares das escolas EB1 de Alfarazes, Adães Bermudes, Augusto Gil e EB 2,3 de São Miguel. Cuidámos ainda da horta comunitária onde foi necessário completar a preparação de mais um lote, remendar a tubagem e cortar a vegetação que cresce muito nos muros e nas rodeiras de passagem. Completámos o corte, e mais uma vez, da vegetação dos nossos terrenos em Alfarazes e ainda na urbanização da praceta São Cristóvão. O mesmo foi efetuado na rua da Escola Secundária da Sé, na rua Fernando Carvalho Rodrigues e na rua paralela à 5 de outubro. No final da semana, sexta-feira e sábado, deitámos herbicida nos sete cemitérios da Freguesia e idêntica tarefa na “parada” da Esquadra Distrital da PSP. Durante o dia de sábado e com o recurso ao aluguer de uma motoniveladora com o operador profissional iniciámos o processo de regularização do caminho rural da Brioleija com cerca de 2,5 Km. Por ora tratou-se apenas de regularizar o piso ao longo do seu percurso tornando-o mesmo esburacado e com algumas valetas para escoamento das águas. Bem sabemos que agora é necessário também o corte da vegetação e para ultrapassar a maior quantidade de poeira era conveniente algum saibro água e cilindro mas não o podemos concretizar tão depressa. Deixamos aqui o nosso pedido de desculpas a todos os utilizadores deste percurso pelo atraso registado na ação de regularização e apreciámos a fórmula original selecionada para nos comunicarem tal circunstância. Mas na realidade a última chuva forte deteriorou muito os caminhos públicos.

22 Jun - 26 Jun

Trabalhos realizados na 26ª semana de 2020: Horta e urbanizações...
Mais uma semana em que a limpeza urbana tomou conta na maior parte dos dias do trabalho nas ruas. Assim nesta 26ª semana o foco principal da nossa ação foram as Urbanizações das Covas e Giestas, para além de toda a envolvente à escola básica 2,3 Carolina Beatriz Ângelo. Trata-se de uma grande área residencial com algumas áreas/terrenos públicos onde, por ora, cresce a vegetação de forma desproporcionada. A horta comunitária mereceu também a nossa preocupação e o intuito de dar continuidade à tarefa na próxima semana de reparação de algumas fugas de água e manter limpos de vegetação os muros e os caminhos nos diversos socalcos. Reparámos entretanto uma pequena calçada no largo junto ao restaurante D. Garfo que aguardava desde janeiro ser recomposta.

15 Jun - 19 Jun

Trabalhos realizados na 25ª semana de 2020: limpeza em zonas residenciais...
Continuámos nesta 25ª semana a realizar a tarefa quase que “infindável” de limpeza e varredura da vegetação que cresce em zonas residenciais, nos passeios, nos lancis e igualmente em terrenos públicos existentes nas zonas residenciais. Concretamente restou-nos metade da semana para aquele efeito na Rasa, Carreiras Velhas e iniciamos na urbanização das Covas sendo que uma boa parte da semana foi utilizada para limpar a área envolvente das instalações da associação empresarial no Parque Industrial. Regressámos ao trabalho de “recolha de monos” que nos ocupou alguns dos trabalhadores durante dois dias. Houve ainda tempo para apoiar a limpeza e organização das duas lojas sociais que também muito oportunamente abrirão à comunidade. Na extensão do Centro de Saúde localizada na Guarda-Gare fizemos o corte da relva e o corte de alguns ramos das árvores e a varredura de toda área anexa ao edificado. Além das obras incluídas na empreitada de requalificação e alargamento do Cemitério da Guarda-Gare, a junta de freguesia considerou também necessário e de acordo com a disponibilidade financeira e do próprio andamento da obra concretizar algumas alterações que esta semana iniciámos com o derrube de um pequeno morro de terra e murete de suporte com intenção de reforçar a área de circulação dos cidadãos no acesso ao patamar inferior e quartos de banho. No restante a obra no cemitério tem continuado diariamente e já com a “montagem” definitiva dos quatro novos talhões para enterramentos e o início da pavimentação das áreas de passagem e circulação do novo cemitério. Também na casa do Povo dos Galegos foram colocas as últimas janelas e nova porta de entrada bem como preenchido teto falso com um equipamento medianamente ajustado a uma melhor insonorização do salão de convívio deste equipamento que face ao projeto definido está quase a concluir-se faltando agora a pintura, a colocação de portas e a iluminação/lâmpadas.

8 Jun - 12 Jun

Trabalhos realizados na 24ª semana de 2020: em Monte Barro e Quintazinha
A 24ª semana foi pequena porquanto o dia de sexta-feira foi dado aos funcionários do serviço externo, seja pela excelente resposta durante o tempo da pandemia que aceitaram estar todos os dias no trabalho, seja por nesta semana iniciaram o seu dia de trabalho pelas 6h30! Nos dois dias de trabalho foi possível concluirmos a limpeza de todos os aglomerados populacionais com maior incidência rural da nossa Freguesia, nomeadamente Monte Barro e Quintãzinha do Mouratão, que na segunda-feira e na terça-feira verificaram o esforço desenvolvido pelos nossos funcionários para realizarem o melhor trabalho. Ficou limpo o ringue polivalente da Freguesia localizado na Quintãzinha: na sua envolvente e no recinto. Entretanto concluiu-se o que faltava ser cortado e limpo na Cabreira. Realizámos ainda uma intervenção de manutenção no cemitério da Póvoa do Mileu cortando o bucho e varrendo o maior dos corredores ali existentes. Iniciámos ainda a limpeza da envolvente ao edifício sede da Associação Empresarial do Distrito, o NERGA, no Parque Industrial. Destacamos agora o bom ritmo no andamento das obras de requalificação e de alargamento do cemitério da Guarda Gare. Na verdade podemos comentar que se trata efectivamente de duas obras que decorrem em paralelo; uma delas compreende a obra correspondente à construção de um novo cemitério, que tem a particularidade de estar junto aos já existentes e que estão também a merecer uma profunda intervenção, que os pretende qualificar e ultrapassar algumas questões suscitadas pelos anos que já duram e para que haja uma maior compatibilização com o novo cemitério. Deixamos algumas fotografias que mostram precisamente o andamento simultâneo das obras em causa.

1 Jun - 5 Jun

Trabalhos realizados na 23ª semana de 2020: limpeza urbana e de caminho rural...
Mais uma semana em que o trabalho realizado no que se refere ao corte e limpeza da vegetação não completaram a “quantidade de limpeza” necessária para que se consiga ter a Freguesia, no seu todo, devidamente livre da “vegetação intrusiva” nas zonas residenciais e nos caminhos mais utilizados. Apenas conseguimos nesta 23ª semana a limpeza do aglomerado populacional do Carapito e parte da Cabreira bem como em todo o “Bairro da Caixa”. Por outro lado, e correspondendo a uma óbvia necessidade optámos por reservar uma manhã à limpeza da vegetação que cresceu no átrio da Sé Catedral. Reservamos ainda umas horas para o cuidado com a horta comunitária onde temos igualmente uma boa quantidade de batatas semeadas e que temos agora de ir acompanhando. Já no sábado e com o recurso à contratação de um equipamento adequado andámos no caminho térreo que liga a nossa Freguesia à Freguesia de Vale de Estrela e permite o acesso à torre de vigia e à carreira de tiro das forças de segurança. É um caminho que merecia ser pavimentado, mas por ora e enquanto não regressar a chuva forte vai permitir uma circulação mais facilitada para pessoas e viaturas. Deixamos ainda algumas fotografias alusivas ao andamento dos trabalhos de requalificação e alargamento no Cemitério da Guarda-Gare e também na Casa do Povo dos Galegos cujo dono de obra – o NDS – a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal têm vindo a apoiar. Registamos ainda a entrada ao serviço de um novo reboque que seguramente será muito útil em várias tarefas.