Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Trabalhos

19 Jun - 23 Jun

Trabalhos realizados na 25ª Semana de 2017: limpeza e recolha de vegetação...
Nesta 25ª semana normalizámos praticamente o funcionamento do serviço externo, não obstante termos tido ainda alguns pedidos a que tivemos de acorrer, para além dos que decorrem das nossas próprias actividades. No entanto, temos de reconhecer que não conseguimos corresponder, no que à limpeza da vegetação intrusiva diz respeito, em todos os locais, como é o nosso desejo. Por ora temos andado nos bairros residenciais e oportunamente seguiremos para os caminhos rurais. Assim, iniciámos a semana com a manutenção das máquinas e das viaturas, por a mesma não ter sido feita nas duas semanas anteriores. Mantivemos a rotina das segundas-feiras com a recolha dos monos e uma outra equipa realizou a limpeza na Urbanização da Tapada do Coelho e fez-se ainda a recolha da vegetação cortada nesta Urbanização e nas Urbanizações da semana transata: Malmedra, Fraternidade e Lameirinhas. Já na terça-feira toda a equipa concentrou esforços no corte, limpeza e recolha da vegetação na envolvente da Capela do Mileu e demos também início a idêntica tarefa em Alfarazes que concluímos apenas na quinta-feira com toda a limpeza da Rua Francisco Pissarra de Matos e Praceta São Cristóvão. As tarefas de limpeza da vegetação prolongaram-se, como não podia deixar de ser nesta altura do ano, para a zona do rio-Diz, mais concretamente nas bermas e nos taludes sobranceiros aquele arruamento. Andámos ainda na rua da Miranda e na travessa de acesso a residências junto à Quinta do Pina. Iniciámos esta semana a limpeza dos cemitérios da Freguesia. São sete, e ainda sem a devida conclusão, demos inicio à limpeza no cemitério da Guarda-gare, na passada sexta-feira. Nos terrenos junto à estrada do Noéme de Baixo, cuidámos da rega das árvores e de limpar a erva que já as estava a envolver em excesso. Lamenta-se o roubo de mais algumas árvores! Entretanto na obra do alargamento da Rua do Calvário, esta semana deu-se o reinício das operações e mais uns metros foram concluídos: definiu-se a localização da abertura em sintonia com quem nos deu a porção do terreno para o pequeno alargamento que estamos a efectuar. Na sexta-feira e no final da tarde realizámos as tarefas de limpeza, manutenção e preparação das máquinas e viaturas para a próxima semana. Por último, registamos que outra difícil tarefa é a que realizamos diariamente com o corte e rega da relva que ainda está sob a nossa responsabilidade.

12 Jun - 16 Jun

Trabalhos realizado na 24ª semana de 2017: cuidados com o Telheiro da Cabreira...
Mais uma semana marcada pelas intensas e elevadas temperaturas onde o sol pontua com muita presença… Como já referimos a Junta de Freguesia encontra-se com menos de metade dos colaboradores para o serviço externo, em relação aos anos anteriores. Esta referência é uma das principais razões porque não estamos a chegar tão atempadamente aos locais como anteriormente. E, a outra razão prende-se com o crescimento maior da vegetação intrusiva como consequência do estado do tempo, calor e mais calor sem qualquer pinga de chuva. Depois, esta 24ª semana teve um feriado religioso na quinta-feira e ficou marcada pela colaboração prestada aos bairros da freguesia que participam nos Santos do Bairro. Cuidámos ainda da inauguração do Telheiro Comunitário da Cabreira, no dia 18, que nos obrigou a ter quase um dia dedicado aos preparativos. Para além do que mencionámos, da rega das árvores nos baldios de Alfarazes, da relva e da recolha de monos, ainda andámos na limpeza urbana, na zona do Ferrinho, Bairro da Fraternidade, Lameirinhas e Malmedra onde ficaram os “montes” de palhuço para a próxima semana procedermos à sua recolha: pois não houve tempo para esta tarefa! Depois em Alfarazes concluímos o arranjo da berma e do passeio que tivemos de danificar para reparar a conduta da água que alimenta os chafarizes daquela localidade. No Forno dos Coviais pudemos também concluir o que tínhamos proposto nesta fase realizar e que foi a reparação das duas fornalhas para além de tudo o que já realizámos. Numa próxima etapa deixamos o forno comunitário com o sistema de extração do fumo. Mas, esta tarefa só deve ser concretizada em agosto/setembro e depois veremos se se consegue em 2017 ou já em 2018 concluir a regularização total do edifício. Por último assinalar ainda a nova limpeza efetuada nos tanques da Póvoa e dos Galegos.

5 Jun - 9 Jun

Trabalhos realizados na 23ª Semana de 2017: Forno dos Coviais de Baixo...
Continuámos essencialmente com a tarefa do asseio urbano em vários locais da Freguesia, o qual compreende a varredoura e o corte da vegetação intrusiva. Andámos no Bairro da Luz cuja limpeza concluímos e depois pelo Monte Barro e Quintazinha do Mourtão, bem como as principais vias de acesso a cada uma destas localidades da freguesia, considerando ainda os caminhos rurais ali existentes. Nesta 23ª semana fomos ainda efetuar a limpeza nos estabelecimentos do ensino do pré- escolar da Sequeira e Bairro do Pinheiro e também nas Escolas do 1º CEB da Póvoa do Mileu, da Sequeira e ainda do Bairro da Luz,;bem como no cemitério da Póvoa do Mileu. Conseguimos idêntico procedimento na área envolvente da Direção de Viação da Guarda-gare, onde passamos um dia cortando, mondando e limpando a zona de logradouro do edifício referido. Concluiu-se a 1ª Fase das obras no Forno Comunitário dos Coviais de Baixo: o arranjo das Fornalhas; o piso das mesmas foi recoberto com tijolo refractário; e praticamente metade das paredes das duas fornalhas foram igualmente tapadas com barro e tijolo de modo a tornar mais fácil o seu uso futuro, visto que as fornalhas são na sua totalidade em pedra e agora uma boa parte ficou forrada com um material de maior capacidade térmica. Por ora vamos parar as operações até que consigamos concluir, cremos que durante o mês de agosto, o sistema de extracção do fumo das duas fornalhas e depois dar-se-á a oportunidade a uma segunda fase, após o inicio do próximo mandato. Para além das tarefas habituais da recolha de monos, corte e rega da relva ainda houve a oportunidade de efectuarmos o corte da vegetação intrusiva que estava a crescer na Horta Comunitária bem como rever todo o sistema de condutas de água. Por outro lado continuou a obra de alargamento da rua do Calvário que nesta fase implica a realização do muro de suporte, numa extensão próxima dos 75 metros.

29 Mai - 2 Jun

Trabalhos realizados na 22ª Semana de 2017: chafarizes de Alfarazes.
Esta 22ª semana fica claramente marcada pela continuação e, felizmente, cremos, conclusão da obra de reparação da conduta de abastecimento de água dos chafarizes em Alfarazes a partir de uma nascente no alto da cidade, que finda numa mina perto daquela zona baixa da Freguesia. São 4 chafarizes e ainda um tanque de lavagem de roupa alimentados por aquela nascente e ainda costuma sobrar água para a rega de algumas terras e cultivo. Acontece que ultimamente a água não estava a chegar à totalidade dos chafarizes e apesar dos esforços e pequenas intervenções não conseguimos reparar devidamente a conduta em causa. Durante o final da semana transata optámos por efetuar uma reparação mais profunda com recurso a equipamento mais pesado e a pessoas com um maior conhecimento sobre esta área. Tratou-se de uma intervenção com algum grau de incerteza, porquanto não conhecemos a localização da conduta e efetivamente o que pode ser encontrado quando se começa a abrir a vala. Tanto quanto nos pareceu a água na sexta-feira começou a correr em todos os chafarizes e estamos em crer que teremos resolvido o problema. A obra em causa compreendeu a substituição da maior parte da conduta de água entre a mina e a primeira torneira de segurança numa extensão superior a 130 metros. Depois na mina fizemos a limpeza completa, reforçámos o muro de proteção e substituímos duas das paredes que estavam caídas. Foi um trabalho moroso que obrigou a abrir uma vala com 3 metros de profundidade, descobrir a conduta danificada e claro a um gasto significativo que não estava previsto. Durante quase duas semanas foi necessário o recurso a mais de 8/10 colaboradores para além do serviço especializado em retroescavadora. Ora esta tarefa conduziu-nos à quase paragem e mesmo paragem de outros trabalhos nomeadamente a limpeza de bairros. Procedemos à limpeza da vegetação intrusiva e corte e monda de arbustos no jardim-de-infância de Alfarazes/Bairro Nossa Senhora dos Remédios. Idêntico procedimento na sede da Associação Distrital dos Surdos concluindo estas duas tarefas iniciadas na semana transata bem como no Centro Escolar da Sequeira. Entretanto no início da semana ainda iniciámos o reforço das fornalhas do forno comunitário dos Coviais de Baixo mas não foi concluída esta tarefa, tal como no alargamento da rua do Calvário que nada foi possível avançar por via da deslocação da máquina retroescavadora para Alfarazes. Iniciámos a limpeza no Bairro da Luz e no Bairro Nossa Senhora dos Remédios concluindo entretanto a limpeza no Bairro da Caixa. Também outra tarefa que nos obrigou a um reforço de deslocação dos funcionários foi a limpeza no logradouro das instalações da delegação do IPDJ que implicou dois dias e meio de trabalho para além do restante apoio e colaboração que temos dado ao SIAC na Pousada da Juventude limpando, preparando os quartos e servindo os pequenos – almoços.

22 Mai - 26 Mai

Trabalhos realizados na 21ª semana de 2017: limpezas nas escolas e JI.
A presença dos colaboradores da Freguesia, nesta 21ª semana, manteve-se no âmbito da limpeza urbana em alguns bairros da cidade. Nomeadamente, iniciámos e durante a semana estivemos no Bairro da Caixa e na envolvente, concluindo a tarefa a que nos propusemos. Depois disponibilizámos a nossa colaboração e procedemos ao corte de vegetação e limpeza nas instalações da Associação de Surdos do Distrito da Guarda, nos Jardins de Infância de Alfarazes, do Bairro da Luz, da Sé e nas escolas do 1º Ciclo das Lameirinhas, Espírito Santo e Bairro da Luz. Iniciámos e praticamente concluímos a tarefa de limpeza no Bairro da Luz, passamos ainda na Tapada do Coelho e nas Barreiras. Outro trabalho que seguramente nos vai acompanhar por mais algum tempo é o que iniciámos na quinta-feira em Alfarazes e que pretende ultrapassar a dificuldade de fazer chegar a água de uma nascente a todos os chafarizes daquela localidade, como anteriormente acontecia. Trata-se de uma tarefa que, além de nos obrigar a gasto financeiro, não a conseguimos totalmente definir porquanto não sabemos até ao momento qual o grau de intervenção necessária! Por via dos recursos humanos necessários para aquela obra atrasaram-se os "trabalhos em execução": nas obras de melhoria das fornalhas no forno comunitário dos Coviais-de-Baixo só podemos trabalhar na terça–feira; também o alargamento da rua do Calvário sofreu uma paragem pela necessidade da máquina retroescavadora proceder à abertura de uma vala. Reforça-se ainda a regular recolha de monos à segunda–feira e o corte e rega de pequenos relvados em várias zonas da Freguesia.

15 Mai - 19 Mai

Trabalhos realizados na 20ª semana de 2017-Limpezas exteriores
Mantivemos durante a 20ª semana o continuado e nunca finalizado trabalho do corte das ervas e da vegetação intrusiva na área urbana da Freguesia. Mas também começamos a olhar e a desenvolver a mesma tarefa nos caminhos rurais e mesmo em estradas pavimentadas de ligação entre várias zonas Freguesia. Em relação aos bairros na área urbana a semana foi passada no Bairro de São Domingos, Meia-Lua, Camalhão, Bairro do Torrão, Rio - Diz, Castelos Velhos e Ruas Miguel Unamuno e Prof. Dr. Fernando Carvalho Rodrigues. Mantivemos o corte e a rega de relva nos canteiros sob a nossa responsabilidade e que transitaram das Ex- Freguesias. Por outro lado e com o destroçador de bermas percorremos vários caminhos rurais e pavimentos da Freguesia nomeadamente junto ao Canil, Rua do Outeiro, Rasa, Galegos, Catraia dos Galegos, Barreiras e Póvoa do Mileu. Também procedemos à limpeza e corte da vegetação em alguns lotes localizados na urbanização de São Miguel. Após o trabalho realizado com este equipamento procedeu-se a uma volta com as motos roçadoras e os sopradoros para completarmos o melhor possível o corte da vegetação intrusiva. Entretanto prestámos colaboração na EB 2,3 de São Miguel efetuando uma limpeza geral à envolvente dos edifícios cortando a vegetação, cortando a relva, mondando as sebes, deixando o estabelecimento de ensino mais acolhedor para o intervalo dos alunos e também para receberem os encarregados de educação numa atividade do plano de ação da escola.

8 Mai - 11 Mai

Trabalhos realizados na 19ª semana de 2017: limpezas urbanas...
Durante esta 19ª semana mantivemos o nosso principal enfoque nos trabalhos de asseio urbano, que alias se vão manter durante os próximos tempos. Desde logo temos uma equipa mais reduzida de trabalhadores e o aumento acelerado das temperaturas auxiliam ao maior crescimento da vegetação intrusiva. A limpeza urbana situou–se essencialmente na conclusão dos trabalhos na EB1 da Santa Zita, na urbanização da Corredoura e na Meia–Lua seguindo–se depois o inicio da mesma tarefa na urbanização do Torrão e na rua da Ferrinha, as quais vão ser concluídas na próxima semana. Depois colaborámos no desfile académico com a cedência de duas viaturas e dois motoristas. A rega e corte de relva em vários canteiros e a recolha de monos continuam também a reclamar algum tempo e colaboradores, bem como a recolha de restos de jardinagem de alguns terrenos. Por outro lado e no largo posterior ao Centro Cultural de São Miguel desenvolvemos uma intervenção que se traduziu na regularização do piso e colocação de pavê e lancis, numa zona de estacionamento que estava inutilizada há alguns anos. Efetuámos depois a limpeza de vegetação intrusiva nas imediações contíguas aos dois estaleiros que temos na Rasa e Alfarazes. Com a chegada da chuva na quinta-feira dedicámo-nos mais ao continuado processo de arrumação nos armazéns da freguesia nomeadamente nas garagens que pertenciam às ex-freguesias de São Miguel e São Vicente, acumulando esta tarefa com a reorganização do arquivo na garagem de São Miguel e no edifício sede da freguesia, no Solar dos Póvoas. Como já antes referimos esta tarefa de organização dos armazéns e dos arquivos é apenas realizada quando as condições atmosféricas não permitem o trabalho externo pelo que o desempenho não ficará totalmente concluído até final do mandato, mas o essencial está praticamente realizado. Continua também a obra de requalificação do forno comunitário dos Coviais–de-Baixo como se descreve e ilustra nos "Trabalhos em execução"...

2 Mai - 5 Mai

Trabalhos da 18ª Semana de 2017 : limpeza de estradas e caminhos...
Esta 18ª semana teve um feriado logo no seu início pelo que se resumiu a quatro dias de trabalho. E com a visita da chuva na sexta-feira também algumas alterações tivemos de operar. Pela freguesia notou-se um crescimento da vegetação intrusiva e o menor número de pessoas ao serviço, em comparação com o ano anterior, faz com que não seja possível corresponder com a brevidade exigida. Ainda assim vamos continuando com os trabalhos da limpeza urbana e esta semana concluímos essas tarefas no Bairro do Pinheiro; e na Rasa ficou quase concluída idêntica limpeza que cuida do corte das ervas que crescem abundantemente nos passeios e nas bermas das vias públicas tal como nos pequenos canteiros. Trata-se do corte, depois da limpeza e também da varredura das estradas e caminhos nas urbanizações e caminhos da freguesia. Por outro lado, efetuámos a lavagem dos tanques/lavadouros públicos existentes na Rasa e no Carapito de São Salvador. Para além da lavagem foi necessário procedermos à remendagem dos mesmos pois encontravam-se a perder água por vários locais. Procedeu-se ainda à limpeza do terreno localizado na Urbanização das Covas onde temos plantadas quase sessenta árvores de fruto. Para além da limpeza foi depois necessário efetuar a passagem da grade, lavrar o terreno e afundar um pouco mais as covas em redor das árvores. Iniciámos ainda a limpeza na escola EB 1 da Santa Zita mas não foi possível concluir nesta semana porque na sexta-feira com a chuva outras tarefas desenvolvemos nomeadamente realizar operações de manutenção das máquinas. Continuou-se o trabalho na obra de requalificação do forno comunitário dos Covais-de-Baixo (ver nos trabalhos em execução) e ainda na rearrumação dos armazéns e arquivos.

24 Abr - 28 Abr

Trabalhos da 17ª Semana de 2017 : limpeza em vários bairros residenciais
Uma 17ª semana marcada pela limpeza em vários bairros residenciais da freguesia. A vegetação intrusiva cresceu rapidamente com a subida das temperaturas e em locais onde estivemos nem há 2/3 meses estão hoje a carecer de nova intervenção. Assim estivemos na Rua do Amparo e das Rosas e iniciámos o corte de vegetação intrusiva com a consequente limpeza dos locais nas ruas do Caminho de Ferro, Bairro Nª Srª de Fátima e Bertas. Concluímos idêntica tarefa em Alfarazes e prosseguimos na zona do Rosmaninhal. No Bairro do Pinheiro ainda procedemos também à limpeza do logradouro do Jardim-de-Infância. Outra tarefa concretizada durante a semana compreendeu a limpeza de alguns dos tanques e lavadouros públicos que temos na freguesia. Assim só foi possível procedermos à limpeza dos tanques durante os dias de quinta e sexta-feira e apenas efetuámos a limpeza nos tanques da Póvoa do Mileu, Quintazinha do Mouratão, Sequeira e Galegos, restando para a semana os tanques da Rasa, Carapito e Alfarazes porquanto o da Cabreira está ainda em bom estado. Mantivemos a rega semanal das árvores de fruto plantadas nos “baldios” de Alfarazes, a recolha de monos e a rega e corte de relva nos diversos canteiros sob a nossa responsabilidade. Continuámos a reconversão e melhoria dos armazéns da freguesia procurando rentabilizar a sua ocupação para as necessidades que ainda temos. Desta vez realizámos mais uma divisória na garagem localizada na Guarda-gare que servirá para transferir o arquivo ainda menos bem acondicionado na garagem da ex-freguesia de São Vicente. Continuam também em bom ritmo a recuperação do forno comunitário dos Coviais de Baixo: veja a evolução das obras nos "Trabalhos em execução".

17 Abr - 21 Abr

Trabalhos da 16ª Semana de 2017: obras e limpezas diversas...
Na 16ª semana iniciámos a requalificação do forno comunitário dos Coviais-de-Baixo: obras que exigirão algum tempo; e que, por esse motivo, podem acompanhar nos "Trabalhos em execução". Continuam os trabalhos de limpeza de vegetação intrusiva pelos diversos bairros da cidade e outras limpezas de caminhos rurais. Esta semana completámos a limpeza urbana em Alfarazes, num caminho em Monte Barro, procedemos à rega das árvores em Alfarazes, percorremos as árvores na Avª da Estação e S. Miguel, procedeu–se à limpeza na urbanização da Corredoura e iniciámos idêntica tarefa na urbanização das Bertas e Nossa Senhora de Fátima. Como sempre à segunda–feira efetuámos a recolha de monos e procedemos ao corte e rega da relva que está sob a nossa responsabilidade.