Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Trabalhos

11 Jun - 15 Jun

Trabalhos da 24ª Semana de 2018: limpeza e corte de ervas.
Esta 24ª semana compreendeu, pode afirmar-se, o início de um período marcado pela subida da temperatura e muito sol a auxiliar o crescimento das ervas ao longo das bermas dos caminhos e nos arruamentos dos bairros e área rural. Daí que a limpeza e corte, nestas zonas, das ervas vai praticamente esgotar o trabalho dos funcionários da Freguesia. Assim iniciámos e praticamente concluímos a limpeza no Bairro do Pinheiro, depois avançamos para o Bairro de São Domingos e na Sequeira. Em qualquer um dos bairros procurou-se completar o corte da vegetação agreste nos passeios, bermas, valetas, caldeiras das árvores e ainda em terrenos públicos com alguma dimensão que ainda não estão tratados. Prestou-se também toda a colaboração possível ao II Festival de Música de Coral Cidade da Guarda bem como aos festejos dos Santos Populares na zona de São Vicente. Completaram-se-se ainda as reparações na EB1 do Espírito Santo; procedeu-se à colocação de uma torneira no chafariz da Cabreira; na horta comunitária avançou-se um pouco mais na preparação do terreno e na envolvente bem como realizámos a limpeza do tanque da Póvoa do Mileu.

4 Jun - 8 Jun

Trabalhos realizados na 23ª semana de 2018: limpeza (corte de vegetação) urbana.
Mais uma semana onde a limpeza e corte da vegetação intrusiva foi a nossa principal preocupação. E vai continuar a sê-lo por todo o período de verão pois com um menor número de pessoas a trabalhar e o crescimento permanente da vegetação, mais tempo é necessário para procurarmos chegar a todo o lado onde se justifique a intervenção. Ainda assim esta 23ª semana compreendeu também alguns dias de trabalho na churrasqueira e forno na Casa da Sagrada Família, conforme pode acompanhar nos "trabalhos em execução"; e, o principal da nossa colaboração está praticamente concluído. Em termos de limpeza, e apesar de alguns dos dias a chuva ter impedido a continuidade do trabalho, foi possível concluir a tarefa na Urbanização da Tapada do Coelho, no Bairro da Caixa e ainda iniciámos na Urbanização dos Castelos Velhos e na rua contigua à Escola Secundária da Sé. Prestámos ainda a colaboração na escola básica do 1º Ciclo do Espírito Santo com o arranjo e substituição de torneiras e sanitários. Foi possível lavar o tanque na Póvoa do Mileu: continuando em execução (ver "trabalhos em execução") esta tarefa nos tanques da Freguesia. Fez-se ainda limpeza da vegetação em todos os cemitérios da freguesia.

28 Mai - 1 Jun

Trabalhos realizados na 22ª semana de 2018: limpeza no adro da Capela do Mileu.
Uma semana mais marcada pela limpeza da vegetação intrusiva que pulula na maior parte dos bairros da cidade... Mas, apenas conseguimos nesta 22ª semana, com um dia a menos por quanto 5ªfeira foi feriado, proceder à limpeza da urbanização do Camalhão e da Corredoura. Depois, na quarta e sexta-feira foram dois dias dedicados ao corte da vegetação em redor da Capela da Senhora do Mileu e ainda na área das escavações arqueológicas que se localizam também na proximidade da referida edificação religiosa. No último dia da semana de trabalho iniciámos a mesma tarefa na urbanização da Tapada do Coelho que terá ainda de sofrer uma última visita na próxima semana. Como já referimos esta tarefa consiste no corte da vegetação, limpeza do que for cortado, pequenos desbastes nas árvores cujos ramos estejam a prejudicar casas ou a circulação de pessoas bem como mondar as espécies arbustivas que cobrem algumas áreas ajardinadas. A bom ritmo continua a obra na Casa Sagrada Família, com o início da colocação do revestimento, a tijolo burro, da estrutura em cimento, para além da conclusão das paredes de resguardo e proteção do grelhador e do forno; o que, continuamos a mostrar os "trabalhos em execução". Face ao menor número de colaboradores temos a noção que vamos demorar um pouco mais de tempo para chegar a todo lado onde costumamos comparecer.

21 Mai - 25 Mai

Trabalhos realizados na 21ª semana de 2018: limpeza urbana.
Continuámos nesta 21ª semana a obra do grelhador e forno na casa da Sagrada Família, conforme é possível verificar nos "trabalhos em execução". Também se manteve a limpeza urbana, que verificou a finalização da mesma na localidade de Alfarazes e continuou em parte, na Sequeira e ainda na Urbanização da Corredoura. Tanto num como noutro local não conseguimos ainda concluir as tarefas devidamente até porque na quarta-feira a chuva praticamente inviabilizou o trabalho. Acresce que as condições atmosféricas propiciam um crescimento exponencial da vegetação nas bermas, nos passeios e nos lotes ainda sem requalificação alguma. Depois, com menos de metade dos colaboradores, vamos seguramente demorar mais tempo a chegar a todos os locais onde habitualmente nos deslocamos para o corte e limpeza da vegetação. Na sexta-feira e após autorização dos proprietários iniciámos a regularização e preparação de parte do terreno para a continuação dos trabalhos na horta comunitária, conforme descrevemos nos "trabalhos em execução".

14 Mai - 18 Mai

Trabalhos realizados na 20ª semana de 2018: limpezas em Escolas e JI.
Uma semana que fica principalmente marcada pelo trabalho de limpeza das escolas e jardins-de-infância (JI), a par de trabalhos semelhantes noutras áreas da Freguesia. Demos sequência e findámos a limpeza nos Galegos bem como procedemos à remendagem de buracos na via pública. Ainda limpámos atrás do edifício Sede Deliberativa da Freguesia. Continuámos, como é possível verificar nos "trabalhos em execução", a “construção” do grelhador e forno na Casa da Sagrada Família, com a aquisição e colocação do forno e conclusão da parede principal de suporte à estrutura em construção. Com as ervas a crescer e o fim do ano letivo a chegar e respondendo ao pedido de alguns docentes, direcionámos o nosso trabalho para a limpeza dos logradouros escolares e dirigimos a nossa ação para o Centro Escolar da Sequeira, Bairro do Pinheiro, Póvoa do Mileu, Bairro da Luz e Lameirinhas.

7 Mai - 11 Mai

Trabalhos realizados na 19ª semana de 2018: logradouro da EB1 de Stª Zita.
A maior parte da 19ª semana foi direcionada para a continuação dos trabalhos de limpeza urbana nomeadamente na localidade dos Galegos, Catraia dos Galegos e ainda na estrada principal que serve as localidades designadas. Entretanto mantivemos também a intervenção na Casa da Sagrada Família com a construção de um forno, grelhador e cobertura que, no que a Freguesia se comprometeu a fazer, se prolongará com certeza até ao final do mês de junho; pelo que, poderá acompanhar, nomeadamente através das fotos em "trabalhos em execução". Iniciámos igualmente a limpeza dos tanques existentes nas várias localidades da Freguesia, a saber: Alfarazes, Rio-Diz, Sequeira, Galegos, Quintazinha do Mouratão, Monte Barro e Rasa. Sendo um trabalho moroso, também acompanharemos e poderão visualizar as fotos nos "trabalhos em execução". Concluímos a semana com a limpeza do logradouro da Escola Básica da Santa Zita.

30 Abr - 4 Mai

Trabalhos realizados na 18ª semana de 2018: limpeza nos Galegos.
Esta 18ª semana teve apenas três dias de trabalho e nesses dias deu-se continuidade ao que vinha sendo executado, nomeadamente os trabalhos de limpeza nos Galegos, nos sete cemitérios sob a responsabilidade da Junta de Freguesia e a obra na Casa da Sagrada Família. O desenvolvimento desta obra pode ser acompanhado nos "trabalhos em execução". Com o recurso a calceteiros foi possível ainda concluir o trabalho de colocação de cubos de granito na Rua do Calvário e ainda no acesso ao tanque de lavagem de roupa na localidade do Carapito: dois processos que estavam pendentes e que agora conheceram o seu início, e na mesma semana, a sua conclusão. Ambos são descritos e ilustrados com fotografia nos "trabalhos em execução", na "R. do Calvário" e nos "tanques públicos", respetivamente. Foi ainda possível a colocação de uma tampa no sumidouro na Rua Fernanda Ribeiro e a melhor fixação do balde de resíduos no Jardim-de infância de Alfarazes, no Bairro Nossa Senhora dos Remédios.

23 Abr - 27 Abr

Trabalhos realizados na 17ª semana de 2018: passeio urbano.
Com a 17ª semana iniciámos a colaboração com a Casa da Sagrada Família cuja finalidade é a construção de dois telheiros... É uma obra que vai consumir muitos dias e semanas, provavelmente até ao meado do mês de Junho. Pelo que, poderá acompanhar/visualizar o seu desenvolvimento, nos "Trabalhos em Execução" deste site... Uma outra equipa de trabalho, desenvolveu as tarefas de limpeza e asseio urbano na zona da Avª da Estação, R. da Veiga e Urbanização de São Miguel, ficando ainda por concluir a passagem por todos os locais habituais nesta zona da Freguesia. Deslocámos-mos ainda ao edifício do Jardim de Infância de Alfarazes, onde efetuámos a limpeza da área do logradouro e envolvente ao edifício escolar, bem como o corte e desbaste dos arbustos ali existentes.

16 Abr - 20 Abr

Trabalhos realizados na 16ª semana de 2018: limpezas em Alfarazes e Quintazinha.
Continuámos nesta 16ª semana o trabalho de regularização de alguns dos múltiplos caminhos rurais sob a responsabilidade da freguesia. E como antecipámos a transacta semana estamos a realizar aquela tarefa com o recurso a equipamento mais adequado à finalidade em causa. Para além do touvenam cedido pela CIMPOR recorremos ao serviço de uma niveladora e de um cilindro mais potente. Permitiu-nos assim ficar, ao fim desta semana, com 4 caminhos em muito melhores condições de circulação e esperemos -foi essa a razão principal do maior empenho financeiro- que tal estado de conservação possa manter-se por mais tempo. Concluímos os caminhos do Cabroeiro, do Carapito e no Rio Diz e ainda numa via de acesso a umas residências unifamiliares na zona das Barreiras. Estamos em crer que se tratou de um bom investimento pois que agora circula-se muito melhor seja a pé ou em qualquer tipo de viatura. Igualmente iniciámos e concluímos a limpeza das ervas maiores e mais pequenas nas localidades de Alfarazes e Quintãzinha do Mouratão, nomeadamente do seu parque de merendas. Houve ainda a oportunidade de começarmos a recolha de pedras e corte da vegetação nos terrenos da Freguesia no Noéme de Cima e de Baixo, mas esta tarefa vai sendo desenvolvida na medida das nossas disponibilidades.

9 Abr - 13 Abr

Trabalhos da 15ª semana de 2018: regularização de caminhos.
Nesta 15ª semana continuou a chuva a marcar um pouco a agenda dos trabalhos, pois na segunda e terça-feira ainda podemos observar muitas horas de pluviosidade contínua. No entanto os trabalhos da semana continuaram também a ser marcados pela melhor regularização nos caminhos rurais mais circulados pelas pessoas. Referimo-nos ao caminho do Cabroeiro e do Carapito que nos obrigaram a recorrer à contratação de máquinas mais adequadas ao transporte, compactação e nivelamento do piso pelo que cremos ter conseguido um resultado final mais adequado ao tipo de caminho em causa. Noutra zona da Freguesia fizemos o corte da vegetação e desbaste de árvores para garantir a melhor circulação de jovens e menos jovens, num dos acessos pedonais à escola EB 2,3 Carolina Beatriz Ângelo, na urbanização das Covas. Convém ressalvar que neste momento e por um par de meses estamos a prestar o serviço com uma redução acentuada de recursos humanos pois terminaram a 31/03 os seus contratos de trabalho no âmbito dos programas ocupacionais cerca de 8 cidadãos; o que, naturalmente vai dificultar o agendamento dos trabalhos e causar alguma demora na resposta a necessidades de limpeza e pequenas intervenções já identificadas.