Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Trabalhos

12 Ago - 16 Ago

Trabalhos realizados na 33ª semana de 2019: limpezas e colaborações diversas
A 33ª semana correspondeu a três dias úteis de trabalho porquanto juntámos ao feriado de quinta-feira o dia de sexta-feira também ela livre de trabalhos para os funcionários do serviço externo em razão da sua disponibilidade que é de louvar em vários sábados e domingos de trabalho extraordinário. Por outro lado nestes três dias de trabalho prestámos toda a colaboração às Festas nas localidades da Póvoa do Mileu e na Quintãzinha do Mouratão. Para além das limpezas habituais auxiliámos na montagem de palcos, iluminações e outros elementos necessários para o brilho dos festejos nas duas localidades que se prolongaram pelo feriado e fim-de-semana.

5 Ago - 9 Ago

Trabalhos realizados na 32ª semana de 2019: limpeza urbana
Estamos em pleno mês de Agosto com um verão um tanto diferente dos anos anteriores mas ainda assim e apesar das temperaturas não serem tão altas mantem-se a dificuldade em gerir o corte da vegetação intrusiva. Entretanto este mês corresponde também ao tradicional tempo de férias dos funcionários que nos obriga a reduzir a equipa de serviço no exterior e igualmente nos serviços administrativos. Nesta 32ª semana toda ela foi dedicada apenas à recolha dos “monstros” e depois ao corte e limpeza urbana nas localidades da Quinta do Zambito, na Sequeira, na Urbanização das Águas Santas e prosseguimos idêntica tarefa nas Carreiras Velhas e na Urbanização da Corredoura. E Claro no final da semana, sexta-feira, a habitual limpeza e manutenção dos equipamentos utilizados.

29 Jul - 2 Ago

Trabalhos realizados na 31ª semana de 2019: limpeza e regularização de caminhos
No decurso desta última semana de julho, correspondente à 31ª semana do ano de 2019, continuámos com as operações de limpeza em caminhos e bairros residenciais. Acresce que em articulação com a Câmara Municipal está-se a completar a regularização de 4 caminhos razoavelmente circulados por pessoas e viaturas de apoio à atividade agrícola de pequenos proprietários. Nestes caminhos regularizou-se o pavimento, abriram-se as valetas e os respetivos boeiros. A acompanhar esta importante tarefa a Junta de Freguesia procedeu também ao corte da vegetação e no conjunto facilitou-se a circulação de peões e viaturas pelo menos até ás primeiras chuvas. Os 4 caminhos correspondem ao Cabroeiro, do Zambito, junto do cemitério novo da cidade e do Carapito. Estamos em crer e para o que resta do verão teremos estes caminhos térreos com razoáveis condições de circulação. O Bairro da Luz e a Quinta da Sardinha bem como a envolvência do cemitério da Póvoa do Mileu nas Barreiras mereceram igualmente o trabalho dos colaboradores da Freguesia que limparam, cortaram e mondaram deixando estas áreas urbanizadas com um outro arranjo e dignidade.

22 Jul - 26 Jul

Trabalhos realizados na 30ª semana de 2019: limpeza urbana e apoios diversos
Continuámos nesta 30ª semana com a tarefa da limpeza urbana e vamos já na terceira vez que, este ano, realizamos aquela tarefa no Carapito e Cabreira, onde preenchemos metade da semana, completando a tarefa a que nos tínhamos proposto. Mas na quinta e sexta–feira não pudemos continuar noutros locais da Freguesia para que pudéssemos prestar apoio a algumas Associações, no transporte de mobiliário cedido pela EDP. Algum do mobiliário oferecido foi-o também à própria Freguesia, onde se incluem mesas, cadeiras e secretárias. No final da semana fizemos a entrega/empréstimo de uma viatura à Associação do Bairro da Luz após a sua preparação. Demos ainda colaboração à organização que na sexta-feira à noite promoveu uma noite de fado no Paço do Biu, na zona histórica de São Vicente. Foi necessário limpar o arruamento, colocar a iluminação e as bandeirolas, para deixar o toque festivo. Ao final da jornada completámos a devida limpeza nas máquinas e viaturas.

15 Jul - 19 Jul

Trabalhos realizados na 29ª semana de 2019: conclusão da limpeza nos cemitérios
Concluímos nesta 29.ª semana a limpeza de todos os cemitérios e ministrámos um pouco de herbicida em todos eles para evitar o crescimento da vegetação. A limpeza nos cemitérios correspondeu ao corte da vegetação, à retirada das terras e pedras que se deixam amontoadas aquando da abertura dos covais, por parte das empresas da área e igualmente efetuamos o nivelamento do terreno e das sepulturas, nestes casos, quando é pouco acentuado a desnível registado. Por outro lado conseguiu realizar-se a limpeza urbana em Alfarazes e nos Galegos, nos dois estaleiros da Freguesia – em Alfarazes e na Rasa – bem como em alguns espaços públicos na rua Cidade de Wattrelos, na Monsenhor Mendes do Carmo e na rua da Igreja. Correspondendo aos pedidos foi ainda possível deslocar-nos e responder às solicitações para a limpeza nos estabelecimentos de ensino do Jardim de Infância da Póvoa do Mileu e no Centro Escolar da Sequeira. Prestámos ainda atenção ao grupo de férias de jovens que quis utilizar o forno da Sequeira para fazerem pão e biscoitos; e, transportámos as peças e pinturas entre as escolas de São Miguel e da Sé. Por último houve necessidade de recorrermos a algumas das horas de trabalho para efetuarmos a limpeza e manutenção da maquinaria e viaturas da Freguesia.

8 Jul - 12 Jul

Trabalhos realizados na 28ª semana de 2019: limpeza exterior no IPDJ
A 28.ª semana fica essencialmente marcada pela limpeza que realizámos no logradouro das instalações da Delegação Regional do Instituto Português do Desporto e da Juventude e da atenção conferida aos cemitérios da Freguesia. As instalações do IPDJ levaram praticamente metade da semana de trabalho com o corte da vegetação, mondar a vegetação do tipo arbustivo, cortar os ramos maiores das árvores e realizar o transporte de todo o material lenhoso. Aos sete cemitérios da Freguesia foi dedicada atenção apenas nos dois últimos dias da semana sendo possível realizar a limpeza e corte de vegetação apenas em quatro dos sete cemitérios. Efetivamente seja pelo menor número de pessoas ao serviço seja pelo maior crescimento da vegetação estamos a demorar um pouco mais na resposta a um efetiva e pronta limpeza do espaço público.

1 Jul - 5 Jul

Trabalhos realizados na 27ª semana de 2019: Clubes Equestre e Escape Livre.
Esta 27ª Semana deu-se sequência ao que findámos na anterior, nomeadamente na colaboração prestada ao Escape Livre com a presença de dois dos nossos colaboradores na “montagem e desmontagem” de tudo o que foi necessário: plantar a árvore, transportar o mobiliário necessário e naturalmente voltar a repor tudo como estava inicialmente. Esta primeira semana de Julho terminou também, na sexta-feira e depois no sábado, com o apoio prestado ao Clube Equestre da Guarda na sua importante iniciativa que corresponde à romagem a cavalo da Nossa Senhora da Ajuda, que percorre em vários dias os concelhos de Seia, Gouveia, Celorico, Guarda, Pinhel e finalmente Almeida, na Malhada Sorda. Para além de algum apoio financeiro a principal colaboração prestada regista-se ao nível da montagem e limpeza do terreno onde os cavalos pernoitam. Nos outros dias da semana registamos o corte de vegetação na estrada da Pocariça, Tapada do Coelho e nos Castelos Velhos.

24 Jun - 28 Jun

Trabalhos realizados na 26ª Semana de 2019: limpeza de passeios e bermas.
Continuamos na senda do corte e limpeza da vegetação que cresce mais rapidamente por esta altura seja nas zonas residenciais ou nas bermas dos caminhos e passeios. Com o número reduzido de colaboradores e ainda o normal período de férias nesta 26ª semana iniciámos e concluímos aquelas tarefas na Zona do Barracão, Corte do Cavalo nos Galegos e Catraia dos Galegos. Concluímos a semana prestando o nosso apoio e colaboração ao Escape Livre na ação alusiva à Cápsula do tempo”, que decorre anualmente no dia 1 de julho, junto à Torre de Menagem.

17 Jun - 21 Jun

Trabalhos realizados na 25ª semana de 2019: limpezas na envolvente da ACG...
A 25ª semana foi mais reduzida do que as anteriores. Desde logo porque quinta-feira foi feriado de cariz religioso e sexta-feira foi dado o dia aos funcionários do serviço externo em razão do apoio que deles temos recebido em vários dias de sábado. Assim e durante os três dias prestámos o apoio no âmbito dos Festejos “Santos do Bairro”, aos Bairros do Bonfim e à Paróquia de São Miguel, com o transporte de materiais e apoio logístico. Posteriormente ainda concretizámos a limpeza da área envolvente à Sede da Associação Comercial da Guarda com a limpeza e corte de vegetação, na rua Pedro Álvares Cabral também cortámos a vegetação que sendo proveniente de um terreno privado estava já a invadir a via pública. Completámos a limpeza nas áreas envolventes aos jardins-de-infância da Sé e do Bairro do Pinheiro e deixámos a sala de conferências preparada para o dia de recolha de sangue no domingo dia 22, sob a responsabilidade do Instituto do Sangue.

10 Jun - 14 Jun

Trabalhos da 24ª semana de 2019: colaboração com os “Santos do Bairro”!
A 24ª semana comportou um feriado logo na segunda-feira, 10 de junho, Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas. A par daquela importante efeméride contabiliza-se ainda a nossa colaboração na organização da iniciativa “Santos do Bairro”, que se iniciou na noite de quinta-feira 13 de junho e se prolongará até ao próximo dia 23 de junho com a noite, véspera do dia de São João, havendo o desfile das marchas populares. A nossa colaboração compreendeu três dias desta semana na montagem do “cenário” para o Bairro de São Vicente e para a Associação sediada no Bairro da Luz. Neste último caso transportamos umas tendas e apoiamos a apanha do rosmaninho. Já na zona de São Vicente o apoio foi mais exigente e por consequência mais tempo foi necessário para proceder à montagem e colocação dos enfeites. Por esse facto apenas nos foi possível proceder às habituais limpezas, corte e varredura de vegetação agreste, nas zonas do Bairro de São Domingos, na rua do Povo e na Meia-Lua.