Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Trabalhos

7 Out - 11 Out

Trabalhos realizados na 41ª semana de 2019: rescaldo das eleições...
A 41ª semana traduziu-se desde logo no rescaldo das eleições legislativas com a recolha de todos os elementos (sinalética, câmaras de voto, etc) que utilizámos para favorecer o exercício do ato eleitoral por parte dos cidadãos. Assim na segunda-feira e a par da recolha dos monos e arbustos (que se prolongou ainda na terça-feira) efetuámos a limpeza dos cartazes afixados, a desmontagem e recolha dos equipamentos de algumas Assembleias de Voto. Dispensámos a nossa colaboração à Comissão de Festas dos Galegos e à Escola Secundária da Sé. No primeiro caso arrumámos, lavámos e limpámos o salão da Casa do Povo dos Galegos, preparando o melhor possível, face ao curso das obras, todo o interior e área envolvente à sala principal da Casa do Povo. No que se refere à escola secundária cuidámos de realizar o transporte de mesas e cadeiras de um estabelecimento de ensino para outro. Reforçámos e cuidámos da limpeza urbana na localidade dos Galegos, Quintãzinha do Mouratão e iniciamos a limpeza dos cemitérios que se irá prolongar numa das próximas semanas do mês de outubro. No âmbito da limpeza urbana e correspondendo à solicitação do Tribunal Judicial efetuámos a limpeza do logradouro e parque de estacionamento do referido equipamento público. Ainda na limpeza urbana atendemos ao corte e varredura da vegetação no Largo da Igreja, Largo dos Amores, Antero de Quintal e General Póvoas. Efetuámos ainda algum movimento de terras em apoio à obra da envolvente da Igreja Matriz da Guarda-Gare.

30 Set - 5 Out

Trabalhos realizados na 40ª semana de 2019: preparação do Processo Eleitoral...
Uma 40ª semana que fica praticamente toda ela marcada pelo apoio que pudemos disponibilizar ao “encerramento” das Festas de S. Miguel e ao Processo Eleitoral que ocorreu no domingo dia 6 de outubro. Assim procedemos à desmontagem do palco que serviu para os artistas convidados na festa de S. Miguel. Esta tarefa ocupou-nos na segunda e terça-feira, pois que foi necessário realizar a entrega dos elementos do palco na Freguesia de Videmonte a quem agradecemos a colaboração. Procedemos ainda à limpeza de todo o recinto e claro à retirada de todos os elementos que foram utilizados para reservar o parque de estacionamento para os festejos. No que se refere ao Processo Eleitoral foi necessário, com os funcionários da Câmara Municipal, proceder à preparação das salas e à montagem das Câmaras de Voto. Distribuiu-se ainda pelos abrigos, placards informativos e sedes das Associações, vários cartazes apoiando a informação sobre o local de exercício de voto dos cidadãos. Já no sábado e durante uma manhã da semana, prestámos toda a colaboração e apoio ao Movimento Vencer e Viver que organizou no sábado a Caminhada “Pequenos Passos, Grandes Gestos”. A nossa função foi transportar as cadeiras do NERGA para a Praça Luís de Camões e vice-versa, bem como dinamizar os postes de abastecimento de água em quatro locais distintos ao longo do percurso efetuado pelos caminhantes. Iniciámos e concluímos a limpeza da área envolvente da Escola Secundária Afonso de Albuquerque com o corte de vegetação, mondar os arbustos e alguma desramação. Idêntico procedimento e tarefa foi seguida no Bairro da Luz, num dos taludes que liga este Bairro à Póvoa do Mileu e iniciámos novamente a limpeza urbana nos Galegos.

23 Set - 27 Set

Trabalhos realizados na 39ª semana de 2019: Festa de S. Miguel, Jardins de Infância...
A 39ª semana, como em algumas das anteriores, ficou também marcada pelo apoio prestado, nomeadamente à mordomia da Festa de São Miguel na Guarda-gare e nos dois Jardins de Infância da Póvoa do Mileu e do Bairro da Luz. No primeiro caso auxiliámos na montagem do palco e na limpeza do largo onde decorreram depois os festejos. Já nos jardins-de-infância tratou-se ainda da limpeza e corte de vegetação, bem como realizar a desramação e também mondar arbustos existentes nos logradouros. Na sede deliberativa da Freguesia iniciamos a organização da área direcionada para a sala de formação. Fizemos ainda a entrega dos livros oferecidos à escola do 1ºCiclo do Bairro da Luz, no âmbito da 1ª edição do Orçamento Participativo de Freguesia. Já na componente do serviço nos arruamentos os trabalhadores da freguesia conseguimos realizar a limpeza nos seguintes locais: Urbanização Vale do Além, na rua Miguel Torga, no Bairro do Torrão e ainda na rua da Fontinha.

16 Set - 20 Set

Trabalhos realizados na 38ª semana de 2019: no NERGA, na Feira Farta...
A semana 38ª fica associada à preparação da presença da Freguesia da Guarda na V Edição da Feira Farta, para além do apoio prestado à Federação Portuguesa de Damas e Jogos de Tabuleiro, na organização de um torneio que decorreu na sala de conferências da sede deliberativa da Freguesia, na Guarda-Gare. Entretanto foi também possível recolhermos o material informático que o Hospital da Guarda considerou dispensável: que foi carregado e entregue no ponto de recolha de modo a ser reciclado e reaproveitado. Foi ainda necessário regressarmos à escola do 1º Ciclo do Espírito Santo para procedermos a pequenas intervenções e limpeza do logradouro, de forma a completar o que não tinha ficado devidamente concretizado antes. Na sede da Associação Empresarial realizámos igualmente o corte e limpeza de vegetação e dos arbustos com o intuito de manter a área envolvente ao edifício-sede com a dignidade devida, não facilitando o crescimento desordenado da vegetação e de ervas. Continuámos com a limpeza e asseio urbano nos Bairros da Caixa, Rio Diz e no Largo de São Miguel, cortando vegetação, mondando os arbustos e varrendo.

9 Set - 13 Set

Trabalhos realizados na 37ª semana de 2019: nas escolas e outras entidades...
Uma semana em que praticamente concluímos a limpeza dos logradouros escolares incluindo agora a Escola Secundária da Sé. Sendo necessário faremos idêntico trabalho no Afonso de Albuquerque e C+S de São Miguel. Foi ainda necessário regressarmos às escolas do 1º Ciclo do Bonfim, do Espírito Santo e Santa Zita, bem como ao jardim de Infância da Sé, onde foi necessário proceder a alguns ajustamentos de quadros, mesas, cadeiras e ainda alguma limpeza final, menos bem finalizada na semana anterior. Podemos também cooperar com o NDS, na preparação do piso do seu campo de futebol, bem como com a escola C+S de São Miguel no transporte de mesas e cadeiras e ainda na nossa sala de formação e na atividade que decorreu no Parque do Rio – Diz, com os idosos que participam nas atividades da Freguesia.

2 Set - 6 Set

Trabalhos realizados na 36ª semana de 2019: continuação nas escolas...
Esta 36ª semana foi toda ela direcionada para a limpeza dos logradouros escolares, nos estabelecimentos de ensino do pré-escolar e do 1.º ciclo. Exceptuando a segunda-feira, em que a recolha dos monstros absorve o dia de trabalho, todos os outros dias serviram para realizarmos o corte de vegetação, mondar os arbustos, desramar as árvores, lavar pisos e varrer o que se acumula durante o verão. Iniciado na semana anterior, este trabalho ao nível do pré-escolar e 1.º ciclo ficou completo no final desta semana. Assim, podem os principais utilizadores daqueles logradouros iniciar mais à vontade o seu ano letivo e, obviamente cumprimos com o objetivo de realizar o trabalho atempadamente e manter aquelas áreas com a dignidade que devemos conferir aos estabelecimentos de ensino. Completámos a limpeza nos jardins-de-infância da Póvoa do Mileu, da Sé, de Alfarazes e no Bairro da Luz. E nas escolas do 1.º ciclo do Espírito Santo, Augusto Gil – aqui trabalho repartido com os trabalhadores da Câmara Municipal –, no Bonfim, na Santa Zita, em Alfarazes e no Bairro do Pinheiro. Ainda em alguns destes locais, nomeadamente no Bairro do Pinheiro, na Póvoa do Mileu, em Alfarazes e no Bairro da Luz, aproveitámos para proceder a idênticas ações nos arruamentos contíguos e ligeiramente afastados das escolas.

26 Ago - 30 Ago

Trabalhos realizados na 35ª semana de 2019: nas escolas...
Iniciámos esta 35ª semana a limpeza dos logradouros escolares a par da colaboração prestada à Caritas Diocesana da Guarda bem como à mordomia de Alfarazes que nestes 2 próximos fins-de-semana promove os festejos habituais. Deixam-se igualmente algumas fotografias alusivas ao decurso dos trabalhos de requalificação da Casa do Povo dos Galegos cujo projeto tem a colaboração da Junta de Freguesia sendo o NDS o responsável principal pela obra. Em relação à Cáritas e como tem sido habitual cooperamos com o transporte de mobiliário e eletrodomésticos ofertados àquela Instituição vocacionada para o apoio social. Nesta ocasião fizemos o transporte de algumas mobílias de uma casa para outra de um agregado populacional e transportámos alguns eletrodomésticos oferecidos à Cáritas. Realizámos a limpeza do logradouro do Centro de Saúde de São Miguel incluindo o corte de relva e mondámos os arbustos. A limpeza dos espaços escolares foi outra das nossas preocupações e conseguimos completar a tarefa habitual nas escolas básicas do 1º Ciclo da Guarda-Gare, Bairro da Luz, Alfarazes, nos jardins-de-infância de São Miguel, Alfarazes e ainda a escola básica Carolina Beatriz Ângelo. Entretanto foi necessário proceder à limpeza e regularização do piso no Cemitério de Alfarazes pois, não tem havido o devido cuidado por parte das empresas que ali vão colocando as sepulturas. Por fim e atendendo à colaboração que habitualmente prestamos à mordomia de Alfarazes operámos a limpeza do recinto e da envolvente onde vão decorrer as festas tradicionais daquela localidade, em louvor de N. Srª dos Remédios. Neste contexto e apesar da solução não ser a melhor providenciámos a reparação de um murete em redor de uma árvore que foi destruído por algum(ns) passante(s). A finalizar a semana preparámos e montámos uma mesa em cimento de ténis no átrio da escola Carolina Beatriz Ângelo.

19 Ago - 23 Ago

Trabalhos realizados na 34ª semana de 2019: limpeza nos cemitérios...
No decurso desta 34ª semana continuámos o trabalho de limpeza urbana nomeadamente com o corte da vegetação na Quintãzinha do Mouratão e nos caminhos conexos com esta localidade e com o Monte Barro. Idêntica tarefa de corte de vegetação e limpeza de via foi concretizada no caminho de Alfarazes para as piscinas municipais e na Quinta do Bidarra que liga também a Alfarazes. Procedeu-se também à limpeza dos cemitérios da Guarda-Gare e da Póvoa do Mileu bem como demos a colaboração no início da colocação de um equipamento em betão para a prática de ténis de mesa na escola básica 2,3 ciclos Carolina Beatriz Ângelo.

12 Ago - 16 Ago

Trabalhos realizados na 33ª semana de 2019: limpezas e colaborações diversas...
A 33ª semana correspondeu a três dias úteis de trabalho porquanto juntámos ao feriado de quinta-feira o dia de sexta-feira também ela livre de trabalhos para os funcionários do serviço externo em razão da sua disponibilidade que é de louvar em vários sábados e domingos de trabalho extraordinário. Por outro lado nestes três dias de trabalho prestámos toda a colaboração às Festas nas localidades da Póvoa do Mileu e na Quintãzinha do Mouratão. Para além das limpezas habituais auxiliámos na montagem de palcos, iluminações e outros elementos necessários para o brilho dos festejos nas duas localidades que se prolongaram pelo feriado e fim-de-semana.

5 Ago - 9 Ago

Trabalhos realizados na 32ª semana de 2019: recolha de "monstros"...
Estamos em pleno mês de Agosto com um verão um tanto diferente dos anos anteriores mas ainda assim e apesar das temperaturas não serem tão altas mantem-se a dificuldade em gerir o corte da vegetação intrusiva. Entretanto este mês corresponde também ao tradicional tempo de férias dos funcionários que nos obriga a reduzir a equipa de serviço no exterior e igualmente nos serviços administrativos. Nesta 32ª semana toda ela foi dedicada apenas à recolha dos “monstros” e depois ao corte e limpeza urbana nas localidades da Quinta do Zambito, na Sequeira, na Urbanização das Águas Santas e prosseguimos idêntica tarefa nas Carreiras Velhas e na Urbanização da Corredoura. E Claro no final da semana, sexta-feira, a habitual limpeza e manutenção dos equipamentos utilizados.