Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Trabalhos

12 Out - 16 Out

Trabalhos realizados na 42ª semana de 2020: limpeza para a Festa nos Galegos...
Na 42ª semana demos início a uma limpeza mais cuidada dos cemitérios da Freguesia. É uma tarefa que vamos fazendo regularmente, mas na proximidade da data de 1 de novembro cuidamos da limpeza dos sete cemitérios com outra atenção e realizamos pequenas intervenções. Mas este ano não vai ser possível e objetivamente o estado de conservação e manutenção dos cemitérios ainda o não justificam. Para o ano de 2021 justifica-se essa preocupação com a realização da pintura em alguns dos 7 cemitérios. No cemitério da Guarda-gare continua a obra de alargamento e requalificação que se prolongará ainda por mais algum tempo. Um pouco semelhante à obra na Casa do Povo dos Galegos que temos também vindo a acompanhar. Mas durante a semana demos a volta e deixámos realizada uma primeira limpeza a todos os sete cemitérios e mais próximo da data teremos a atenção e o cuidado de voltarmos a passar em todos eles. Paralelamente a este desempenho procedemos ao corte dos silvados que cresceram em demasia no terreno contíguo à horta comunitária bem como num logradouro localizado no Torrão. Entretanto renovámos a limpeza urbana nos Galegos e na Catraia dos Galegos. Corte de vegetação, lavagem do tanque e pia do fontanário bem como a desramagem em algumas árvores. Passou-se ainda a limpar as folhas no logradouro da escola básica do 1º ciclo de Alfarazes. E a finalizar a semana começámos com a limpeza do caminho do Cabroeiro a que daremos continuidade na próxima semana.

6 Out - 9 Out

Trabalhos realizados na 41ª semana de 2020: caminho rural do Zambito...
Na 41ª semana continuámos a tarefa iniciada anteriormente e que nos preencheu a totalidade desta semana bem como o início da próxima. Trata-se da limpeza no Bairro Nossa Senhora dos Remédios onde realmente foi deixado acumular muita vegetação agreste que agora leva mais tempo para cortar, carregar e limpar. A par desta ação juntou-se a limpeza no cemitério da Sequeira e o início da idêntica ação no da Guarda-Gare. Prestámos ainda a colaboração no transporte de mobiliário à Associação da Dislexia e ao Agrupamento de Escolas da Sé com o transporte de material de ténis de mesa. Recordamos que esta semana contou com um feriado logo na segunda-feira. Procedemos também durante dois dias à regularização do caminho rural conhecido como sendo do Zambito e que mereceu uma melhor regularização do piso e obviamente facilitará uma melhor circulação, mas não é fácil no tempo das chuvas manter o estado de conservação como ficou agora. Esta intervenção completa o esforço que desenvolvemos no decurso deste verão em diversos caminhos que atravessam a Freguesia. Deixamos também algumas fotografias que ilustram a colocação do portão e da vedação no novo cemitério da Guarda-Gare.

28 Set - 2 Out

Trabalhos realizados na 40ª semana de 2020: caminhos da Brioleija e em Alfarazes...
Cumpriu-se a 40ª semana de 2020 e concluímos desde logo o corte, a limpeza e mondámos, na zona da Póvoa que iniciámos no final da semana passada, que faz ligação com a Urbanização das Barreiras; e, igualmente noutras áreas desta localidade, nomeadamente na área da Rua Virgílio Ferreira. Deixámos devidamente livre a passagem pedonal existente e foi a segunda vez que por ali estivemos no decurso deste ano. Iniciámos e concluímos a limpeza e corte da vegetação nas “bermas” do Caminho da Brioleija e todos os caminhos mais curtos que o ligam a Alfarazes. Posteriormente realizámos o corte, mondámos os arbustos e fizemos a varredura de toda a zona verde estabelecida na Travessa da Corredoura. Concertamos a conduta de água nos sanitários do Cemitério da Guarda-gare. Correspondendo à solicitação dos serviços agrícolas sediados na Guarda, procedemos à limpeza envolvente e do logradouro da Sede daqueles serviços. Vegetação intrusiva, desramagem de árvores e limpeza das condutas/valetas de águas pluviais e varredura de toda a área preencheram um dia de trabalho da equipa da Freguesia. Entretanto concluímos os trabalhos desta semana no Bairro Nossa Senhora dos Remédios na limpeza, corte e desramagem de algumas árvores e espécies arbustivas e em alguns dos canteiros existentes entre os prédios daquela urbanização.

21 Set - 25 Set

Trabalhos realizados na 39ª semana de 2020: envolvente da Sé Catedral...
Uma 39ª semana marcada pela limpeza e asseio urbano e também com uma incursão nos caminhos rurais, para além da colaboração com a Associação Comercial da Guarda que nos levou a proceder ao corte da vegetação, desramagem de algumas árvores e varredura do grande logradouro onde se encontra o edifício-sede daquela Associação. Procedemos a uma pequena regularização do caminho do Zâmbito com a colocação de touvenant bem como o corte de vegetação que foi crescendo após o último corte no início do verão. Correspondendo a uma necessidade fomos também limpar a envolvente à Sé Catedral, bem como das ervas que cresceram no arruamento que cerca o ex-libris da nossa cidade. A finalizar a semana e depois de procedermos à limpeza de mais uma zona central da Guarda-gare, iniciámos na sexta-feira a limpeza com o corte da vegetação e varredura da mesma na zona de ligação pedonal, entre as Barreiras e Póvoa do Mileu, que se concluirá no início da próxima semana.

14 Set - 18 Set

Trabalhos realizados na 38ª semana de 2020: margens da ribeira do linho...
Com o início da atividade letiva e apesar da limpeza entretanto efetuada foi ainda assim necessário realizarmos mais apuradamente algumas limpezas e cortes de vegetação nas escolas básicas da Póvoa do Mileu, Bairro do Pinheiro, Bairro da Luz e Jardim-de-infância da Sé. Colaborámos com o MVV – Movimento Vencer e Viver -, na distribuição do material para o mês do cancro da mama: "outubro rosa"! Procedemos ao corte e limpeza do talude localizado atrás dos prédios onde se encontra o restaurante Aquários. Em Alfarazes realizámos o corte da vegetação ao longo da ribeira do Linho deixando a envolvência das margens devidamente limpas. No Largo dos Amores e após detetarmos que houve uma resposta ineficiente noutra oportunidade que ali andámos fomos concluir devidamente o corte e limpeza da vegetação contígua a um conjunto de três prédios. A finalizar a semana iniciámos o corte e limpeza da vegetação agreste num conjunto de taludes localizados entre as ruas 31 de Janeiro e a Comandante Salvador Nascimento. Esta última tarefa não ficou completa e deverá continuar na próxima semana.

7 Set - 11 Set

Trabalhos realizados na 37ª semana de 2020: limpeza nos terrenos da Freguesia...
Prolongámos nesta 37.ª semana a tarefa da atenção com os logradouros escolares e completámos a tarefa ainda antes do início das aulas. Acertando com a Câmara Municipal o que cabia a cada uma das entidades e em consequência da urgência de outras tarefas foi necessário a Junta de Freguesia concluir a limpeza dos logradouros que tinham ficado sob a responsabilidade da CMG. Desde logo terminámos a limpeza nas escolas básicas do Espírito Santo, Adães Bermudes, Bairro do Pinheiro e jardim-de-infância de Alfarazes. Correspondemos ainda ao pedido de colaboração do jardim-de-infância de São Miguel e procedemos a algumas pequenas reparações necessárias naquele estabelecimento. Outra importante tarefa iniciada e concluída esta semana refere o corte da erva nos terrenos da Freguesia na zona do Noéme de Baixo e de Cima onde temos mais de duas centenas de árvores de fruto e uma área de pinhal/bosque que temos vindo a preservar. Estivemos ainda na Urbanização das Covas onde teremos de regressar e a horta comunitária onde semanalmente continuamos a prestar a colaboração possível com o enchimento dos potes de rega e a manutenção do motor, com a entrega de combustível para a o mesmo.

31 Ago - 4 Set

Trabalhos realizados na 36ª semana de 2020: limpeza dos logradouros escolares...
A limpeza dos logradouros escolares preencheu o maior número de dias de trabalho desta 36ª semana. Depois de acertarmos com a C.M.G. a “divisão das tarefas” cumprimos no decurso da semana o corte e limpeza das áreas de terreno contíguas aos edifícios escolares das Lameirinhas, da Estação, do centro Escolar da Sequeira, da Póvoa do Mileu, do bairro da Luz e Jardim de Infância de São Miguel. Todas as restantes ficaram sob a responsabilidade das equipas da Câmara Municipal. Tal como nos dos anos letivos anteriores, e como assim deve continuar, na apresentação e início do ano letivo, a 01 de setembro os docentes e auxiliares encontram os estabelecimentos de ensino devidamente limpos. A recolha dos monstros urbanos na segunda-feira e na terça-feira, a manutenção e enchimentos dos tanques/potes na horta comunitária compreendem outras tarefas que “animam” os trabalhos todas as semanas. Completamos devida mas tardiamente a limpeza nas urbanizações do Bairro da Luz, da Encharcadas e no Camalhão. A finalizar a semana e como sempre tentamos fazer, cumpre-se o ritual da lavagem e manutenção das viaturas e das máquinas utilizadas durante a semana.

24 Ago - 28 Ago

Trabalhos realizados na 35ª semana de 2020: colaborações diversas...
A 35 ª semana compreendeu a continuação dos trabalhos da semana anterior de corte e limpeza da vegetação intrusiva em zonas residenciais. Desde logo reforçámos a nossa ação na urbanização de S. Miguel, que vamos concretizando de forma alternada com outras áreas residenciais e concluiremos apenas na próxima semana. Prestámos a colaboração possível ao NDS com a limpeza e regularização do piso e envolvente do seu campo de futebol no Carapito; e aproveitámos, porque necessário, para proceder à limpeza dos arruamentos daquela localidade completando antes a mesma ação no Rio Diz e desramando os arbustos e as árvores na Aldeia SOS. Concluímos a semana procedendo à limpeza na envolvência do ringue polivalente do Bairro de São Domingos, onde ainda aproveitámos para limpar algumas ruas, que careciam também desse cuidado. Mas esta semana implicou ainda mais algumas ocorrências que destacamos, nomeadamente a reunião na horta comunitária com os hortelãos e terminámos a semana a tirar as batatas do talhão, que a junta tratou desde o mês de abril. Destacamos ainda o trabalho de colaboração com o Instituto do Sangue – Delegação de Coimbra, para disponibilizarmos a sala de conferências do edifício da Freguesia, para no domingo se realizar uma colheita de sangue com os dadores. A ultimar este “relatório semanal” destacamos ainda a nossa presença no incêndio rural que deflagrou na tarde de terça-feira nos terrenos do Noéme de Baixo. Resultou uma casa, semi-abandonada e em ruínas, queimada e uma razoável área de terreno, com pouca vegetação, também dizimada pelas chamas. Por último foi ainda necessário deslocarmo-nos ao bairro Nossa Senhora dos Remédios e recolher todo o conjunto de resíduos que estavam a ficar em grande volume junto dos contentores e ecopontos espalhados por quase todo o bairro.

17 Ago - 21 Ago

Trabalhos realizados na 34ª semana de 2020: reparações em chafarizes...
A 34ª semana iniciou-se com a recolha de monos que entretanto foram apresentados pelos cidadãos e prestámos também a colaboração à Cáritas Diocesana, nomeadamente a uma família que mudou de casa e noutra situação o transporte de mobílias oferecidas à Cáritas. Continuámos depois a limpeza urbana na Sequeira incluindo o cemitério; descemos novamente ao Bairro Nª Srª de Fátima, às Águas Santas e fomos também dando sequência a esta mesma tarefa na zona central da Guarda-gare, que concluiremos na próxima semana, porquanto optámos por realizar a limpeza, corte e varredura da vegetação na Tapada do Coelho e no Rio–Diz, incluindo a via pública, sendo que para a semana regressamos a estes mesmos locais. Por outro lado estamos em crer que desta vez teremos ultrapassado o problema de ausência de água nos Chafarizes de Alfarazes ao repararmos durante um dia a conduta principal com a abertura da vala e da reposição da conduta, de forma mais correta para que não haja falta de água quando a nascente ainda continua forte.

10 Ago - 14 Ago

Trabalhos realizados na 33ª semana de 2020: nos bairros e zonas rurais da Freguesia...
A 33ª semana continuou com as tarefas que nos acompanham por todo o verão e que se concretizam com a limpeza urbana seja na área urbana como na área rural. E dando seguimento à zona onde terminámos a semana transacta, continuámos no corte de vegetação e varredura dessa mesma vegetação na Urbanização das Barreiras, na Póvoa do Mileu, no Bairro do Pinheiro e depois para a área da Sequeira, zona central da Guarda gare, onde ainda não concluímos e de seguida cumprimos idêntica tarefa no Monte Barro e na Quintazinha do Mouratao. Foi ainda realizada a limpeza dos tanques na Póvoa do Mileu e na Quintazinha do Mouratao bem como ainda fizemos a desramagem e o corte de arbustos em algumas destas localidades. Na próxima semana faremos a conclusão da tarefa na zona da Guarda -gare e continuaremos e mais uma vez vamos passar por zonas residenciais onde já estivemos, mas este ano o crescimento da vegetação foi maior com as chuvas tardias de Junho, para além do parco número de funcionários que temos e o normal período de férias dos mesmos.