Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Trabalhos

20 Mar - 24 Mar

Trabalhos realizados na 12ª semana de 2017: arranjo dos tanques no Monte Barro...
Uma 12.ª semana marcada pelas condições atmosféricas que inviabilizaram praticamente dois dias de trabalhos. Ainda assim fez-se a varredura, o corte das ervas daninhas e a limpeza dos arruamentos na Sequeira e na Urbanização das Covas. Cortou-se a relva nos canteiros sob a responsabilidade da freguesia. Iniciámos e concluímos os trabalhos de arranjo dos tanques no Monte Barro e, também nesta localidade, iniciámos a colocação/continuação da condição das águas pluviais por uma valeta próxima devidamente manilhada ao invés de por terra batida que agora existe. Igualmente em matéria de asseio urbano conseguiu-se iniciar, continuar e concluir, já nesta semana, a limpeza no Bairro do Pinheiro e na maior parte dos arruamentos do Bairro do Bonfim.

13 Mar - 17 Mar

Trabalhos realizados na 11ª semana de 2017: corte de vegetação agreste...
Na 11.ª semana continuámos e concluímos a obra do “regadio” na Póvoa do Mileu após várias solicitações de alguns potenciais utilizadores. Tratou-se de colocar umas dezenas de manilhas, algumas saídas para regar vários terrenos e uma melhor condução e aproveitamento das águas superficiais para a rega das terras agricultadas naquela zona da freguesia. Outra equipa de trabalho realizou durante toda a semana a limpeza urbana no Bairro do Pinheiro limpando os canteiros, podando os arbustos, cortando as ervas nos passeios e efetuou também uma limpeza no jardim e na escola do 1.º ciclo. Depois houve ainda a oportunidade de concluir a limpeza do caminho rural entre Alfarazes e a Guarda junto ao limite da freguesia da Guarda com a freguesia de Aldeia do Bispo e a seguir iniciámos a limpeza do talude e da vegetação bravia junto do casario que fica contíguo ao cemitério da Póvoa do Mileu/Barreiras. Também na Av. Cidade de Salamanca desenvolvemos durante quase toda a semana a limpeza dos canteiros contíguos aos passeios e estacionamentos bem como “dizimámos” a vegetação agreste que cresceu junto do acesso às garagens de todos aqueles prédios. Recordamos que a limpeza dos caminhos rurais tem o apoio do município da Guarda. Na sexta-feira realizámos uma limpeza breve e deitámos herbicida em todos os 7 cemitérios da freguesia antecipando assim o crescimento da vegetação em redor das sepulturas.

6 Mar - 10 Mar

Trabalhos realizados na 10ª semana de 2017: preparação dos baldios de Alfarazes...
Nesta 10ª semana continuamos e concluímos a limpeza no jardim-de-infância da Póvoa do Mileu e na área pública envolvente. Continuámos a intervenção nos dois armazéns, em Alfarazes e na Guarda-Gare. No primeiro colocaremos o equipamento e no segundo vamos reservar uma zona para que sirva de arquivo porquanto já ali se encontra uma parte do arquivo da Junta de Freguesia. No que se refere a caminhos públicos de cariz rural continuamos a “descobri-los” e desta vez limpámos um percurso que parte de uma zona próxima do cemitério da Póvoa do Mileu / Barreiras e conduz até ao matadouro (parque industrial) e também bifurca para a rotunda próxima dos Galegos. Outro caminho rural que estava interrompido, como o anterior que vai continuar a servir a partir da próxima semana é o que liga os baldios de Alfarazes à cidade da Guarda na proximidade do entroncamento com a saída para Vale de Estrela. Fica ainda para a semana a conclusão da preparação dos baldios de Alfarazes para ali serem plantadas várias dezenas de árvores de fruto nas próximas semanas aproveitando também a passagem do dia mundial da floresta. Procuraremos deixar um bom pomar e bem diversificado no que às espécies de árvores a plantar se refere. Como a temperatura subiu notamos já a necessidade de concretizar operações de corte e rega de relva nos vários pontos da freguesia sob a nossa responsabilidade nomeadamente junto ao forno da Sequeira, na Rua do Povo, no Largo dos Amores, na Rua Francisco Pissarra de Matos, na Rua dos Restauradores e na Rasa. Continuamos também com a recolha de monos e a apoiar as instituições de cariz social na prestação de colaboração às famílias necessitadas.

27 Fev - 3 Mar

Trabalhos realizados na 9ª semana de 2017: limpeza e arranjos de caminhos...
A 9ª semana reduziu-se a dois dias de trabalho no sector externo porquanto foi dada tolerância segunda-feira e na terça-feira foi dia de Carnaval. Por outro lado, depois na sexta-feira, a chuva e a neve fez uma simpática visita à nossa freguesia. Na quarta-feira foi a “desmontagem da carrinha” que participou no desfile de Carnaval no domingo. Aproveitou-se e continuou-se na limpeza e arrumo do armazém de Alfarazes bem como no da Guarda-Gare. Ao nível da limpeza dos caminhos rurais concluímos os que ligam a Cabreira ao Carapito com o corte da vegetação, regularização do piso e melhoria da drenagem das águas pluviais. O mesmo procedimento na Póvoa do Mileu em que andamos numa área na Urbanização Alves Bandeira onde subsistem muitos silvados e giestas numa área do domínio público. Na sexta-feira e apesar das condições atmosféricas concluímos a limpeza na rua Duque de Bragança e ainda houve algum tempo para iniciar os trabalhos de limpeza do jardim-de-infância na Póvoa do Mileu.

20 Fev - 24 Fev

Trabalhos realizados na 8ª semana de 2017: desbaste e corte de vegetação...
A última semana de Fevereiro, correspondente à 8º semana do ano em curso, garantiu uma boa continuação das tarefas iniciadas anteriormente. As boas condições atmosféricas viabilizaram a continuidade dos trabalhos no caminho rural do Zambito, com o corte de vegetação, regularização do piso e tratamento das valetas. Este trabalho tem o apoio financeiro da CMG no âmbito do Contrato-Cidade. Estivemos em limpeza urbana nos bairros da “Caixa”, da Luz, na Póvoa do Mileu onde desbastámos e contámos a vegetação que vai crescendo em zonas de utilização comum. Aproveitámos e cuidámos da varredura de passeios e lancis nestes mesmos bairros… Vamos na próxima semana continuar esta tarefa. Na localidade dos Galegos concluímos a limpeza e melhoria das valetas existentes para facilitar o escoamento das águas pluviais. Igualmente vedámos melhor e procedemos à limpeza do pio do chafariz e do tanque público ali existente. Já na Catraia dos Galegos procedemos à remendagem de buracos nas estradas de acesso e à colocação de uma nova drenagem num dos caminhos existentes. Preparámos os terrenos de Alfarazes para a plantação de mais de uma centena de árvores que ocorrerá proximamente. No Cemitério da Póvoa do Mileu trocámos as torneiras inserindo também torneiras de segurança e melhorando a envolvente. Aproveitámos ainda para uma limpeza geral dos fornos comunitários e ao centro de convívio dos Galegos. É claro que os preparativos do Carnaval mereceram e exigiram também a melhor participação de todos os colaboradores da freguesia.

13 Fev - 17 Fev

Trabalhos realizados na 7ª semana de 2017: preparação do Carnaval...
A 7ª semana teve precipitação durante alguns dos dias mas, permitiu, ainda assim, dar continuidade aos trabalhos que iniciámos na semana transata. Concluímos a limpeza das estradas do Noéme de Cima e de Baixo desbastando a vegetação dos taludes, limpando as valetas e com o auxílio de uma charrua procedemos a uma melhor regularização das valetas em terra e igualmente afundámos para permitir um melhor escoamento das águas superficiais. Também nos Bairros da Luz, na Póvoa do Mileu, na Urbanização das Barreiras, nos Galegos e na Catraia dos Galegos procedemos a operações de varredura, corte de vegetação nos lotes de terrenos públicos no interior das Urbanizações mencionadas e remendagem de buracos. Continuámos, no que nos é possível concretizar, a regularização dos caminhos rurais que implica uma intervenção no piso do caminho, melhoria do sistema de valetas e condução das águas pluviais e das nascentes e ainda o corte da vegetação dos taludes envolventes aos caminhos. Assim sendo, concluímos o arranjo dos caminhos na zona dos baldios de Alfarazes e iniciámos nos caminhos da nascente do Rio-Diz, na Quinta do Pombo até às “ventoinhas” e na zona do Zambito. Esta melhoria dos caminhos tem o apoio financeiro da Câmara Municipal da Guarda, ao abrigo do Protocolo "Contrato Cidade". Continuámos igualmente com os preparativos para a participação no desfile de Carnaval e fizemos uma nova aquisição correspondente a um gerador para facilitar a realização de alguns trabalhos no exterior e onde tenhamos mais dificuldade no acesso à energia elétrica. Foi ainda possível darmos a continuidade à organização do armazém de Alfarazes para depois gerirmos melhor o arrumo dos materiais e equipamentos e de seguida completarmos a arrumação nos outros dois armazéns.

6 Fev - 10 Fev

Trabalhos realizados na 6ª semana de 2017: limpeza e corte de vegetação...
Esta semana facilitou a continuidade dos trabalhos entretanto iniciados nomeadamente limparam-se as bermas da estrada do Noéme de Cima (Alfarazes/ estrada do Sabugal) e vamos agora continuar com o mesmo género de limpeza na estrada do Noéme de Baixo. Trata-se de abrir boeiros, limpar as valetas e cortar a vegetação nos taludes. Continuaram as operações de arrumação nos armazéns da freguesia e muito particularmente no de Alfarazes. Nos caminhos rurais de Alfarazes que ligam depois à Brioleja e daqui até à estrada do Barracão também foi feita e concluída uma tarefa que consumiu quase todas as semanas do ano de 2016. Deu-se continuidade e concluiu-se a substituição dos cubos em calcário nas passadeiras na urbanização das Giestas, por cubos em granito. Depois na Av. da Treija e na rua do Girassol regularizámos os pavimentos dos passeios em locais onde estavam a dificultar a circulação pedonal e a entrada de viaturas nas respetivas garagens. Na segunda-feira realizámos a vistoria final ao principal projeto ambiental desenvolvido pela freguesia com a limpeza das galerias ripícolas dos rios Diz e Noéme. A vistoria foi efetuada por técnicos da DRABI, da empresa que efetuou os trabalhos e da própria Junta de Freguesia. Na rua Duque de Bragança procedemos à limpeza da vegetação agreste que estava contígua a alguns prédios. Esta tarefa não ficou devidamente concluída. Continuaram os preparativos para engalanar o carro que a Freguesia vai levar ao desfile de Carnaval.

30 Jan - 3 Fev

Trabalhos realizados na 5ª semana de 2017: limpeza nos rios...
A incerteza do tempo atmosférico, não permitindo a conclusão de alguns trabalhos, facilitou o início da “arrumação/reorganização” dos armazéns da Freguesia que se localizam em Alfarazes, Ferrinho e Guarda-Gare. Ainda antes das obras que vão ser necessárias efetuar é desejável que reorganizemos todo o material e equipamento de apoio aos trabalhos no exterior. Por outro lado, o arquivo e a Loja Social precisam de mais área liberta e acondicionada para poderem acolher devidamente os dossiers e pastas de arquivo bem como os donativos de vestuário, calçado e brinquedos que são disponibilizados à Loja Social “Mão Amiga“. Para além desta tarefa que vai continuar ao longo dos próximos meses, demos continuidade aos trabalhos de limpeza de bermas na via do Noéme de Cima desobstruindo valetas e alargando outras. Também nos caminhos rurais próximos de Alfarazes temos procurado regulariza-los e cortar a vegetação que cresceu desordenadamente, dificultando a circulação nesses mesmos caminhos. Idêntico procedimento no caminho da Quinta das Terras/ Quinta do Seixo. Ambos os trabalhos não estão ainda concluídos e referimos que têm o apoio financeiro do município. Já na Póvoa do Mileu foi possível concluir e recolher a limpeza urbana iniciada na semana transata. Na urbanização das Giestas/Covas preparámos-nos para proceder ao arranjo de duas passadeiras mas, as condições atmosféricas, não permitiram que se concretizasse. Logo que o tempo permita, vamos dar sequência àquela pretensão. Como é habitual, à segunda-feira, fizemos a recolha de monos e cooperámos com o tribunal da Guarda no transporte de mais de seis grandes armários que foram guardados numa outra garagem. Auxiliámos ainda a preparação de uma porção de terreno no Jardim-de-Infância de Alfarazes onde pretendem concretizar uma horta com a colaboração de todos os interventores na comunidade escolar daquele Jardim-de-Infância. No sábado e pela manhã o executivo da Junta de Freguesia realizou as habituais visitas aos vários locais da freguesia mas um contratempo com a viatura só facilitou uma parte do percurso. Fomos observar os trabalhos desenvolvidos nos caminhos rurais, na limpeza das galerias ripícolas agora que o projeto foi concluído e no Monte Barro continuamos a olhar com alguma tristeza o lixo que traz o curso de água do Noéme. Da visita ressalta ainda a observação do estado de conservação dos fornos comunitários do Carapito e da Cabreira.

23 Jan - 27 Jan

Trabalhos realizados na 4ª semana de 2017: limpeza de caminhos e valetas...
Esta 4ª semana foi marcada por um maior esforço na organização da Gala dos “40 Anos do Poder Local” e em alguns dos dias foram necessários os funcionários do serviço externo para o apoio às tarefas suscitadas pelo TMG e pela organização em causa. Por outro lado e finalmente a chuva fez a sua aparição o que, sendo uma necessidade, inviabilizou o andamento mais célere dos trabalhos preconizados. Mas genericamente a Freguesia continuou e concluiu a colocação de pilaretes em toda a extensão dos terrenos em Alfarazes e preparou o terreno para a fixação da rede ovelheira quando for mais oportuno. Continuamos a realizar a limpeza e a melhor regularização possível do caminho rural entre Alfarazes, junto aos terrenos conhecidos pela designação de baldios e várias saídas. Com a chuva apenas para a semana podemos dar por concluída a tarefa. Colaborámos na limpeza e desbaste de árvores e alguns canteiros nas escolas do 1.º Ciclo Adães Bermudes e Espírito Santo bem como no Jardim de Infância de Alfarazes onde continuaremos na próxima semana a preparar o terreno para a horta pedagógica. Nas estradas do Noéme de Baixo e de Cima iniciámos com a limpeza das valetas, com o corte de vegetação e varredura das mesmas. Na Guarda-Gare e no Bairro da Luz arranjámos vários canteiros e cortámos a vegetação agreste num talude maior no Bairro da Luz. Depois a limpeza urbana foi também uma tarefa concretizada na Póvoa do Mileu onde foram limpas as ruas e cortada vegetação em pequenos canteiros contíguos a residências ou às próprias ruas.

16 Jan - 20 Jan

Trabalhos realizados na 3ª semana de 2017: reparação do tanque de Alfarazes
A 3ª semana é praticamente um decalque da semana anterior, pelo que temos de afirmar que o tempo meteorológico tem auxiliado mas, a extensão dos trabalhos reclama mais dias para a sua execução. Seja no extenso caminho rural – Quinta das Terras até à PLIE, passando pelos Coviais de Baixo – como na vedação dos terrenos, propriedade da Freguesia, em Alfarazes, continuámos a desenvolve–los com as equipas necessárias. Terminada a semana e minimamente satisfeitos com o resultado vamos na próxima semana continuar com as tarefas em causa, reforçando agora a limpeza do caminho rural que ladeia o nosso terreno e segue até à rotunda do Intérmarché/Barracão bem como outros que estão conexos com este. Para além daquelas tarefas prestámos a colaboração possível na limpeza da área envolvente à Associação Comercial: todo o piso e podando as árvores; tal como fizemos na EB1 Adães Bermudas onde ficaram podadas as árvores, aparado o bucho e liberto de ervas o pequeno canteiro existente. Para além destas tarefas, continuámos a mondar e capinar nos canteiros da Urbanização de São Miguel. E, a finalizar a listagem dos trabalhos acrescentamos a reparação do tanque em Alfarazes bem como a sua limpeza esperando agora que tenha sido devidamente efetuado o arranjo necessário. Por outro lado, avançámos na limpeza do Bairro da Luz “devastando” a vegetação existente em demasia num talude e em vários canteiros localizados junto aos prédios que ainda não estão tratados do ponto de vista urbanístico.