Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Trabalhos

3 Dez - 7 Dez

Trabalhos realizados na 49ª semana de 2018: preparação do Natal.
A preparação do tempo natalício com a decoração dos edifícios da Freguesia, o transporte de alimentos e brinquedos, seja para a Junta organizar os cabazes de Natal ou para outras entidades o fazerem, preencheram novamente alguns dias de trabalho dos funcionários afetos ao serviço externo. Mas iniciámos também pela Sequeira e os bairros adjacentes uma operação de limpeza urbana com as ações inerentes a essa mesma preocupação – corte de ervas, varredura, podar alguns ramos maiores e pequenas reparações em situações que o pessoal da Freguesia o possa realizar. Não deixamos de fora nesta volta, os cemitérios e igualmente os espaços escolares. Ainda nos dirigimos à Tapada do Coelho onde era muito grande a quantidade das folhas caídas das várias árvores ali existentes. Recordamos que neste momento apenas contamos com oito colaboradores que muito vão fazendo para procurarmos corresponder às múltiplas solicitações que nos são apresentadas e outras que vamos constatando.

26 Nov - 30 Nov

Trabalhos realizados na 48ª semana de 2018: limpezas e decorações natalícias...
A precipitação desta 48ª semana comprometeu um pouco a concretização da agenda dos trabalhos que estavam delineados. Quando a chuva, e bem, nos visita a nossa preocupação é procurar desentupir os sumidouros que ficam obstruídos com a quantidade de folhas que se acumulam nesta altura do ano. Nos dias em que foi possível realizar alguns trabalhos destacamos a atenção dada à horta comunitária, os quais referimos nos "trabalhos em execução", visto continuarem, quer a limpeza, quer a preparação de mais lotes que serão entregues... Continuámos também a prestar a nossa colaboração à decoração natalícia na cidade, bem como nas sedes da Freguesia. Andámos igualmente no jardim José de Lemos e Frei Pedro. Na próxima semana vamos concluir a tarefa da decoração no edifício Sede da Assembleia de Freguesia, na Guarda Gare. Para além da recolha de monos como é habitual realizar à segunda–feira, também foi possível realizarmos a limpeza e corte de vegetação na zona do ferrinho até à ponte do rio Diz.

19 Nov - 23 Nov

Trabalhos realizados na 47ª semana de 2018: limpeza e desbaste de árvores...
A 47ª semana do ano de 2018 teve uma “boa dose” de precipitação que, obviamente condicionou a agenda dos trabalhos. Por esse motivo demorámos praticamente toda a semana para proceder à limpeza e desbaste das árvores na escola Carolina Beatriz Ângelo, onde nos foi pedida essa intervenção. Prestámos igualmente a colaboração na mudança de sede do clube de Caça e Pesca para a sua nova sede localizada na Guarda-Gare. Anteriormente tinham a sua sede na zona histórica da cidade. Procedemos à retirada de todo o equipamento e material de um local e fomos descarregar no outro. Num outro dia em que o tempo o permitiu fez-se também o carregamento de brinquedos oferecidos pelo Sr. Jean Pina que, de forma altruísta os angariou para doar à Loja Social “Mão Amiga” e serão agora oferecidos às famílias que têm mais dificuldades para adquirirem estas ofertas generalizadas na época natalícia. Já mais próximo do fim-de-semana procedemos ao desbaste e corte de ramagem de várias árvores na estrada que liga a Quintãzinha do Mouratão ao Barracão e ainda no caminho rural que liga o Carapito ao Alvendre. Realizamos uma espécie de poda cortando os ramos mais baixos e aqueles que dificultam o aproveitamento da iluminação pública ao estarem já a envolver e a tapar o efeito do poste elétrico. Ainda no domingo quatro dos nossos funcionários colaboraram durante a manhã até ao meio da tarde com os dirigentes do Clube de Montanhismos da Guarda na operacionalização da XV edição da “Invernal da Guarda”.

12 Nov - 16 Nov

Trabalhos realizados na 46ª semana de 2018: limpeza de valetas...
No decurso desta 46ª semana concluímos a limpeza iniciada na localidade de Monte Barro e após a insistência de alguns cidadãos e compreendendo a justeza da sua observação desenvolvemos a tarefa de desobstrução de valetas na estrada municipal que permite a ligação entre a Quintazinha do Mouratão e o Barracão, na Freguesia das Panoias. Foi um trabalho que obrigou a mais de dois dias de permanência naquela via e ainda não ficou concluída porquanto o desbaste das árvores, obriga a uma preparação mais cuidada face ao fluxo de tráfego. Mas a via ficou limpa, a vegetação das valetas foi cortada e as valetas desentupidas e acentuadas. Bem–hajam pois as sugestões e observações das pessoas que nos dirigiram. Já mais para o final da semana e apesar da chuva ter comparecido foi ainda assim possível também proceder à limpeza e corte de vegetação na área residencial correspondente à Urbanização da Corredoura, Bertas e no Camalhão, onde o que fizemos foi o habitual corte de vegetação, a poda de algumas árvores, mondar arbustos, recolher as folhas que vão caindo e desobstruir os sumidouros. Durante o dia de quinta e sexta-feira procedemos na rua do Povo e no largo atrás da Igreja da Guarda-gare à poda das árvores que estavam já com uma grande ramagem a incomodar algumas residências e a precisar de algum cuidado ornamental.

5 Nov - 9 Nov

Trabalhos realizados na 45ª de 2018: limpezas no B. da Caixa, na Quintazinha...
A 45ª semana regista a continuação e conclusão dos trabalhos no “Bairro da Caixa” e nos arruamentos envolventes – Rua Duque de Bragança e adjacentes. Trata-se de um zona muito urbanizada mas também com muita vegetação e alguns taludes de grande inclinação, que obrigam a um maior cuidado nos trabalhos de remoção dessa mesma vegetação. Por outro lado temos uma equipa mais reduzida de trabalhadores o que implica uma maior demora na realização dos trabalhos. Foi depois necessário continuarmos as operações finais na churrasqueira e forno da Casa da Sagrada Família onde ainda estivemos três dias pois a chuva não deixou que as tarefas progredissem tão rapidamente. Ainda no cemitério da Guarda Gare houve a necessidade, também por causa da chuva, de efetuar diligências no intuito de escoar as águas que ali permanecem em certos dias de precipitação mais intensa. Dirigimo-nos depois para a Quintazinha do Mouratão onde procedemos à limpeza de toda a área urbana daquela localidade que compreendeu o corte das ervas, a reposição do escoamento das valetas existentes, a reabertura dos bueiros e a varredura de todas as ruas.

29 Out - 2 Nov

Trabalhos realizados na 44ª semana de 2018: início da limpeza no Bairro da Caixa...
Esta 44ª semana foi toda ela direcionada para completarmos a manutenção dos cemitérios da Freguesia, de modo a no dia 1 de novembro estar a tarefa concluída: conforme referimos e apresentamos nos "trabalhos realizados nos cemitérios". Demos ainda início à limpeza no bairro localizado na rua Duque de Bragança: conhecido como “bairro da caixa". É uma tarefa que só pode ser concluída na próxima semana, como então ilustraremos...

26 Out - 1 Nov

Trabalhos realizados nos cemitérios da Freguesia.
No decurso da 42ª semana iniciámos a preparação mais cuidada e completa dos cemitérios da Freguesia. Esta tarefa continuou até ao final do mês de outubro, de forma a que tudo estivesse o melhor possível no dia 1 de novembro, nas tradicionais romagens aos cemitérios. Começamos na 42ª semana com a limpeza mais cuidada dos cemitérios do Monte Barro/Quintazinha do Mouratão e do Carapito de São Salvador. Durante a 43ª semana podemos concluir a tarefa nos cemitérios do Carapito e da Sequeira, iniciando-se na Guarda-Gare e restando para a próxima semana os dois cemitérios localizados na Póvoa do Mileu. A 44ª semana foi direcionada para completarmos a manutenção dos cemitérios da freguesia, se bem que na semana anterior se conseguiu um bom desempenho para que nesta semana pudéssemos ter mais tempo de modo a finalizar o trabalho iniciado no cemitério da Guarda-Gare, que foi aquele que reclamou mais intervenção da equipa da freguesia. Entretanto no dia de feriado prestámos a colaboração possível em cada um dos cemitérios porquanto contámos com a boa atenção de dois funcionários. Entretanto prosseguem as obras de alargamento do cemitério da Guarda-Gare, ainda que numa fase muito embrionária; mas, cremos conseguir verificar a conclusão da obra ainda no decurso do corrente ano, para depois lançarmos, em 2019 a segunda e última fase da obra.

22 Out - 26 Out

Trabalhos realizados na 43ª Semana de 2018: caminho junto à Capela do Mileu
Como referimos na semana anterior e se pode verificar nos "trabalhos em execução", também durante a 43ª semana continuámos a tarefa de uma limpeza mais cuidada dos cemitérios da Freguesia. Assim podemos concluir nos cemitérios da Sequeira, Carapito e Guarda-Gare restando para a próxima semana os dois cemitérios localizados na Póvoa do Mileu. Com a possibilidade de manter mais do que uma equipa de trabalho foi possível realizar a remoção da vegetação intrusiva nos Bairros do Torrão, na Rua da Fontinha e ainda nas Lameirinhas. Respondemos assim à necessidade da limpeza urbana em pequenas áreas/terrenos de pertença municipal, existentes nas zonas residenciais bem como ao corte da vegetação ao logo dos lancis e dos passeios. Destacamos ainda desta 43ª semana a regularização do terreno contíguo ao cemitério/capela da Póvoa do Mileu que serve de caminho aos habitantes daquela localidade.

15 Out - 19 Out

Trabalhos realizados na 42ª semana de 2018: arranjo de uma "alminha"!
No decurso desta 42ª semana iniciámos a preparação mais cuidada dos cemitérios da Freguesia. Esta tarefa vai continuar até ao final do mês de outubro. Entretanto e para além da limpeza mais cuidada dos cemitérios do Monte Barro/Quintazinha do Mouratão e do Carapito de São Salvador, que mostramos nos trabalhos em execução, realizamos operações de limpeza urbana na Malmedra, nas Lameirinhas e nas Águas Santas. Estas operações de limpeza traduziram-se no corte de vegetação, na remoção dos resíduos acumulados, no corte da relva, mondar os arbustos e corte de galhos e ramas das árvores. Na área das Águas Santas repusemos um bom bocado de piso asfáltico com o apoio da Câmara Municipal que forneceu o betuminoso e a Junta com os seus recursos resolveu uma debilidade existente no pavimento. Continuámos ainda por alguns dias na obra da Casa da Sagrada Família e ainda vai ser necessário ali regressarmos porquanto não temos o material necessário pela sua inexistência no mercado local para concluir a obra na componente em que a Junta de Freguesia assumiu a responsabilidade. Iniciámos também a remoção e arranjo de uma “alminha” que foi deitada ao chão e partiu-se em três grandes bocados à beira da estrada entre a Quintazinha do Mouratão e Monte Barro. Também na Avª Cidade de Salamanca procedemos ao corte, desbaste e limpeza de um talude que já acumulava demasiada vegetação e que “obrigou” a quase um dia inteiro de trabalho.

8 Out - 12 Out

Trabalhos realizados na 41ª semana de 2018: limpeza no espaço exterior do Nerga.
Esta semana foi praticamente direcionada para a limpeza da área envolvente da sede da Associação Empresarial da Guarda (Nerga), localizada no Parque Industrial. Assim desde terça até sexta-feira procedemos à limpeza, ao corte de vegetação e poda das árvores em toda a zona verde que ladeia o pavilhão principal, a sede do IAPMEI e os edifícios de apoio à sede do NERGA. Seja pela extensão do terreno em causa, seja pela quantidade de vegetação, foi necessário todo o empenho de praticamente toda a equipa de trabalho para deixarmos concluída a tarefa que nos foi solicitada, sendo que na próxima semana concluiremos a limpeza retirando a vegetação que foi sendo amontoada. Durante esta semana procedemos ainda à limpeza da vegetação intrusiva nos Galegos e Catraia dos Galegos. Podemos igualmente prestar colaboração à Cáritas Diocesana da Guarda e ainda à Casa da Sagrada Família, onde tivemos de acrescentar a parede do grelhador/forno que realizámos nos passados meses de maio/junho bem como deixá-la preparada para ser pintada. No decurso desta semana e para além da recolha de monos, da rega da horta, procedemos ainda à distribuição de uma carta/convite para uma reunião com a população de Monte Barro e Quintãzinha do Mouratão.