Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Trabalhos

6 Ago - 10 Ago

Trabalhos realizados na 32ª semana de 2018: tratamento do pomar da Freguesia.
A 32ª semana correspondeu já a alguma alteração de tarefas desempenhadas pelos funcionários do serviço externo da Freguesia. Para além das limpezas que têm sido habituais – corte de vegetação intrusiva, limpeza de vias e corte de alguma relva – nesta semana marcámos presença nas Urbanizações do Pincho e Alves Bandeira, na Quinta das Terras, junto à capela de Nª Srª dos Remédios, nos Galegos, na Cabreira e na Póvoa do Mileu. Foi possível ainda efetuar uma limpeza nos cemitérios da Freguesia e ao mesmo tempo deitar herbicida em todos eles precavendo um eventual crescimento de vegetação, ainda nesta fase adiantada do Verão. Deslocámo-nos também aos terrenos da Freguesia onde temos plantadas mais de uma centena e meia de árvores de fruto e realizámos o corte da vegetação, revolvemos a terra, abrimos as caldeiras junto de cada árvore e, por fim, procedemos à sua rega.

30 Jul - 3 Ago

Trabalhos realizados na 31ª semana de 2018: recolha de monos, limpezas, hortas...
Continuámos nesta 31ª semana a completar as tarefas de corte e limpeza da vegetação intrusiva em aglomerados populacionais da freguesia. Face ao número de colaboradores disponíveis e como anteriormente referimos não nos tem sido possível realizar os trabalhos em tempo oportuno. Por outro lado reconheça-se que o crescimento da vegetação é realmente maior do que nos anos anteriores e em alguns dos locais estamos já a deslocar-nos pela terceira vez. No decurso desta semana foi possível prestarmos o devido apoio à Aldeia de Crianças SOS com a deslocação do material e equipamento de uma instalação para uma outra correspondente ao programa fortalecimento familiar. E para além da recolha de monos e verdes que esta semana obrigou a dois dias de recolha, foi possível concluirmos a limpeza nas seguintes zonas da Freguesia: Quinta da Torre, Carapito, Cabreira, Sequeira e Rua do Calvário. Acresce ainda que demos igualmente apoio à horta comunitária e cuidámos dos nossos talhões onde esperamos vir a colher bons produtos nomeadamente as ervas aromáticas.

23 Jul - 27 Jul

Trabalhos realizados na 30ª semana de 2018: Alfazares e Monte Barro
Durante esta 30ª semana continuámos na tarefa da limpeza em algumas das localidades da freguesia, por onde pelo menos estivemos já duas vezes. Efetivamente este ano com o prolongamento das chuvas e agora a temperatura a subir faz crescer muito mais a vegetação que temos agora de voltar a cortar e limpar. Assim o principal foco da nossa preocupação foi mesmo nas localidades do Monte Barro onde concluímos o trabalho iniciado na semana transata e foi possível idêntica finalização na localidade de Alfarazes. Uma outra equipa andou por alguns pontos da cidade desenvolvendo a mesma tarefa nomeadamente no Bairro da Luz, na Guarda-gare, no caminho entre linhas e ainda na rua da Ferrinha. Para além da recolha de monstros urbanos prestamos ainda a colaboração à Associação Pitadas de Sorrisos com o empréstimo e colaboração no forno da Sequeira onde estiveram algumas vinte crianças a aprender a amassar o pão e puderam testemunhar como o mesmo se faz...é uma atividade que vem sendo concretizada em maior número mas parece-nos que mais pessoas podem usufruir do conjunto de aprendizagens para elas próprias fazerem… Acrescentamos que temos bem a noção da maior dificuldade na resposta aos cidadãos seja por termos menos pessoas a trabalhar connosco seja porque realmente este verão nota-se um maior crescimento da vegetação.

16 Jul - 20 Jul

Trabalhos realizados na 29ª Semana de 2018: na eira dos Galegos.
A 29ª semana ficou ainda marcada por algumas tarefas que foram necessárias ultimar na horta comunitária. No entanto, já foi possível começarmos a observar os “agricultores, mais hortelãos”, a plantar e a semear, conforme noticiamos neste sítio electrónico (no dia 16 de julho). Este ano a Junta de Freguesia optou também por ter o seu lote e os próprios funcionários da Freguesia vão tomar conta das culturas que durante esta semana foram deitadas à terra. Outro assunto que preencheu alguns dias de trabalho, três dias pelo menos, foi a preparação da eira dos Galegos para ser deslocalizada. Trata-se de um trabalho realizado com a boa colaboração dos serviços de arqueologia da Câmara Municipal e da Empresa que neste momento é responsável pela empreitada da linha da Beira-Baixa. A Junta de Freguesia deixa aqui o seu maior agradecimento pela boa recetividade e colaboração recebida de modo a procurarmos preservar um equipamento de utilização coletiva que em tempos idos, facilitava a preparação da farinha para depois poder-se fazer o pão. Saúda-se pois a disponibilidade da Empresa responsável pela obra correspondente à ligação técnica entre a linha da Beira-Baixa e Beira-Alta que vai precisar de “ocupar” o terreno onde se encontra a eira. Após alguns pedidos da população e da Freguesia houve o assentimento da Empresa em transportar as pedras da eira para outro local, junto à Casa do Povo, onde mais tarde vai ser novamente remontada. Enaltecemos aqui o gesto da Empresa e dos seus técnicos bem como dos serviços de arqueologia da Câmara Municipal que prestaram a colaboração no tocante à marcação das pedras para depois ser mais fácil a sua montagem no novo local. Ainda durante esta semana continuámos e concluímos a limpeza do Cemitério da Póvoa do Mileu na Urbanização das Barreiras e ainda efetuámos idêntica tarefa nos Cemitérios da Guarda-Gare e do Carapito. Completámos ainda a limpeza do Bairro do Pinheiro e da Póvoa do Mileu bem como efetuámos cortes de vegetação agreste em vários locais de Freguesia como por exemplo na muralha da Porta do Sol, na Rua da Ferrinha e na Urbanização das Covas.

9 Jul - 13 Jul

Trabalhos realizados na 28ª semana de 2018: limpeza no cemitério da Póvoa.
Esta 28ª semana foi toda ela praticamente dedicada à preparação da horta comunitária integrada no projeto das hortas da guarda que a freguesia mantém desde o início do mandato anterior e que agora foi possível, com a boa colaboração e deferência da família, dar continuidade a esta proposta de trabalho sócio-comunitário. Mesmo sabendo que estamos um pouco atrasados em relação ao ciclo agrícola optámos ainda assim por avançar no tratamento e preparação da terra. Foi por isso que após a concessão de autorização para utilização do terreno tivemos de repor um muro e regularizar uma parte do terreno e amanhar o melhor possível a terra para melhor utilização agrícola do solo, conforme já referimos nos "trabalhos realizados nas hortas comunitárias". Mas esta semana praticamente todos os colaboradores estiveram de “serviço” na horta comunitária para efetuar uma limpeza mais aprofundada dos terrenos, divididos em quatro grandes talhões, proceder à verificação do sistema de irrigação e organizar devidamente os lotes dividindo a terra existente em parcelas idênticas, como contamos e ilustramos na notícia sobre o recomeço das "Hortas da Guarda". Nos poucos dias que restaram desta 28ª semana, ainda assim realizaram-se uma série de trabalhos mais simples como seja o apoio logístico às escolas e jardins de infância, à Academia Sénior, à Estudarte e ainda ao grupo da Fundação São João de Deus e “5 Sentidos". Igualmente procedemos ao corte e limpeza da vegetação no logradouro da escola do I Ciclo de Adães Bermudes. Já no final da semana aproveitámos para iniciar uma limpeza mais profunda no cemitério da Póvoa do Mileu face ao avanço e crescimento da vegetação ali existente.

2 Jul - 6 Jul

Trabalhos realizados na 27ª semana de 2018: no Centro de Saúde de São Miguel.
A 27ª semana continuou como as anteriores, e seguramente como as próximas, marcada pela limpeza urbana no interior das localidades e dos bairros da Freguesia. Iniciou-se já o período de férias dos funcionários, o que aliado ao seu menor número, ao serviço no ano corrente, se traduz numa demora maior para chegar a todos os lados onde habitualmente a Junta de Freguesia costuma desenvolver aquelas tarefas. Referir ainda que a maior e mais prolongada precipitação fez com que a vegetação crescesse mais amiúde. Assim no decurso desta semana desenvolvemos trabalhos de corte de vegetação e limpeza na avenida Francisco Sá Carneiro, na Sequeira, na Urbanização das Covas, numa parte da Rasa, na Avenida da Corredoura, em metade da rua da Ferrinha, regressámos ao Monte Barro onde temos de voltar para concluir e Quintazinha do Mouratão, onde finalizámos a limpeza. Foi ainda possível, já tardiamente é certo, a limpeza e corte da relva da área envolvente à Direcção de Viação e à Extensão do Centro de Saúde de São Miguel, na Guarda-Gare. A finalizar a semana, que se prolongou até ao dia de sábado ainda cooperámos com a romaria a cavalo da Senhora da Ajuda que permaneceu na Guarda, na zona da Capela do Mileu, de sexta-feira para sábado, conforme contamos na notícia. E, a Freguesia auxiliou na montagem/desmontagem das “cavalariças” e limpeza do logradouro da Capela.

29 Jun - 29 Jun

Trabalhos realizados nas Hortas Comunitárias.
Após ter sido renovada pelos respetivos proprietários a cedência do terreno, já antes utilizado para hortas comunitárias, iniciámos a sua regularização e preparação, para aí se poderem recomeçar os trabalhos hortícolas. Apesar de tal se ter iniciado na 21ª semana (21 de maio), a recuperação do muro levou algum tempo e apenas na 26ª semana se concluíram os trabalhos, deixando também a terra preparada para iniciar os trabalhos agrícolas, que este ano vão começar um bocado mais tarde... Falta reunir com todos os interessados para distribuir os talhões do terreno, definir estratégias, regras... E, esperamos brevemente mostrar as culturas a brotar!

29 Jun - 29 Jun

Trabalhos realizados na Casa da Sagrada Família.
Iniciámos na 17ª semana de 2018 (dia 4 de junho), na Casa da Sagrada Família, a construção de um telheiro com forno e grelhador, ponto de água e respetivas bancas de apoio. Posteriormente, e seguindo o telheiro, outro será montado para arrumo de viaturas da própria instituição. A Junta de Freguesia colaborou com a mão de obra e a oferta do forno, cabendo à Instituição a disponibilização dos materiais; que, praticamente têm sido oferecidos com a generosidade de várias empresas da nossa região. Foi uma obra que consumiu muitos dias e semanas, até finais do mês de Junho; pelo que, durante a sua execução foi referida e mostrada a sua evolução... Na realidade, desde o seu início que, todas as semanas os colaboradores do trabalho de exterior da Freguesia, se ocuparam desta obra, cuja evolução o Executivo constatou no final da 20ª semana (sábado dia 19 de maio), quando visitou alguns locais da Freguesia. Na realidade foi possível verificar a “construção” do grelhador, a colocação do forno e a conclusão da parede principal de suporte à estrutura em construção. A irmã Alzira (responsável da Casa da Sagrada Família) referiu a vontade de "inaugurar" o espaço, no "Arraial" programado para o Dia de São Pedro, a 29 de junho... E, a obra continuou a bom ritmo, tendo-se iniciado na 22ª semana a colocação do revestimento da estrutura em cimento, a tijolo "burro", para além da conclusão das paredes de resguardo e proteção do grelhador e do forno. Na 23ª semana de 2018, o principal da colaboração da Freguesia, no trabalho na churrasqueira e forno estava praticamente concluído. E, no dia 27 (26ª semana), ficou pronto, mesmo a tempo de ser inaugurado no Dia de São Pedro: como se pode verificar no pequeno vídeo realizado, com a evolução da obra e um apontamento da Festa, que se encontra na respetiva notícia.

25 Jun - 29 Jun

Trabalhos realizados na 26ª semana de 2018: limpeza de vias / bermas.
Esta 26ª semana foi toda ela direccionada para a limpeza da área envolvente da Torre de Menagem pelo acordo que temos com o Clube Escape Livre a propósito da Encosta do Tempo/Cápsula do Tempo que comemorou no dia 1 de Julho o seu quinto aniversário (ver notícia). A Junta procedeu à limpeza de toda a encosta, limpou a Cápsula do Tempo e ainda auxiliou à plantação de uma árvore. A dimensão da área a limpar obrigou a que a maior parte da equipa de limpeza da Junta estivesse direccionada para este trabalho que se prolongou mesmo até ao dia de domingo, com o apoio à plantação da árvore. Estamos em crer que a limpeza realizada serve e muito bem para uma melhor recepção aos turistas e outros visitantes e aguentará pelo período de verão. Concluímos a primeira fase da obra do forno e churrasqueira na Casa da Sagrada Família e apoiámos ainda a organização da festa com a montagem das tendas e empréstimos dos guarda-sóis (ver notícia e resumo dos trabalhos realizados). Também na horta comunitária estão realizados/concluídos os trabalhos que referimos "em execução": recuperação do muro e tratamento dado à terra deixando-a preparada para os trabalhos agrícolas, que este ano vão começar um bocado mais tarde. Realizámos um pequeno arranjo no caminho térreo da Quinta do Pombo e procedemos à limpeza da área envolvente do Jardim-de-infância de Alfarazes. Uma outra equipa realizou trabalhos de limpeza de via com o corte da vegetação nas bermas na zona da Pocariça e áreas adjacentes como sejam a Catraia dos Galegos e Corte do Cavalo. Idêntico serviço foi realizado em alguns canteiros na rua da Igreja e na rua da Corredoura.

18 Jun - 22 Jun

Trabalhos realizados na 25ª semana de 2018: limpezas e apoios diversos...
Uma 25ª semana mais ou menos atípica porquanto com os primeiros sinais de verão veio igualmente um dos dias onde a precipitação fez das suas e caiu com força, num tempo bastante prolongado e acompanhado ainda de uma forte trovoada. Esta circunstância obrigou à alteração dos planos de trabalho pois que foi necessário na sexta-feira ultrapassar situações subsequentes à queda forte de precipitação. Na Cabreira, na Póvoa do Mileu, na Quinta do Pombo e na EB1 da Santa Zita foi necessário o empenho de toda a equipa de trabalho e muitas horas a mais do que o normal dia de trabalho sabendo, ainda assim, que nem tudo ficou resolvido nestes mesmos locais. Face à forte precipitação com granizo e vento forte, à mistura com a chuva, a terra e outros detritos vieram para a via pública e noutros locais danificou o pavimento de alguns caminhos térreos. Nos restantes dias da semana e com a erva a crescer continuámos com a nossa pequena equipa de trabalho a procurar cortá-la nos bairros da freguesia não conseguindo chegar a todo o lado nomeadamente os caminhos rurais envolventes à Freguesia. Completámos o apoio ao Centro Cultural da Guarda com a entrega e arrumo de cadeiras, prestámos apoio às escolas básicas do I ciclo das Lameirinhas e Bairro da Luz com a colocação de guarda-sóis para as atividades de final de ano letivo. Fornecemos ainda apoio à Cáritas Diocesana que recorreu e muito bem ao forno comunitário da Sequeira para uma atividade de partilha de confeção de pão conforme as nacionalidades dos cidadãos que recorrem ao apoio daquela entidade. É claro que este tipo de tarefas faz com que retiremos horas e pessoal às ações de corte e limpeza de vegetação intrusiva. Não obstante o reduzido número de pessoas a colaborar no sector externo conseguiu-se iniciar e praticamente concluir o trabalho de limpeza no bairro das Lameirinhas, urbanização do Vale do Além e Malmedra. Uma outra equipa andou na Guarda-Gare mais concretamente na rua do Povo onde se cortou, mondou e limpou-se o terreno público localizado atrás de um conjunto de prédios, o logradouro da Associação de Surdos da Guarda, depois o terreno anexo à sede da Associação do Bairro de Nossa Senhora de Fátima e a zona das Carreiras Velhas, rua do Repouso e ligação à Rasa bem como na rua da Corredoura onde na próxima semana ainda teremos de concluir a tarefa iniciada. No sábado e domingo foi necessário também a colaboração dos funcionários na preparação da sala de conferências para a recolha de sangue e uma das nossas viaturas deu apoio aos corredores de bicicleta que participaram numa prova organizada pelo Clube de Ciclismos da Guarda. Já na horta comunitária há neste momento um substancial atraso no arranjo do muro e a preparação da terra pode vir a comprometer as sementeiras previstas. Mas os trabalhos vão continuando e esperemos que na próxima semana consigamos ver concluídos.