Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Trabalhos

27 Mai - 31 Mai

Trabalhos da 22ª semana de 2019: arrumo e preparação da casa do Povo dos Galegos
No decurso da semana a junta de freguesia dividiu o seu trabalho da equipa do serviço externo com várias entidades que nos solicitam a colaboração uma boa parte da semana foi a mudança do restante material da antiga sede para a nova sede da Federação dos Bombeiros do Distrito da Guarda. Depois ainda uma manhã para o transporte de móveis para a participação da Associação dos Amigos do Museu na 4ª edição do SIAC. Registamos também a cedência de transporte para os alunos do centro Escolar da Sequeira e dos Escuteiros da Guarda-Gare. Com esta dispersão de meios e recursos humanos apenas foi possível procedermos ao corte de vegetação agreste, pequenas podas em ramos de algumas árvores na Zona da capela da Povoa do Mileu e na Urbanização Alves Bandeira. Por último procedemos ao arrumo e preparação da casa do Povo dos Galegos para o inicio da obra de requalificação daquele edifício da freguesia e agora cedido também ao NDS. Procuraremos realizar, acompanhar e ir apoiando o decurso dos trabalhos com o intuito de os concluir no mais curto prazo.

20 Mai - 24 Mai

Trabalhos da 21ª semana de 2019: limpeza dos logradouros
A 21ª semana fica anotada com o serviço prestado pela Junta de Freguesia na limpeza dos logradouros escolares dos estabelecimentos de ensino da Freguesia. Esta tarefa já tinha sido iniciada na semana anterior mas apenas no decurso desta semana foi possível concluir o devido corte da vegetação, limpeza completa, poda superficial das árvores existentes e ainda da desobstrução das valetas. Excetuando as escolas do 1º ciclo das Lameirinhas e Santa Zita, todos os Jardins-de-Infância, Escolas do 1º ciclo e ainda a Escola 2,3 de São Miguel ficaram com os seus logradouros totalmente limpos e prontos a receber as brincadeiras dos seus alunos.

13 Mai - 18 Mai

Trabalhos realizados na 20ª Semana de 2019: resposta a diferentes associações...
A semana de trabalhos no sector externo repartiu-se por uma ação de limpeza e por algumas ações de apoio a solicitações efectuadas à Junta de Freguesia por entidades associativas. Começámos por apoiar o desfile académico com a cedência de duas viaturas e dois motoristas. Depois, ao meio da semana, colaborámos com o transporte de famílias para um jantar de convívio do projeto fortalecimento familiar. Já no final da semana incluindo o dia de sábado prestamos o nosso serviço ao conjunto das senhoras enfermeiras da Unidade de Cardiologia da ULS/Guarda que organizaram uma excelente atividade na Praça de Luís de Camões a propósito do mês de maio/mês do coração. Ainda houve a necessidade de procedermos à arrumação dos materiais e equipamentos necessários para a realização da caminhada do domingo dia 12 de maio. Nesta altura do ano a necessidade do corte da vegetação aumenta e a equipa é “curta” para podermos chegar atempadamente a todo o lado onde é efectivamente necessário. E correspondendo a essa urgência apenas conseguimos realizar a limpeza e corte de vegetação e varredura na urbanização dos Castelos Velhos, na rua do Ferrinho, no logradouro do Centro de Saúde da Guarda-Gare, no “Bairro da Caixa”, na Catraia dos Galegos e concluímos a limpeza dos Galegos, incluindo a lavagem do tanque. Iniciámos e terminámos também a limpeza da área do recreio na EB 1 da Guarda-Gare.

6 Mai - 12 Mai

Trabalhos realizados na 19ª semana de 2019: apoio a várias entidades...
Desta semana fica essencialmente a preparação e apoio a algumas entidades. À Federação Distrital de Bombeiros da Guarda, efetuámos o transporte do espólio do falecido Professor Manuel Madeira Grilo, de Freixedas para a nova sede da Federação, na rua D.Dinis, da Guarda. Depois cedemos a viatura de transporte à associação ACTIVA de desporto adaptado. Por último transportamos o palco e as barracas na sexta-feira que serviram para o Festival de Folclore organizado pelo Centro Cultural da Guarda. Correspondendo a várias solicitações procedemos à limpeza dos logradouros escolares nas escolas do 1º CEB do Espírito Santo, Bermudes e Póvoa do Mileu. Procedemos ainda ao início da limpeza e varredura na localidade dos Galegos que concluiremos na próxima semana e bem assim na urbanização da corredoura. Depois no sábado vários colaboradores da Freguesia prestaram serviço no transporte e montagem do palco e outros equipamentos, na Praça Luís de Camões para o referido festival de folclores Guarda. Já no domingo foi necessário apoiar a realização da Caminhada na Aldeia Viçosa, com o reforço de alimentação e a preparação do almoço.

29 Abr - 3 Mai

Trabalhos realizados na 18ª semana de 2019: limpezas e colaborações diversas...
A semana começou dando continuidade ao trabalho da semana anterior. A limpeza urbana vai marcar o nosso desempenho nas próximas semanas e meses. Assim e praticamente preenchemos a semana, com um feriado pelo meio, com a limpeza de Alfarazes, do nosso estaleiro, da praceta Cristóvão e ainda demos um salto à Póvoa de Mileu e igualmente ao seu jardim-de-infância. Estivemos em idêntica tarefa na instalação sede do Nerga onde procedemos à limpeza dos canteiros de entrada. Como já se referiu estes trabalhos resumem-se ao corte da vegetação, à varredura e desbaste dos pequenos arbustos. Durante a semana prestámos ainda colaboração à Casa Sagrada Família, com o transporte e arrumo de cadeiras entre a Escola Secundária da Sé e o Nerga onde realizaram na terça-feira uma festa convívio muito interessante. Também na 5ª feira estivemos presentes no torneio de canoagem do Desporto Escolar, junto à barragem do Caldeirão prestando o nosso apoio. Já na 6ª feira auxiliamos no transporte de algum do espólio do Exmo. Sr. Professor Manuel Madeira Grilo que a pedido da Federação Distrital dos Bombeiros, inaugurando uma sede nova, vão ter uma sala dedicada aquele ilustre cidadão Guardense.

15 Abr - 26 Abr

Trabalhos realizados nas 16ª e 17ª semanas de 2019: asseio urbano.
O conjunto das duas semanas, 16ª e 17ª do ano de 2019, resultou em apenas seis dias de trabalho efectivo porquanto o período pascal aliado ainda à reposição do que foi o número de horas a mais por altura do Carnaval, contabilizou tão só a meia dúzia de dias já referidos. E praticamente todos eles direccionados para o asseio urbano e redobrada atenção para a limpeza de todos os sete cemitérios da Freguesia. Por esta altura e até ao final do verão verificamos já o início do crescimento da vegetação sendo pois necessário proceder ao seu corte nos arruamentos, nos bairros, nos caminhos rurais e igualmente em algumas áreas públicas que poderão no futuro dar lugar a zonas verdes ou parques de lazer. Assim, e para além do cuidado que vamos observando nos cemitérios, redobramos no tempo da Páscoa e cremos ter deixado o melhor possível para acolher as dezenas de visitantes que por estes dias revisitam os seus familiares entretanto desaparecidos. Depois outra preocupação e como já referimos a limpeza nos bairros e localidades da nossa Freguesia. Nestes dias foi possível procedermos à limpeza nas localidades do Carapito, Cabreira, Carreiras Velhas, Rasa, Sequeira e temos quase concluída a limpeza em Alfarazes. Paralelamente foi ainda possível limparmos, por ora, parte da rua Ferrinha e no Rio-Diz, contando que na próxima semana possamos concluir as tarefas entretanto iniciadas nas localidades enunciadas. Basicamente esta limpeza resulta no varrimento dos arruamentos, no corte e renovação da vegetação intrusiva e pequenos arranjos, que possa a junta de Freguesia realizar como sejam pequenos remendos nos passeios, colocação de pedras em falta e limpeza das valetas e sumidouros, quando se torna necessário.

8 Abr - 12 Abr

Trabalhos realizados na 15ª semana de 2019: limpezas no exterior.
Nesta 15ª semana reiniciamos e concluímos o derrube do muro do cemitério na Guarda Gare completando assim a tarefa que iniciámos no final do mês de janeiro. Com a realização dos trabalhos desta semana temos neste momento associados o cemitério antigo com o novo cemitério. Todo este trabalho foi realizado com os trabalhadores da Junta de Freguesia o que seguramente permitiu a poupança de alguns recursos financeiros. Igualmente recebemos boa colaboração solidária da máquina e do operador de uma empresa que se associou à tarefa de demolição do muro. No decurso desta semana houve um dia com bastante chuva e então foi aproveitado para o arrumo dos armazéns e operações de manutenção das máquinas. Continuámos depois e já com a temperatura amena e sem pluviosidade a desenvolver os trabalhos de varredura e corte da vegetação intrusiva nas localidades do Carapito, Cabreira, Bairro de São Domingos, Carreiras Velhas e Rasa sendo que nestas duas últimas localidades o trabalho não ficou devidamente concluído. Por outro lado, realizámos algumas reparações de passeios no Bairro do Pinheiro e na Guarda-Gare prestando ainda apoio à recolha e corte de lenha para o forno comunitário da Sequeira onde decorreu e vai decorrer uma sessão de aprendizagem para aproveitamento e reutilização dos alimentos, no âmbito do projeto “Guarda sem Desperdício”.

1 Abr - 5 Abr

Trabalhos realizados na 14ª semana de 2019: tanque da Quintazinha do Mouratão...
No âmbito dos trabalhos concretizados, nesta 14ª semana destaca-se a preparação da horta comunitária e a reunião com os agricultores que ali cuidam dos 35 talhões disponibilizados, conforme referimos e mostramos nos Trabalhos em execução nas "Hortas da Guarda": época 2018/19. Concluiu-se a tarefa de arranjo dos tanques públicos da Quintazinha do Mouratão logo no início da semana. Iniciámos mas não concluímos a limpeza do Carapito de São Salvador. Prestámos a colaboração ao Jardim de infância do Bairro da Luz com o transporte de crianças ao Parque Zoológico de Gouveia e ainda transportámos algumas mesas da modalidade de ténis de mesa entre, as escolas C+S de São Miguel e a Secundária da Sé.

25 Mar - 29 Mar

Trabalhos realizados na 13ª semana de 2019: exterior das escolas...
A 13ª semana começou, como é usual, com a recolha de monos; e, nesta altura do ano, com a incidência maior na recolha de matéria arbustiva. Posteriormente conclui-se o corte e a limpeza do logradouro da Escola Secundária Afonso de Albuquerque, iniciada na semana anterior. Idêntica tarefa decorreu durante um maior número de dias na Escola Secundária da Sé, onde foram podadas as árvores, mondados os arbustos, cortada a erva e realizámos a limpeza integral de toda a área envolvente ao edifício escolar. Esta ação preencheu praticamente todos os dias da semana, igualmente os recursos humanos da Freguesia quase na sua totalidade porquanto aproveitou-se e houve oportunidade para se cortar e limpar a vegetação dos taludes contíguos à escola e a uma urbanização. Continuámos e ainda sem concluirmos a tarefa de requalificação dos tanques da Quintazinha do Mouratão que praticamente vão ficar totalmente remodelados; esperando conseguir o resultado pretendido, que não alcançámos com a intervenção anterior. Reservou-se ainda um dia para uma volta aos principais cemitérios da Freguesia, para uma limpeza breve e acerto das sepulturas. A horta comunitária mereceu também a nossa atenção, como referimos nos "trabalhos em execução nas hortas da Guarda: 2018/19".

18 Mar - 22 Mar

Trabalhos realizados na 12ª semana de 2019: colocação de grade no cemitério.
Uma 12ª semana bastante diversificada nas ações empreendidas pelo setor externo da freguesia. Concluímos a lavagem e limpeza dos tanques da freguesia. Registou-se a necessidade de reservarmos dois dias para a recolha de monos e mais particularmente dos arbustos, ramos e outros resíduos arbustivos que estão na sua maioria a ser biotriturados e reaproveitados nas nossas árvores e terras. Prestámos apoio no transporte dos jovens ginastas de Castelo Branco que vieram participar no I Sarau gímnico promovido pela Academia de Ginástica cuja principal responsável é a Prof. Elvira Matos. Fomos igualmente colaborar com a Cáritas Diocesana da Guarda, no transporte de mobílias e eletrodomésticos disponibilizados pelos cidadãos a outros cidadãos que têm as suas dificuldades e assim são colmatadas algumas das suas carências. Nas escolas básicas do 1º Ciclo da Santa Zita e Espírito Santo preparámos no primeiro caso um pequeno terreno para uma horta pedagógica e no outro estabelecimento de ensino compusemos /trocámos uma fechadura. Iniciámos o desbaste e o corte de vegetação no logradouro da Escola Secundária Afonso de Albuquerque que não ficou ainda concluída a tarefa transitando para a próxima semana o seu término. Após vários meses de trabalho foi esta semana concluída a obra respeitante à melhor interligação entre a parte antiga e a parte mais recente do cemitério da Guarda-gare. Para esse efeito e depois da demolição do muro, regularização do muro novo, aplicação de uma pedra em granito e realização de um pequeno passeio em cubos de granito contratámos a colocação de uma grade que serve de proteção entre os dois cemitérios e ao mesmo tempo garante a continuidade possível entre o antigo e o novo cemitério. Entretanto fica a faltar o restante muro da zona mais recente do cemitério que oportunamente sofrerá a demolição e o melhor arranjo.