Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Trabalhos

15 Mai - 19 Mai

Trabalhos realizados na 20ª semana de 2017-Limpezas exteriores
Mantivemos durante a 20ª semana o continuado e nunca finalizado trabalho do corte das ervas e da vegetação intrusiva na área urbana da Freguesia. Mas também começamos a olhar e a desenvolver a mesma tarefa nos caminhos rurais e mesmo em estradas pavimentadas de ligação entre várias zonas Freguesia. Em relação aos bairros na área urbana a semana foi passada no Bairro de São Domingos, Meia-Lua, Camalhão, Bairro do Torrão, Rio - Diz, Castelos Velhos e Ruas Miguel Unamuno e Prof. Dr. Fernando Carvalho Rodrigues. Mantivemos o corte e a rega de relva nos canteiros sob a nossa responsabilidade e que transitaram das Ex- Freguesias. Por outro lado e com o destroçador de bermas percorremos vários caminhos rurais e pavimentos da Freguesia nomeadamente junto ao Canil, Rua do Outeiro, Rasa, Galegos, Catraia dos Galegos, Barreiras e Póvoa do Mileu. Também procedemos à limpeza e corte da vegetação em alguns lotes localizados na urbanização de São Miguel. Após o trabalho realizado com este equipamento procedeu-se a uma volta com as motos roçadoras e os sopradoros para completarmos o melhor possível o corte da vegetação intrusiva. Entretanto prestámos colaboração na EB 2,3 de São Miguel efetuando uma limpeza geral à envolvente dos edifícios cortando a vegetação, cortando a relva, mondando as sebes, deixando o estabelecimento de ensino mais acolhedor para o intervalo dos alunos e também para receberem os encarregados de educação numa atividade do plano de ação da escola.

8 Mai - 11 Mai

Trabalhos realizados na 19ª semana de 2017: limpezas urbanas...
Durante esta 19ª semana mantivemos o nosso principal enfoque nos trabalhos de asseio urbano, que alias se vão manter durante os próximos tempos. Desde logo temos uma equipa mais reduzida de trabalhadores e o aumento acelerado das temperaturas auxiliam ao maior crescimento da vegetação intrusiva. A limpeza urbana situou–se essencialmente na conclusão dos trabalhos na EB1 da Santa Zita, na urbanização da Corredoura e na Meia–Lua seguindo–se depois o inicio da mesma tarefa na urbanização do Torrão e na rua da Ferrinha, as quais vão ser concluídas na próxima semana. Depois colaborámos no desfile académico com a cedência de duas viaturas e dois motoristas. A rega e corte de relva em vários canteiros e a recolha de monos continuam também a reclamar algum tempo e colaboradores, bem como a recolha de restos de jardinagem de alguns terrenos. Por outro lado e no largo posterior ao Centro Cultural de São Miguel desenvolvemos uma intervenção que se traduziu na regularização do piso e colocação de pavê e lancis, numa zona de estacionamento que estava inutilizada há alguns anos. Efetuámos depois a limpeza de vegetação intrusiva nas imediações contíguas aos dois estaleiros que temos na Rasa e Alfarazes. Com a chegada da chuva na quinta-feira dedicámo-nos mais ao continuado processo de arrumação nos armazéns da freguesia nomeadamente nas garagens que pertenciam às ex-freguesias de São Miguel e São Vicente, acumulando esta tarefa com a reorganização do arquivo na garagem de São Miguel e no edifício sede da freguesia, no Solar dos Póvoas. Como já antes referimos esta tarefa de organização dos armazéns e dos arquivos é apenas realizada quando as condições atmosféricas não permitem o trabalho externo pelo que o desempenho não ficará totalmente concluído até final do mandato, mas o essencial está praticamente realizado. Continua também a obra de requalificação do forno comunitário dos Coviais–de-Baixo como se descreve e ilustra nos "Trabalhos em execução"...

2 Mai - 5 Mai

Trabalhos da 18ª Semana de 2017 : limpeza de estradas e caminhos...
Esta 18ª semana teve um feriado logo no seu início pelo que se resumiu a quatro dias de trabalho. E com a visita da chuva na sexta-feira também algumas alterações tivemos de operar. Pela freguesia notou-se um crescimento da vegetação intrusiva e o menor número de pessoas ao serviço, em comparação com o ano anterior, faz com que não seja possível corresponder com a brevidade exigida. Ainda assim vamos continuando com os trabalhos da limpeza urbana e esta semana concluímos essas tarefas no Bairro do Pinheiro; e na Rasa ficou quase concluída idêntica limpeza que cuida do corte das ervas que crescem abundantemente nos passeios e nas bermas das vias públicas tal como nos pequenos canteiros. Trata-se do corte, depois da limpeza e também da varredura das estradas e caminhos nas urbanizações e caminhos da freguesia. Por outro lado, efetuámos a lavagem dos tanques/lavadouros públicos existentes na Rasa e no Carapito de São Salvador. Para além da lavagem foi necessário procedermos à remendagem dos mesmos pois encontravam-se a perder água por vários locais. Procedeu-se ainda à limpeza do terreno localizado na Urbanização das Covas onde temos plantadas quase sessenta árvores de fruto. Para além da limpeza foi depois necessário efetuar a passagem da grade, lavrar o terreno e afundar um pouco mais as covas em redor das árvores. Iniciámos ainda a limpeza na escola EB 1 da Santa Zita mas não foi possível concluir nesta semana porque na sexta-feira com a chuva outras tarefas desenvolvemos nomeadamente realizar operações de manutenção das máquinas. Continuou-se o trabalho na obra de requalificação do forno comunitário dos Covais-de-Baixo (ver nos trabalhos em execução) e ainda na rearrumação dos armazéns e arquivos.

24 Abr - 28 Abr

Trabalhos da 17ª Semana de 2017 : limpeza em vários bairros residenciais
Uma 17ª semana marcada pela limpeza em vários bairros residenciais da freguesia. A vegetação intrusiva cresceu rapidamente com a subida das temperaturas e em locais onde estivemos nem há 2/3 meses estão hoje a carecer de nova intervenção. Assim estivemos na Rua do Amparo e das Rosas e iniciámos o corte de vegetação intrusiva com a consequente limpeza dos locais nas ruas do Caminho de Ferro, Bairro Nª Srª de Fátima e Bertas. Concluímos idêntica tarefa em Alfarazes e prosseguimos na zona do Rosmaninhal. No Bairro do Pinheiro ainda procedemos também à limpeza do logradouro do Jardim-de-Infância. Outra tarefa concretizada durante a semana compreendeu a limpeza de alguns dos tanques e lavadouros públicos que temos na freguesia. Assim só foi possível procedermos à limpeza dos tanques durante os dias de quinta e sexta-feira e apenas efetuámos a limpeza nos tanques da Póvoa do Mileu, Quintazinha do Mouratão, Sequeira e Galegos, restando para a semana os tanques da Rasa, Carapito e Alfarazes porquanto o da Cabreira está ainda em bom estado. Mantivemos a rega semanal das árvores de fruto plantadas nos “baldios” de Alfarazes, a recolha de monos e a rega e corte de relva nos diversos canteiros sob a nossa responsabilidade. Continuámos a reconversão e melhoria dos armazéns da freguesia procurando rentabilizar a sua ocupação para as necessidades que ainda temos. Desta vez realizámos mais uma divisória na garagem localizada na Guarda-gare que servirá para transferir o arquivo ainda menos bem acondicionado na garagem da ex-freguesia de São Vicente. Continuam também em bom ritmo a recuperação do forno comunitário dos Coviais de Baixo: veja a evolução das obras nos "Trabalhos em execução".

17 Abr - 21 Abr

Trabalhos da 16ª Semana de 2017: obras e limpezas diversas...
Na 16ª semana iniciámos a requalificação do forno comunitário dos Coviais-de-Baixo: obras que exigirão algum tempo; e que, por esse motivo, podem acompanhar nos "Trabalhos em execução". Continuam os trabalhos de limpeza de vegetação intrusiva pelos diversos bairros da cidade e outras limpezas de caminhos rurais. Esta semana completámos a limpeza urbana em Alfarazes, num caminho em Monte Barro, procedemos à rega das árvores em Alfarazes, percorremos as árvores na Avª da Estação e S. Miguel, procedeu–se à limpeza na urbanização da Corredoura e iniciámos idêntica tarefa na urbanização das Bertas e Nossa Senhora de Fátima. Como sempre à segunda–feira efetuámos a recolha de monos e procedemos ao corte e rega da relva que está sob a nossa responsabilidade.

10 Abr - 14 Abr

Trabalhos realizados na 15ª Semana de 2017: limpezas e pequenos arranjos...
Esta 15 ª semana, que antecedeu à Páscoa terminou, para nós, no almoço convívio de quinta-feira com o consequente arrumo, lavagem e limpeza das viaturas e outros equipamentos. Ainda assim, para além da recolha de monos, na segunda–feira, registamos a rega e corte de relva em pequenos canteiros sob a nossa responsabilidade, a rega das cento e poucas árvores que plantámos em Alfarazes, a colocação de uma grelha naquela localidade e a limpeza e asseio urbano também realizada em Alfarazes e Cabreira. Também no início da semana concluímos idêntica tarefa no Carapito. Prestámos colaboração ao Centro de Dia da Sequeira preparando e fixando uns bancos à entrada daquela instituição.

3 Abr - 7 Abr

Trabalhos realizados na 14ª semana de 2017: hortas e plantação de árvores...
Logo no início da semana, dia 3 (ver notícia), houve uma reunião com os cidadãos interessados num lote da horta comunitária, realizando-se os trabalhos necessários ao retomar da produção agrícola: amanho da terra em alguns dos lotes, compor a conduta... Contudo, esta 14ª semana ficou marcada e com grande satisfação da nossa parte com a preparação do terreno e a plantação de cento e vinte árvores de fruto nos terrenos da Freguesia em Alfarazes, conhecidos pelos baldios e onde, muitos anos antes, funcionava um campo de futebol. Tratou-se de uma tarefa que ocupou toda a nossa equipa de colaboradores pois que houve também a necessidade de vedar os terrenos em causa e proceder a duas regas e colocação de adubo para que possamos ver o crescimento das árvores. Plantámos castanheiros, nogueiras, aveleiras, marmeleiros, oliveiras, diospireiros, etc. Houve ainda tempo para completarmos a limpeza urbana na Sequeira, iniciar e quase completar idêntica tarefa no Carapito e Alfarazes. Procedeu-se ainda à limpeza do tanque de água no Bairro da Luz.

27 Mar - 31 Mar

Trabalhos realizados na 13ª Semana de 2017: limpezas rurais e urbana
Praticamente uma semana dedicada à limpeza urbana no Monte Barro, Quintazinha do Mouratão e concluir a tarefa do arranjo e limpeza dos lavadouros públicos no Monte Barro e Galegos. A par destas tarefas foram também colocados dois degraus em cimento junto a um viaduto próximo das piscinas municipais e remendou-se uma grande “cratera” no passeio junto a uma das farmácias localizadas na Guarda-gare. Iniciou-se com mais insistência os trabalhos de corte, rega e arranjo das falhas nos pequenos relvados onde a freguesia tem assumido a responsabilidade da sua manutenção. Com referência aos caminhos rurais e com o apoio do município no âmbito do Contrato – Cidade desbloqueámos os caminhos públicos no Monte Barro, e Quintazinha do Mouratão; mas a conclusão apenas se fará no início da próxima semana. Destaca-se ainda nos trabalhos desta semana o início e conclusão da realização de uma conduta/valeta com o recurso à colocação de manilhas. Durante a semana mantemos os trabalhos referentes à recolha de monos.

20 Mar - 24 Mar

Trabalhos realizados na 12ª semana de 2017: arranjo dos tanques no Monte Barro...
Uma 12.ª semana marcada pelas condições atmosféricas que inviabilizaram praticamente dois dias de trabalhos. Ainda assim fez-se a varredura, o corte das ervas daninhas e a limpeza dos arruamentos na Sequeira e na Urbanização das Covas. Cortou-se a relva nos canteiros sob a responsabilidade da freguesia. Iniciámos e concluímos os trabalhos de arranjo dos tanques no Monte Barro e, também nesta localidade, iniciámos a colocação/continuação da condução das águas pluviais por uma valeta próxima, devidamente manilhada ao invés de por terra batida, como agora existe. Igualmente em matéria de asseio urbano conseguiu-se iniciar, continuar e concluir, já nesta semana, a limpeza no Bairro do Pinheiro e na maior parte dos arruamentos do Bairro do Bonfim.

13 Mar - 17 Mar

Trabalhos realizados na 11ª semana de 2017: corte de vegetação agreste...
Na 11.ª semana continuámos e concluímos a obra do “regadio” na Póvoa do Mileu após várias solicitações de alguns potenciais utilizadores. Tratou-se de colocar umas dezenas de manilhas, algumas saídas para regar vários terrenos e uma melhor condução e aproveitamento das águas superficiais para a rega das terras agricultadas naquela zona da freguesia. Outra equipa de trabalho realizou durante toda a semana a limpeza urbana no Bairro do Pinheiro limpando os canteiros, podando os arbustos, cortando as ervas nos passeios e efetuou também uma limpeza no jardim e na escola do 1.º ciclo. Depois houve ainda a oportunidade de concluir a limpeza do caminho rural entre Alfarazes e a Guarda junto ao limite da freguesia da Guarda com a freguesia de Aldeia do Bispo e a seguir iniciámos a limpeza do talude e da vegetação bravia junto do casario que fica contíguo ao cemitério da Póvoa do Mileu/Barreiras. Também na Av. Cidade de Salamanca desenvolvemos durante quase toda a semana a limpeza dos canteiros contíguos aos passeios e estacionamentos bem como “dizimámos” a vegetação agreste que cresceu junto do acesso às garagens de todos aqueles prédios. Recordamos que a limpeza dos caminhos rurais tem o apoio do município da Guarda. Na sexta-feira realizámos uma limpeza breve e deitámos herbicida em todos os 7 cemitérios da freguesia antecipando assim o crescimento da vegetação em redor das sepulturas.