Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Trabalhos

2 Out - 6 Out

Trabalhos realizados na 40ª semana de 2017: limpezas e apoio à caminhada do MVV.
A semana 40ª de outubro corresponde à primeira semana do novo mandato autárquico 2017/2021 em que ainda não foram investidos nas suas funções os autarcas eleitos no acto eleitoral do passado dia 01/10 mantendo-se em funções os que ainda são os autarcas eleitos em 2013. Mas os afazeres, na sua maioria, são realizados nas mesmas circunstâncias. No entanto, esta semana tornou-se pequena pelo feriado do dia 05/10 e a “borla” do dia 06/10 conferida aos trabalhadores que no dia 07/10, sábado, foi “devolvida” porquanto o pessoal colaborou com a 7ª edição da Caminhada promovida pelo Movimento Vencer e Viver da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Assim, entre segunda e quarta-feira foi possível proceder à limpeza no Bairro do Pinheiro, junto à VICEG e ao Parque Urbano do Rio-Diz bem como iniciámos o desbaste de algumas árvores, numa quelha na urbanização das Covas que está ainda por concluir. Por outro lado, regaram-se as árvores, a relva fez-se a recolha de monos e prestou-se uma colaboração à Escola Secundária da Sé que preencheu dois dos três dias de trabalho desta semana.

25 Set - 29 Set

Trabalhos realizados na 39ª Semana de 2017: limpezas e manutenção de espaços
A semana 39ª de setembro correspondeu à última semana do mandato 2013/2017. Nesta última semana realizaram-se as tarefas habituais de: recolha de monos, corte e rega da relva, rega das árvores plantadas nos terrenos do Noéme e nas Giestas, para além da limpeza urbana, com a varredura das ruas e corte de ervas, desta vez nas localidades do Monte Barro, Carapito de São Salvador e Sequeira. Realizámos ainda corte de vegetação intrusiva na Av. Francisco Sá Carneiro. Aproveitou-se ainda a última semana do mandato para a limpeza e pequenos arranjos dos lavadouros públicos nos Galegos, Póvoa do Mileu e Sequeira, ficando os restantes para concluir numa próxima oportunidade.

18 Set - 22 Set

Trabalhos realizados na 38ª Semana de 2017: apoio para o Encontro de Concertinas
Concluímos a 38ª semana do ano e a penúltima deste mandato autárquico. Durante esta semana regressámos ao Monte Barro, ao Carapito e aos Galegos, para a habitual varredura e corte de ervas, que entretanto voltaram a crescer. O mesmo concretizámos no Rosmaninhal e na Urbanização do Pontão. Prestámos também colaboração à organização do Encontro de Concertinas que decorreu no sábado na Sequeira sob a organização da Associação CSR da Sequeira. Procedemos à limpeza do logradouro e montámos uma pequena estrutura para a iluminação da área onde decorreu o espetáculo dos grupos de concertinas. Conseguimos ainda proceder à limpeza de dois caminhos públicos: um na Rasa e outro nas Casetas. Remendou-se e lavou-se ainda o tanque do Bonfim e procedemos à desmontagem do nosso stand na Feira Farta.

11 Set - 15 Set

Trabalhos realizados na 37ª Semana de 2017: preparação da Feira Farta
Uma semana marcada pelos preparativos da presença da Freguesia da Guarda na Feira Farta. Mas para além de todas as exigências correspondentes aquela boa participação realizámos várias tarefas relacionadas com os trabalhos habituais. A rega, o corte da relva e a recolha de monos são desempenhos permanentes na freguesia, nomeadamente a recolha de monos que acompanha todas as segundas-feiras do ano. Já o cuidado com a relva e arbustos é realçado essencialmente no período do verão. Nesta semana procedemos à remendagem do piso betuminoso existente na Póvoa do Mileu e aproveitando a quantidade do betuminoso realizámos idêntica operação junto ao nosso armazém em Alfarazes. Tratou-se de uma operação que acabou por preencher dois dias de trabalhos. Por outro lado na rua das Barreiras completámos a pintura da zona do chafaziz e na Guarda-gare remendou-se e pintou-se um murete que serve de rotunda. Aproveitámos ainda para a realização do corte de vegetação intrusiva na Praceta São Cristóvão e por último na sexta–feira participámos ativamente no apoio à Feira Farta e na recolha de resíduos existentes numa residência particular.

4 Set - 8 Set

Trabalhos realizados na 36ª Semana de 2017: pintura na escadaria das Barreiras
Ao fim destas quatro últimas semanas concluímos a tarefa de deixar limpos os logradouros dos estabelecimentos escolares da Freguesia para que, a esse nível, as crianças e os adultos possam iniciar o novo ano letivo 2017/2018 em melhores condições, nas suas áreas de recreio. Esta 36ª semana do ano permitiu-nos concluir a limpeza nos Jardins de Infância e escolas do 1º Ciclo do Bairro da Luz, Póvoa do Mileu, Sequeira, Guarda-gare, Stª Zita, Bonfim, Lameirinhas, Adães Bermudes, Espírito Santo e Augusto Gil. Apenas fica para a conclusão final na próxima semana o Jardim-de Infância de São Miguel. Por outro lado, e na área das “pinturas urbanas”, iniciámos e concluímos com a devida qualidade a pintura do muro de uma escadaria nas Barreiras e na Urbanização das Covas. Na componente da limpeza urbana ainda nos foi possível realizar o corte da vegetação intrusiva nas Águas Santas e na envolvência da Escola EB 2,3 da Sequeira–Carolina Beatriz Ângelo. Entretanto os trabalhos da rega, corte de relva e arbustos foram também executados como vamos concretizar até às primeiras chuvas do outono, na certeza que temos ainda vários canteiros para relvar e de preferência com os sistemas de rega semi-automática para facilitar o trabalho de rega que, em alguns locais, ainda é realizado com mangueiras.

28 Ago - 1 Set

Trabalhos realizados na 35 ª semana de 2017: limpeza - estabelecimentos de ensino
Prestes a iniciar-se o ano lectivo 2017/2018 torna-se necessário regressarmos aos Jardins-de Infância e Escolas Básicas e Secundárias da nossa Freguesia. Não sendo nossa competência, ainda assim vamos procurando cooperar para que o regresso de alunos e professores às escolas seja realizado com as mesmas devidamente limpas. Assim esta 35ª semana já implicou um esforço maior na tarefa de cortar, limpar e mondar os arbustos existentes nas escolas. Para além da Escola Secundária Afonso de Albuquerque e da EB1 do Bairro da Luz esta semana já fizemos esses mesmos trabalhos na EB1 da Guarda-gare, JI de Alfarazes e na Escola Secundária da Sé. Na próxima semana seguiremos o percurso e tentaremos, antes do 1º dia de aulas, ter tudo nas melhores condições de receção para um bom ano letivo. Continuámos também com a realização de trabalhos de pintura dos muros no Chafariz nas Barreiras que concluímos e iniciámos idêntica tarefa num dos arruamentos na Urbanização das Covas, Rua dos Lameiros. E deu-se continuidade às habituais obrigações semanais: rega e corte da relva e arbustos sob a nossa responsabilidade, recolha de monos e rega das árvores de fruto que plantámos nos terrenos do Noéme. Também procedemos à limpeza do Cemitério de Alfarazes, junto à Capela de Nossa Srª dos Remédios, bem como à zona envolvente desta onde durante alguns dias vão decorrer os festejos da Padroeira.

21 Ago - 25 Ago

Trabalhos realizados na 34ª Semana de 2017: arranjos no Chafariz das Barreiras.
Nesta 34ª semana já podemos aliviar um pouco a tarefa da limpeza da vegetação intrusiva e orientámos igualmente para algumas ações que estavam equacionados e que agora foi possível concretizar. Foram realizados pequenos arranjos no edifício do Centro Cultural e Social de São Miguel: há sempre portas para acertar fechaduras a trocar, laminados a arranjar e outras situações que, não sendo atalhadas, comprometem o melhor funcionamento de um edifício que se deseja estar nas melhores condições para os serviços que ali são disponibilizados. Desde o ano anterior ficámos em “carteira” e com a vontade de dar seguimento a uma sugestão apresentada por um cidadão. Trata-se da pintura da grade do muro de proteção ao chafariz localizado na rua das Barreiras. Já tínhamos procedido a uma operação de limpeza e remoção dos musgos que se agarravam às pedras de granito. Procedemos também à lavagem dos três tanques existentes e esta semana deitámos “mão à obra” na preparação da parede e da grade de proteção e conseguimos já deixar concluída a pintura da última deixando para a semana a parede ainda numa razoável dimensão. Procedemos ainda à rega da centena e meia de árvores de fruto plantadas este ano nos terrenos próximos do Noéme bem como continuamos no trabalho de rega e corte da relva que temos sobe a nossa responsabilidade. Pela terceira ou quarta vez neste ano demos nova volta no Bairro da Luz cortando a vegetação existente nos canteiros do domínio público. Aproveitando a presença naquela área optámos por limpar o logradouro da EB1 do Bairro, o Cemitério da Póvoa do Mileu e o caminho do Cabroeiro. Fez-se ainda a limpeza da Casa do Povo dos Galegos e cortou-se a vegetação em alguns locais no bairro da Meia-Lua. Registamos com muita satisfação e nesta semana o início da 2ª fase das obras de requalificação do forno comunitário dos Coviais de Baixo, como pode ver nos "Trabalhos em Execução". Como já é habitual à segunda–feira efetuámos a recolha de monos.

18 Ago - 14 Ago

Trabalhos realizados na 33ª Semana de 2017: apoio a Festas Populares.
A 33 ª semana teve um feriado na terça-feira o que naturalmente significou um dia a menos no trabalho habitual dos funcionários da freguesia. Auxiliámos os preparativos e depois a limpeza e arrumação do material utilizado na organização dos festejos populares da Póvoa do Mileu. Concluímos praticamente as tarefas a que nos tínhamos proposto na Quintazinha do Mouratão seja na colocação dos bancos, realização da banca, arranjo do muro e do chafariz bem como da placa com o nome da localidade e do nicho da Santinha. Realizámos a limpeza da área contígua à Escola Secundária Afonso de Albuquerque que implicou praticamente três dias de trabalho e aproveitámos para limpar alguns canteiros com vegetação intrusiva já alta e densa na Rua Comandante Salvador do Nascimento. Fez-se o corte de alguns ramos das árvores do Bairro de São Domingos e nas Lameirinhas colocaram-se três bancos neste mesmo bairro residencial. Ao nível da limpeza da vegetação nas bermas efetuámos ainda o corte dessa vegetação na estrada do Carapito e depois na estrada e localidade da Cabreira. Recolhemos e limpámos ainda o logradouro da EB1 do Rio-Diz. Procedemos ainda à habitual limpeza das viaturas, à recolha de monos, à rega e ao corte da relva em vários canteiros sob a nossa responsabilidade.

7 Ago - 11 Ago

Trabalhos realizados na 32ª Semana de 2017 : limpezas urbanas na Quintazinha
Durante esta 32ª semana continuámos com as limpezas urbanas na Quintazinha, Rasa e Covas. Destacamos as obras solicitadas na Quintazinha do Mouratão, para as Festas da localidade. Continuámos com a construção de uma bancada de apoio e limpamos um Nicho, bem como as ruas, preparando-as para os festejos... Deixamos ainda uma curiosidade, nestas limpezas pela freguesia “resgatámos” uma família de quatro elementos de ouriços-cacheiros, num terreno junto à Avª de São Miguel, que de seguida formam colocados numa outra zona que considerámos mais segura para a sua sobrevivência.

31 Jul - 4 Ago

Trabalhos realizados na 31ª semana de 2017 : obras na Quintazinha do Mouratão...
Durante a 31ª semana realizaram-se trabalhos de limpeza no exterior: na Avenida Francisco Sá Carneiro, na Urbanização da Quinta do Pontão, na Rua da Rasa e na Rua do Outeiro S. Miguel. Fizemos limpeza das bermas em vários locais, tais como, caminho do Outeiro e Urbanização das Covas, caminho do Ribeiro das Enguias, estrada da Quinta das Bertas, Quinta das Terras, caminho do Rio diz - Carapito e Mariavela. Fizemos ainda a limpeza nos cemitérios da Estação, Sequeira e Quintazinha/Monte barro. Destacamos as obras solicitadas na Quintazinha do Mouratão: construção de uma bancada de apoio, tendo em conta as próximas Festas da localidade.