Skip to main content
  • Dom Sancho I
  • Praça Velha
  • Parque Polis
  • Cidade Neve

Trabalhos

8 Out - 12 Out

Trabalhos realizados na 41ª semana de 2018: limpeza no espaço exterior do Nerga
Esta semana foi praticamente direcionada para a limpeza da área envolvente da sede da Associação Empresarial da Guarda (Nerga), localizada no Parque Industrial. Assim desde terça até sexta-feira procedemos à limpeza, ao corte de vegetação e poda das árvores em toda a zona verde que ladeia o pavilhão principal, a sede do IAPMEI e os edifícios de apoio à sede do NERGA. Seja pela extensão do terreno em causa, seja pela quantidade de vegetação, foi necessário todo o empenho de praticamente toda a equipa de trabalho para deixarmos concluída a tarefa que nos foi solicitada, sendo que na próxima semana concluiremos a limpeza retirando a vegetação que foi sendo amontoada. Durante esta semana procedemos ainda à limpeza da vegetação intrusiva nos Galegos e Catraia dos Galegos. Podemos igualmente prestar colaboração à Cáritas Diocesana da Guarda e ainda à Casa da Sagrada Família, onde tivemos de acrescentar a parede do grelhador/forno que realizámos nos passados meses de maio/junho bem como deixá-la preparada para ser pintada. No decurso desta semana e para além da recolha de monos, da rega da horta, procedemos ainda à distribuição de uma carta/convite para uma reunião com a população de Monte Barro e Quintãzinha do Mouratão.

1 Out - 4 Out

Trabalhos realizados na 40ª semana de 2018: limpeza dos caminhos rurais.
Esta 40ª semana teve apenas quatro dias de trabalho pois que dia 05/10 foi o feriado comemorativo na implantação da República no ido ano de 1910. No entanto, no dia 01/10 os trabalhadores do setor exterior prestaram a sua colaboração à organização da sessão pública do projeto “Guarda Sem Desperdício”. Nos restantes três dias de trabalho realizámos operações de limpeza em vários locais da Freguesia nomeadamente a urbanização das Águas Santas, no Caminho rural entre o Rio-Diz e o Alvendre passando pelo Carapito de São Salvador. Ainda foi possível iniciarmos e concluirmos ainda a limpeza do Bairro do Pinheiro, bem como demos continuidade à segunda fase da obra do telheiro na casa da Sagrada Família. Por outro lado, no sábado prestámos a maior colaboração ao MVV – Movimento Vencer e Viver – para apoiar a sua iniciativa anual; a caminhada em meio urbano que é designada “Pequenos Passos, Grandes Gestos”.

24 Set - 28 Set

Trabalhos realizados na 39ª semana de 2018: limpeza urbana.
Iniciámos esta 39ª semana com os trabalhos de limpeza urbana nomeadamente na Rasa e nos caminhos próximos daquela localidade. A zona da Corte do Cavalo, da Catraia dos Galegos, da Pocariça bem como o apoio prestado à Associação Guarda Basket na limpeza do terreno – uma área apreciável para a construção da sede e pavilhão – do qual são detentores. Completámos também a ligação da água proveniente de uma nascente na localidade de Monte Barro. Acresce igualmente e como tem sido prática usual neste período de verão realizámos a rega e limpeza na horta comunitária e recolhemos os “monos” e os “verdes” como fazemos à segunda-feira.

17 Set - 21 Set

Trabalhos realizados na 38ª semana de 2018: preparação da Feira Farta.
Completámos no decurso desta semana a limpeza dos logradouros dos estabelecimentos de ensino. No início da semana finalizámos o trabalho na escola EB 2,3 da Sequeira e depois, até quinta-feira, iniciámos e concluímos na escola EB 2,3 de São Miguel: um pouco mais demorada a tarefa aqui desenvolvida porquanto foi necessário proceder à poda das árvores que são em número considerável. Procedemos ainda ao corte da vegetação e limpeza de alguns taludes na urbanização da Corredoura e na rua do Repouso para além da rega da horta, duas/três vezes por semana, e da recolha dos monos. Registamos ainda a necessária preparação, realização dos adereços e transporte de materiais para a participação da Freguesia da Guarda na IV edição da "Feira Farta", que decorreu no fim-de-semana de 22 e 23 de setembro. Tratou-se de uma logística que obrigou depois, no domingo, a uma recolha de todo o material e transportá-lo para os locais devidos, procedendo ao seu arrumo, com o intuito de voltarem a ser utilizados.

10 Set - 14 Set

Trabalhos realizados na 37ª semana de 2018: limpeza nas escolas.
Continuámos nesta 37ª semana a tarefa a que nos propusemos nas duas semanas anteriores e que se traduz na limpeza dos logradouros dos estabelecimentos de ensino. E, assim concluímos esses mesmos trabalhos nas Escolas do Espírito Santo, Augusto Gil, Santa Zita e Guarda-gare, onde já tendo cortado, limpo a vegetação e mondado os arbustos, procedemos também à lavagem dos envidraçados e das calçadas aí existentes. Completada a limpeza da rede pública dos jardins-de-infância e escolas do 1º Ciclo, direcionámos esta semana idêntico trabalho para a Escola Secundária da Sé e C+S de São Miguel, onde nesta última vamos continuar na próxima semana para principalmente efetuarmos o desbaste das árvores que ali se desenvolveram em maior quantidade. Como nas semanas anteriores foi necessário cuidarmos da horta com a rega do nosso talhão e corte de ervas daninhas Fomos ainda ao bairro da Srª dos Remédios e ao ringue polivalente efetuar o corte e a limpeza da vegetação agreste que vai crescendo.

3 Set - 7 Set

Trabalhos realizados na 36ª semana de 2018: limpeza nos logradouros das escolas.
Nesta 36ª semana demos continuidade ao trabalho iniciado na semana anterior marcado essencialmente pela limpeza dos logradouros escolares de modo a deixar tudo limpo até ao início das aulas. Assim durante esta semana conseguimos iniciar e concluir aquela tarefa nas escolas do primeiro ciclo do Espírito Santo, Augusto Gil, Santa Zita, Bermudes e Jardim de Infância do Bairro da Luz. Posteriormente ainda realizámos operações de limpeza e corte de vegetação na Rasa, na rua 5 de Outubro, na rua da Veiga, na Urbanização dos Castelos Velhos, Alfarazes, Bairro da Luz e rua da Ferrinha. Cuidámos ainda do “pomar” que mantemos nos terrenos da Freguesia na zona de Alfarazes/Noéme. Por último procurámos reparar a conduta de água que provém de uma nascente e abastece os chafarizes de Monte Barro. No entanto não foi possível repará-la na sua totalidade porquanto há necessidade de novo material que foi adquirido mas ainda não chegou.

27 Ago - 31 Ago

Trabalhos realizados na 35ª semana de 2018: limpeza nos logradouros das escolas
Aproximando-se o início do ano letivo, e como tem sido prática nos anos anteriores, iniciámos nesta semana a limpeza dos logradouros dos estabelecimentos de ensino da Freguesia. Mas, nos dois primeiros dias desta semana realizámos ainda algumas tarefas associadas a limpeza de caminhos e zonas residenciais nomeadamente no Rio-Diz tanto na parte mais antiga como na parte menos antiga. Cortámos as ervas que já tinham outra vez crescido e mondámos os arbustos existentes bem como alindámos as árvores e as respetivas caldeiras. Também nos caminhos públicos que ligam o Rio-Diz ao pavilhão gimnodesportivo de São Miguel, na ligação a partir da N18 até Alfarazes e por fim no que estabelece a ligação entre a Rasa e o cemitério da Guarda-gare foram realizados os cortes de vegetação intrusiva que estava a interromper a passagem de pessoas e viaturas. A partir de quarta-feira até sexta-feira fizemos uma paragem neste tipo de trabalhos e conseguiu-se realizar o corte, limpeza e mondar os arbustos em vários estabelecimentos de ensino nomeadamente nos edifícios escolares das Lameirinhas, Póvoa do Mileu, Bairro do Pinheiro, na Guarda-gare e em Alfarazes seja nos jardins-de-infância como nas escolas do primeiro ciclo. Na próxima semana tencionamos completar este desempenho pelos que ainda estão em falta. Foi ainda possível prestarmos a nossa colaboração ao movimento Vencer e Viver com a cedência de uma viatura de nove lugares e "motorista" para se distribuírem os materiais necessários à caminhada do próximo mês de outubro e ainda realizámos algumas limpezas junto ao recinto dos festejos da Nossa Senhora dos Remédios a pedido da Comissão de Festas a quem agradecemos o esforço e o programa dos festejos que se prolongam neste e no próximo fim-de-semana. Compôs-se ainda uma torneira de rega no tanque da Póvoa do Mileu; e, claro, mantivemos a rotina da rega na horta comunitária do que ali temos cultivado!

20 Ago - 24 Ago

Trabalhos realizados na 34ª Semana de 2018: limpezas na ACG e no IPDJ.
A semana continuou, como as anteriores, a ser marcada pela limpeza em vários locais da freguesia. A particularidade desta semana foi a resposta favorável ao pedido de colaboração de duas instituições sediadas na nossa cidade, que habitualmente o fazem. Trata-se da limpeza das áreas envolventes das sedes da Associação Comercial da Guarda e também do Instituto Português do Desporto e da Juventude. Este último ainda nos preencheu a segunda-feira no trabalho que já havia iniciado na semana anterior. No primeiro caso apenas na quarta-feira conseguimos concluir a tarefa. Sabemos bem que este ano também aqui nestes dois casos atrasámos ligeiramente a realização das operações de limpeza e corte de vegetação porquanto temos menos pessoal ao serviço e efetivamente a vegetação tem crescido com maior abundância e rapidez. Após estes trabalhos desenvolvemos o resto da semana na Urbanização das Covas onde procedemos igualmente à limpeza de todas as áreas suscetíveis de crescimento de vegetação intrusiva. Conseguimos até ao final da semana realizar esta ação, a par igualmente do cuidado com a horta comunitária: regando o "nosso" canteiro e cortando as ervas daninhas que também vão crescendo.

13 Ago - 17 Ago

Trabalhos realizados na 33ª Semana de 2018: corte de vegetação das bermas...
Concluímos na segunda-feira a limpeza da Quintãzinha do Mouratão e após várias semanas demos por terminada a limpeza de todas as localidades pertencentes à Freguesia da Guarda sendo que ainda poderá ser necessário regressarmos a algumas, face ao maior crescimento da vegetação que verificamos no corrente ano. Ultimámos igualmente a limpeza no terreno público na urbanização Alves Bandeira onde já tínhamos andado mas apenas agora foi possível realizar os trabalhos finais do corte e limpeza da vegetação intrusiva que cresce junto das residências. Realizou-se também o corte da vegetação ao longo das bermas do caminho pavimentado que liga Alfarazes à Senhora dos Remédios e na sequência dos festejos da Póvoa do Mileu procedemos à limpeza da zona onde decorreu a festa popular que reuniu vários milhares de pessoas. Prestámos também apoio à Cáritas Diocesana da Guarda transportando o “recheio” de toda uma casa para uma outra que vai servir de alojamento a uma família refugiada de sete pessoas. Ainda nos foi possível na sexta-feira iniciarmos a limpeza e corte de vegetação nas instalações exteriores ao edifício sede do Instituto Português do Desporto e da Juventude sem no entanto concluirmos a tarefa na sua totalidade. Por último temos dado continuidade ao trabalho necessário na horta comunitária regando, eliminando as ervas e já colhendo também boas alfaces no talhão onde a Junta de Freguesia é a responsável.

6 Ago - 10 Ago

Trabalhos realizados na 32ª semana de 2018: tratamento do pomar da Freguesia.
A 32ª semana correspondeu já a alguma alteração de tarefas desempenhadas pelos funcionários do serviço externo da Freguesia. Para além das limpezas que têm sido habituais – corte de vegetação intrusiva, limpeza de vias e corte de alguma relva – nesta semana marcámos presença nas Urbanizações do Pincho e Alves Bandeira, na Quinta das Terras, junto à capela de Nª Srª dos Remédios, nos Galegos, na Cabreira e na Póvoa do Mileu. Foi possível ainda efetuar uma limpeza nos cemitérios da Freguesia e ao mesmo tempo deitar herbicida em todos eles precavendo um eventual crescimento de vegetação, ainda nesta fase adiantada do Verão. Deslocámo-nos também aos terrenos da Freguesia onde temos plantadas mais de uma centena e meia de árvores de fruto e realizámos o corte da vegetação, revolvemos a terra, abrimos as caldeiras junto de cada árvore e, por fim, procedemos à sua rega.