Freguesia da Guarda - História

História

A Freguesia da Guarda ”nasceu” no ano de 2013. O seu aparecimento foi aprovado em sessão extraordinária da Assembleia Municipal da Guarda no ano 2012 e depois votado em sessão da Assembleia da República no ano subsequente.

A nova realidade administrativa surge em razão de uma reforma que se desenvolveu com base na Lei 22/2012 de 30 de maio.

Há vários anos que o país escutava, debatia e debaterá a necessidade de uma nova organização político - administrativa na organização macro do Estado e também na esfera do poder local.

Com a assinatura em 2011 do memorando de entendimento, no âmbito do programa de apoio económico-financeiro, o país obrigou-se a reduzir o número das organizações municipais ao nível das freguesias e dos municípios.

Pelo que se pode verificar, a realidade é que apenas as freguesias foram sujeitas a este processo de reorganização e, nesse contexto, as freguesias urbanas da cidade da Guarda, Sé, São Vicente e São Miguel foram agregadas dando origem à atual freguesia da Guarda: o segundo maior município logo a seguir ao próprio concelho da Guarda.

A título de informação, das 4269 freguesias existentes no território nacional, encontramos atualmente um universo de 3000 freguesias.

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guarda_(freguesia) / Carta Administrativa Oficial de Portugal (CAOP), versão 2012.1