Freguesia da Guarda - Geografia

Geografia

A atual Freguesia da Guarda tem uma área territorial de 40Km2 e uma população recenseada de 26 mil habitantes.

Estamos, pois, pela dimensão populacional, associados ao grupo das maiores freguesias de Portugal e, no distrito da Guarda, face à redução demográfica e à deslocação da população para outras latitudes, a freguesia é o segundo maior município logo a seguir ao do próprio concelho.

A nossa freguesia abarca todo o centro urbano, a zona histórica, a envolvente urbana – no que vai além do centro urbano – e o rural nomeadamente as localidades de Alfarazes, Galegos, Monte Barro, Quintazinha do Mouratão, Sequeira, Carapito, Cabreira, Zambito e Coviais de Baixo.

É, pois, na nossa freguesia, pela importância que tem a cidade da Guarda como sede de distrito, que se sediam os principais serviços públicos, as principais associações representativas dos setores associativos, empresariais e outros.

É, também, na cidade da Guarda que temos agora a sede da Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela que agrega 15 concelhos e se pretende que tenha uma palavra importante no seu desenvolvimento como um todo.

A Guarda é a cidade mais alta de Portugal e é, claramente, uma porta muito importante para a ligação com a Europa, lugar quase mítico a que agora pertencemos, fazendo com que a geografia deixe de ser periférica e preencha uma área central nesse grande contexto territorial que também nos pertence e onde nos integrámos, nos anos 80 do século passado.

 

Mapa da Freguesia

 
http://www.mapsembed.com