Freguesia da Guarda - Atendimento Social

Atendimento Social

O atendimento social procura promover a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e/ou famílias, auxiliando-os na resolução dos seus problemas pessoais, relacionais, económicos, entre outros.
Neste sentido, a Freguesia promove um atendimento social de proximidade de modo a identificar os problemas de quem nos procura, para que, posteriormente e em articulação com os diferentes parceiros possamos definir estratégias tendo em vista a resolução e/ou ações de prevenção desses mesmos problemas. Para tal, efetuam-se reuniões mensais no âmbito da Rede Local de Intervenção Social (RLIS) onde levamos os casos sociais para encontrar respostas e soluções conjuntas. Por outro lado, a Freguesia, através do seu Fundo de Apoio Social a Famílias, apoia financeiramente casos de extrema carência económica, além de atribui mensalmente cabazes de alimentos a alguns agregados. 

 

 

 

Fundo de Apoio Social a Famílias

Atendendo à conjetura socioeconómica que o país atravessa e tendo em particular atenção o fenómeno de desemprego que afeta esta região, o Executivo da Junta de Freguesia da Guarda concebeu um Fundo de Apoio Social a Famílias.
Este fundo destina-se aos cidadãos carenciados e residentes na área geográfica da Freguesia da Guarda. Os apoios atribuídos têm um carater excecional e podem ser de natureza financeira, material ou de outra índole, desde que se verifique ser o mais ajustado para as necessidades dos cidadãos.
De realçar que o Fundo de Apoio Social a Famílias possui um carater provisório e excecional que apenas pode ser acionado desde que a freguesia tenha capacidade de resposta a esse pedido, tenha o parecer técnico favorável da Assistente Social e o aval dos membros do Executivo da Junta de Freguesia da Guarda, tendo por base a análise dos documentos solicitados aos cidadãos.
Em todas as fases deste processo, a Junta de Freguesia da Guarda procura articular com outras instituições da freguesia para que, em conjunto, se possa encontrar respostas alternativas para a resolução dos problemas dos cidadãos.

 

Requerimento - Fundo de Apoio a Famílias

 

Entretanto neste novo mandato, 2017/2021, o executivo deliberou criar iniciar a valência de atendimento social personalizado sob a responsabilidade de dois vogais da Junta de Freguesia.

Assim, quer na sede executiva na Guarda quer na sede deliberativa na Guarda-garepassa a ter semanalmente um horário de atendimento que  é efetuado, por ora, pelas vogais Maggie Vaz e Isabel Oliveira.


Os cidadãos interessados em poder abordar assuntos alusivos a alguma dificuldade monetária podem recorrer a este serviço.
No quadro das disponibilidades da Freguesia temos procurado manter o apoio alimentar, o funcionamento das duas lojas sociais e ainda o apoio à família.

No caso da nova valência de atendimento social informamos que na sede executiva localizada na Guarda no Solar dos Póvoas, na Rua General Póvoas, n.º 3, vai ocorrer às terças- feiras entre as 10h00 e as 11h00.

Já na sede deliberativa na Guarda-gare no edifício do Centro Cultural e Social de São Miguel, o atendimento é realizado às quintas-feiras entre as 14h30 e as 15h30.