Freguesia da Guarda - Percursos Pedonais

Percursos Pedonais

Percursos pedonais histórico-turísticos no Centro Histórico da Guarda - Intramuralhas

Os presentes mapas de percursos pedonais foram gentilmente cedidos à Freguesia da Guarda, por docentes da Licenciatura em Engenharia Topográfica (esoares@ipg.pt; amonteiro@ipg.pt), Área Disciplinar de Ciências Geográficas, da UTC de Engenharia e Tecnologia, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico da Guarda.

Pretendem guiar o visitante por entre as ruas e vielas do Centro Histórico da Cidade da Guarda, de forma a descobrir locais de valor histórico e arquitetónico entre muralhas, tendo sido estudadas 4 possibilidades:

- Valor arquitectónico: valoriza a riqueza arquitetónica e histórica existente em determinadas ruas, possibilitando a passagem pela Antiga Muralha, pelo Paço do Biu e também por algumas ruas com Simbologia Cruciforme.

- Menor declive: conduz o turista pelas ruas de menor inclinação evitando as ruas mais íngremes. Em alguns pontos o visitante pode fazer a opção da rua a seguir tendo a certeza que a escolha não condiciona a visita a todos os locais de interesse e mantém a preferência do menor declive. É a melhor escolha para pessoas com algumas limitações em termos de mobilidade;

- Menor distância: itinerário de menor distância horizontal a percorrer. Distância total do percurso: 1886 metros. A melhor opção para quem quer andar menos;

- Menor tempo: itinerário calculado de forma a estimar o menor tempo de percurso. Tempo total estimado para a visita, não tendo em conta paragens: 1h28 min. Para quem tem menos tempo para fazer a sua visitas turística!

Os monumentos pelos quais passam encontram-se indicados no mapa e identificados através de fotografia e de uma pequena descrição.

Querendo informação mais detalhada, veja no respectivo ítem do "Património" (fazer link); ou, clic na foto do monumento pretendido, na galeria que lhe deixamos no final destes percursos.


Todos os percursos identificados permitem aos visitantes passar pelos 18 monumentos (Sé Catedral, Praça Luís de Camões, Solar Teles Vasconcelos, Solar do Alarcão, Solar dos Póvoas, Antigos Paços do Concelho, Porta Del Rei, Judiaria, Igreja de S. Vicente, Edifício com Janela Manuelina, Porta da Erva, Igreja da Misericórdia, Museu, Torre dos Ferreiros, Edifício do Século XIV, Paço Episcopal, Torre de Menagem, Antiga Muralha, Simbologia Cruciforme, Paço do Biu), podendo igualmente apreciar em algumas ruas a Antiga Muralha da Cidade, o Paço do Biu e a Simbologia Cruciforme existente nas ombreiras das portas de alguns edifícios.

Pode utilizar os mapas no telemóvel com a aplicação Google Earth, com aplicações de navegação por GPS ou outras aplicações de mapas, fazendo download do ficheiro KMZ.

Percursos e características

Valor arquitetónico

Downloads

Menor declive

 

Downloads

Menor comprimento

Downloads

Menor tempo

Downloads

 

Galeria de fotos dos monumentos a visitar