
Em setembro continuámos a nossa volta pelos logradouros escolares, ultimando os preparativos para a abertura do ano letivo com atividades como a recolha de folhas e limpeza de condutas e as caixas/sumidouros. Colaborámos também com a Escola Secundária da Sé na cedência de uma carrinha para apoio à organização de uma prova desportiva.
Este mês ficou marcado por mais uma Edição da Feira Farta, e assim levámos a cabo os preparativos da nossa participação, tanto na organização do stand como em toda a logística do transporte e acomodação dos nosso produtos, entre outras ações necessárias para a nossa presença nos dois dias da realização do evento.
Demos o nosso contributo a algumas entidades e associações como foi o caso do torneio de ténis promovido pela GNR no ringue da Quintãnzinha do Mouratão, e também o transporte junto da ACAPO dentro das nossas colaborações habituais. Foi também possível colaborar em algumas mudanças/apoio às famílias que recorrem à Cáritas Diocesana.
Apoiamos também o Núcleo na Guarda da Liga Portuguesa Contra o Cancro com a distribuição e afixação de cartazes no que concerne à campanha anual organizada no mês de outubro.
Colaborámos também com o Agrupamento de Escuteiros da Guarda, deixando o Forno Comunitário de Alfarazes pronto para a sua utilização para uma atividade deste grupo. Correspondendo a um pedido de apoio a uma atividade no Paço do Biu, disponibilizámos uma equipa de colaboradores que colocaram uma série de adereços embelezando o largo e alguns arruamentos contíguos.
No que diz respeito a outras intervenções na Freguesia, foi levada a cabo uma pequena intervenção na Cabreira, e também um corte da vegetação intrusiva nos taludes existentes entre os Galegos e os Coviais de Baixo, graças ao novo equipamento - um destroçador que acoplado ao trator e com o seu ângulo de funcionamento permitirá o corte da vegetação, seja no plano horizontal seja no plano vertical até aos 90º de abertura. A aquisição deste equipamento deveu-se ao apoio dispensado pela CMG que foi ainda suficiente para a compra de uma motoserra. Aproveitou-se também, com o recurso à niveladora da Freguesia, para aí acentuar as valetas e melhor drenar as águas pluviais quando chove.
Dedicámos também tempo ao arranjo do muro de suporte do chafariz na Póvoa do Mileu que cedeu. Providenciou-se também a limpeza nos cemitérios da Póvoa do Mileu e Guarda-Gare sendo que em outubro estes e outros cinco cemitérios vão merecer cuidados redobrados na sua manutenção e conservação. Procedemos também ao corte e à remoção toda a vegetação que cresceu nos taludes adjacentes ao caminho dos Galegos / Coviais de Baixo / Quinta das Terras e Sequeira.
Face a iniciativas das Associações dos Bairros de Nossa Senhora de Fátima e São Domingos, procedemos ao corte, limpeza da vegetação intrusiva e mudanças de material na envolvente e na própria sede de cada uma das associações.
Continuámos com a nossa recolha de monos, a cada segunda-feira do mês.