Decorreu, no dia 28 de agosto, o 45º aniversário da Associação de Jogos Tradicionais da Guarda, sediada no Largo Norberto Gonçalves. Foi organizado um convívio que assinalou a importante data, onde também se encontravam vários jogos tradicionais ao dispor do público.
Criada em 1979 com o objetivo de proceder à recolha, sistematização e incentivo à prática de Jogos Tradicionais, tem desenvolvido a sua ação por todo o distrito da Guarda, pelo país e também além-fronteiras.
Esteve também patente uma exposição que assinala os momentos mais importantes desta associação ao longo destas décadas.
Paralelamente, decorreu a apresentação do projeto “Um Dó Li Tá Jogo Livre – Voluntariado Jovem 2024”, um trabalho documental que reflete a recolha de testemunhos de vivências dos jogos tradicionais.
Como foi referido nas intervenções que assinalaram o momento, a envolvência associativa é de extrema importância em qualquer comunidade, como memória da tradição e da cultura e como meio, por excelência, de criação de laços entre os cidadãos e as várias faixas etárias. É necessária uma aposta cada vez maior e um compromisso das entidades para com a cultura e, neste caso em específico, para com a cultura lúdica tradicional.
Votos de sucesso para a associação, e que sejam muitos mais anos a "Continuar a Jogar a Tradição".