







Joaquim Igreja, professor da Escola Secundária Afonso de Albuquerque da Guarda (ESAAG), estreou-se no mundo da ficção literária.
Foi na passada quinta feira, 18 de maio, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), que se realizou a apresentação pública do seu primeiro livro de contos intitulado “Contos da flor e do fruto”.
O gosto pela escrita não é recente, pois ao longo da sua carreira académica sempre colaborou e escreveu para jornais locais onde foi colunista. Na Escola onde leciona esteve sempre ligado ao jornal e ao Blogue EXPRESSÃO da ESAAG.
Do livro agora apresentado, Joaquim Igreja revelou que grande parte das 33 histórias se passam na Guarda e na região da Castanheira, sua terra natal.
O Seu percurso profissional como Professor e as suas memórias estão bem patentes nas histórias que nos conta.
Referiu Joaquim Igreja, autor, “Estes contos tratam sobretudo de conflitos entre pessoas, entre instituições, entre fases da vida, entre pedaços de nós. Às vezes a recordação de uma viagem, um gesto que me atordoou, um espaço que me surpreendeu, um erro que cometi…”
O livro foi apresentado por um amigo de longa data, António José Dias de Almeida, ex-professor da ESAAG e por Maria João Pinto, ex-aluna da ESAAG, médica neurologista no Porto e ex-aluna do Professor Joaquim Igreja.
A Freguesia da Guarda apoio esta edição e foi com satisfação que o agora Autor Joaquim Igreja referiu a contribuição da Freguesia como “substancial” para que a edição pudesse ser publicada.
A Freguesia da Guarda, associa-se, assim, à promoção da cultura e ao aparecimento de novos autores.