

































































































































Decorreu no sábado, 25 de fevereiro, a cerimónia da bênção correspondente à obra de requalificação e ampliação do cemitério da Guarda-Gare.
A obra que integrou dois tipos de intervenções decorreu entre 2018 e 2021 com a ação de várias empresas, desde a elaboração do projeto até ao seu acompanhamento técnico pelos técnicos da Câmara Municipal da Guarda.
O investimento alcançou o valor de cento e vinte mil euros com um apoio de 35% por parte da CMG e o restante a partir do Orçamento da Freguesia da Guarda.
Conseguimos uma maior harmonia entre os “3 cemitérios” desde o mais antigo ao novo que pode albergar mais de uma centena de novos covais.
No conjunto dos 4 talhões que agora estão a completar-se realizámos obras de drenagem profunda e superficial, alteração de todo o pavimento e melhoria das condições da capela e dos sanitários, sendo que aqui é necessário mais à frente ainda algum investimento. Nos 4 talhões primeiros do cemitério procedemos à pintura das paredes, lavagem das pedras e igualmente à colocação de calçada em cubos de granito no passeio principal.
A transição entre estes 8 talhões em plataformas diferentes com o novo cemitério foi conseguido com o derrube do muro e respetivo tratamento da ligação entre a parte antiga e os novos 4 talhões que têm também uma entrada nova e permite a circulação entre o antigo e o novo com boa acessibilidade.
Os trabalhos correspondestes ao derrube do muro foram realizados pelos trabalhadores da Freguesia, numa tarefa que demorou mais de um mês.
Finalmente, no sábado mencionado e com a presença de alguns cidadãos eleitos na Freguesia, o comandante dos Bombeiros Voluntários e alguns trabalhadores/funcionários da Freguesia, foram testemunhas da bênção do novo cemitério pela ação do Senhor Bispo D. Manuel Felício na companhia do Pároco de São Miguel, Henrique Santos, e do Presidente da Câmara Municipal, Sérgio Costa.
Foi uma cerimónia singela mas muito importante para a Freguesia da Guarda.
Para além da placa correspondente ao ato foi ainda descerrada uma placa com uma frase do Evangelho de São João e uma outra placa evidenciando todos aqueles que realizaram trabalhos que resultaram num equipamento público, que tendo a especificidade / finalidade que tem, quisemo-lo com a dignidade possível face à possibilidade económico – financeira da Freguesia da Guarda.
Após a cerimónia e as boas palavras de circunstância, decorreu na sala de conferências da Freguesia um pequeno beberete e visionamento de um filme ilustrativo das obras naquele cemitério.
Um agradecimento muito especial aos que se quiseram associar à freguesia da Guarda nesta iniciativa.
Veja o Vídeo e a galeria de fotos …