
















Realizou-se na passada sexta feira, dia 19 de maio, no Museu da Guarda, sala de exposições João Mendes Rosa a apresentação da expansão da Fibra Ótica no concelho da Guarda.
A expansão da fibra ótica no concelho da Guarda é agora uma realidade e prevê-se que até 2024 possa estar com cobertura total ou muito próxima da cobertura total.
Na apresentação esteve o responsável da empresa DSTelecom, Ricardo Salgado, que referiu a importância do projeto enquanto diferenciador para um território de baixa densidade e a importância de atrair novos “residentes” com a possibilidade de poderem trabalhar em teletrabalho, agora com condições de acesso à internet de muito boa qualidade.
Ricardo Salgado referiu ainda em ter “esperança que daqui a uns anos, os investimentos nas autoestradas digitais sejam mais importantes que os investimentos nas autoestradas rodoviárias”.
O presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, por sua vez, destaca a importância do investimento na comunicação, fator de conectividade e salienta o facto de todo o território do concelho da Guarda ficar dotado de ligações à internet em boas condições e assim também reforçar o projeto “HUB tecnológico e Logístico no concelho da Guarda”.
Esteve ainda presente o Presidente do Concelho de ADMINISTRAÇÃO DA ANACOM, João Cadete de Matos.
Para encerramento esteve a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e enquanto responsável da Coesão Territorial, não podia estar mais satisfeita por ver que a Guarda se antecipa ao resto do território e faz um investimento muito importante na cobertura de fibra ótica de última geração permitindo assim ser diferenciador e ser também um fator importante na atração de novas empresas e por sua vez de novos residentes.
A freguesia da guarda, sendo uma freguesia urbana, está dotada de condições “excelentes de conectividade” e assim poder prestar serviços tão diversificados aos cidadãos nomeadamente,
O Espaço do Cidadão, Atendimento à distância, e outras formas de comunicação quer sejam via Site institucional https://www.freguesiadaguarda.pt/ ou através das redes socias.