














São os pomares da Freguesia da Guarda.
E assumimos com gosto esta realização que vimos concretizando desde 2014/2015.
Na transição entre a urbanização das Giestas e das Covas e depois nos terrenos da freguesia que são contíguos à estrada que liga Alfarazes à estrada municipal da Guarda para o Sabugal.
Nestes três distintos locais os terrenos tinham bastante vegetação que praticamente podemos associar à ideia de mato e desordenação florestal.
Realizámos o corte e limpeza dessa vegetação e posteriormente cuidámos de todo o terreno e preparámo-los para receber a plantação de mais de duzentas árvores de fruto que temos vindo a plantar. E esta semana foram mais de cinquenta árvores que ficaram plantadas nos terrenos localizados na proximidade do rio Noéme entre Alfarazes e a estrada de acesso ao Sabugal.
Praticamente a totalidade das árvores plantadas são árvores de fruto nomeadamente marmeleiros, diospireiros, avelaneiras, nogueiras, cerejeiras, castanheiros e outras espécies.
É um trabalho no qual colocamos e empenho possível nem sempre o necessário, nomeadamente com as regas no período de verão. Ainda assim as árvores vão-se desenvolvendo e algumas já deram fruto.
Mas a nossa preocupação maior foi a preparação/limpeza dos terrenos e dar-lhes um uso que os beneficie e os mantenha nas melhores condições.