
No mês de outubro é sempre necessário dedicar maior atenção à manutenção e conservação dos cemitérios da freguesia. E assim aconteceu, principalmente nos cemitérios do Carapito de São Salvador e Monte Barro/Quintazinha do Mouratão que são objeto de uma intervenção mais profunda, completando a tarefa iniciada no ano transato de “arranjo geral” dos 7 cemitérios sob a responsabilidade da Freguesia.
No que diz respeito aos trabalhos pela freguesia, realizou-se o corte da vegetação invasiva nas valetas e muros que ladeiam o caminho do Cabroeiro e também Monte Barro. Levou-se também a cabo uma regularização do caminho rural do Cabroeiro, reforço das valetas e arranjo do pavimento tapando os buracos para estabilização da plataforma térrea onde circulam viaturas e pessoas. Também no Carapito de São Salvador e nos Galegos foi realizado o corte da vegetação invasiva e limpeza nos taludes. Foi necessário percorrer alguns arruamentos destas localidades para auxiliar a desobstruir alguns sumidouros, proceder à limpeza onde se acumularam alguns ramos de árvores e muita folhagem. Também nesse sentido, foram percorridos todos os logradouros escolares, onde foi necessário realizar a mesma tarefa. Realizámos ainda a lavagem do adro da Igreja de São Miguel. Não sendo nossa competência concluímos pequenas intervenções no jardim-de-infância de Alfarazes, que não tinham até agora obtido resposta.
Prestámos a nossa colaboração à ACAPO e à Escola Secundária da Sé no transporte de equipamento escolar e mobilizámos, também, o nosso trabalho para preparar a deslocação às hortas urbanas na cidade de Salamanca, que aconteceu no dia durante este mês. Também prestámos o nosso apoio à organização da festa dos Galegos.
Colaborámos ainda com o Núcleo da Guarda da Liga Portuguesa Contra o Cancro, na preparação que antecedeu a caminhada solidária do Movimento Vencer e Viver (MVV) do Núcleo da Guarda da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e também na logística necessária durante esta iniciativa.
A habitual recolha dos monos/monstros urbanos continuou todas as segundas-feiras, e inclui por vezes, quando solicitados, o transporte de mobiliário e eletrodomésticos para cidadãos carenciados que são auxiliados pela junta de freguesia e especialmente pelas entidades mais vocacionadas para essa finalidade.