A Freguesia da Guarda no compromisso de melhoria contínua e adoção das melhores práticas quer na organização interna, quer na qualidade do serviço ao cidadão, esteve presente na ação de formação que decorreu na Biblioteca Municipal de Gouveia, com organização da Delegação do Centro da ANAFRE.
Os temas abordados foram de grande pertinência e interesse para as freguesias e um dia foi escasso para tratar os temas em agenda. Durante a manhã, falou-se de organização e funcionamento dos órgãos de freguesia, estatutos dos Eleitos Locais, sessões e reuniões.
Ainda na parte da manhã, as Competências dos órgãos de freguesia, e a nova Lei-Quadro 50/2018, assuntos que suscitaram elevado interesse aos participantes. As questões colocadas aos oradores contribuíram para enriquecer a formação.
Com horário previsto de encerramento às 18 horas, ainda houve tempo para abordar os assuntos como o SNC-AP para as Freguesias, Regulamentos, Inventário, Reportes à DGAL, Prestação de Contas ao Tribunal de Contas, Contratação Pública.
Temas de muito interesse para a organização e deveres de informação. Temas tão sensíveis como a transparência, organização interna, elaboração de processos e gestão de recursos humanos foram amplamente abordados, as dúvidas foram muitas, mas todos saímos mais informados e mais capacitados para melhorar o nosso trabalho quer seja interno, quer seja na prestação de serviço aos nossos fregueses.
As freguesias enquanto entidades públicas estão sujeitas a escrutínio, quer das entidades de supervisão quer pelos cidadãos que em todo o tempo podem solicitar acesso a informação produzida pela freguesia. Neste sentido, a adoção de boas práticas tem de estar sempre presente no nosso dia-a-dia.
A Freguesia da Guarda marcou presença com o Executivo e colaboradores.