O atendimento social procura promover a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e/ou famílias, auxiliando-os na resolução dos seus problemas pessoais, relacionais, económicos, entre outros.
Neste sentido, a Freguesia promove um atendimento social de proximidade de modo a identificar os problemas de quem nos procura, para que, posteriormente e em articulação com os diferentes parceiros possamos definir estratégias tendo em vista a resolução e/ou ações de prevenção desses mesmos problemas. Por outro lado, a Freguesia, através do seu Fundo de Apoio Social a Famílias, apoia financeiramente casos de extrema carência económica, além de atribui mensalmente cabazes de alimentos a alguns agregados.
Fundo de Apoio Social a Famílias
Atendendo à conjetura socioeconómica que o país atravessa e tendo em particular atenção o fenómeno de desemprego que afeta esta região, o Executivo da Junta de Freguesia da Guarda concebeu um Fundo de Apoio Social a Famílias.
Este fundo destina-se aos cidadãos carenciados e residentes na área geográfica da Freguesia da Guarda. Os apoios atribuídos têm um carater excecional e podem ser de natureza financeira, material ou de outra índole, desde que se verifique ser o mais ajustado para as necessidades dos cidadãos.
De realçar que o Fundo de Apoio Social a Famílias possui um carater provisório e excecional que apenas pode ser acionado desde que a freguesia tenha capacidade de resposta a esse pedido, tenha o parecer técnico favorável da Assistente Social e o aval dos membros do Executivo da Junta de Freguesia da Guarda, tendo por base a análise dos documentos solicitados aos cidadãos.
Em todas as fases deste processo, a Junta de Freguesia da Guarda procura articular com outras instituições da freguesia para que, em conjunto, se possa encontrar respostas alternativas para a resolução dos problemas dos cidadãos.
Requerimento - Fundo de Apoio a Famílias
Entretanto no mandato de 2017/2021, o executivo deliberou criar iniciar a valência de atendimento social personalizado sob a responsabilidade de dois vogais da Junta de Freguesia.
Os cidadãos interessados em poder abordar assuntos alusivos a alguma dificuldade monetária podem recorrer a este serviço.
No quadro das disponibilidades da Freguesia temos procurado manter o apoio alimentar, o funcionamento das duas lojas sociais e ainda o apoio à família.