






















A 41ª semana do ano de 2023 que se prolongou entre os dias 09 e 13 de outubro iniciou com a recolha dos monos/monstros urbanos que por esta altura inclui o carregamento junto das residências/prédios de material danificado e ou sem utilidade e o seu descarregamento no ecoponto localizado próximo dos Galegos. É também neste dia dedicado aos monstros urbanos que quando solicitados, transportamos mobiliário e eletrodomésticos para cidadãos carenciados que são auxiliados pela junta de freguesia e especialmente pelas entidades mais vocacionadas para essa finalidade.
Não é uma tarefa fácil e por vezes obriga-nos a dispensar dois dias para aquelas tarefas.
O mês de outubro é também o mês em que dedicamos maior atenção à manutenção e conservação dos cemitérios da freguesia. E assim está a acontecer principalmente nos cemitérios do Carapito de São Salvador e Monte Barro/Quintazinha do Mouratão que são objeto de uma intervenção mais profunda e completando a tarefa iniciada no ano transato de “arranjo geral” dos 7 cemitérios sob a responsabilidade da Freguesia.
Naqueles dois cemitérios são arranjadas as paredes, as guias, os pavimentos entre as sepulturas e pintado a totalidade do edificado.
Nos restantes, essa obra mais profunda foi concretizada o ano passado subsistindo agora pequenas intervenções de regularização das melhores condições.
Face à instabilidade das condições climatéricas voltámos a ver ressurgir a vegetação intrusiva nos arruamentos das localidades que nos estão adstritas e é necessário novamente proceder à sua remoção e varredura pelo que no Carapito de São Salvador e nos Galegos foi já concretizada essa tarefa. Também no Monte Barro foi realizada idêntica ação junto com o arranjo da placa de sinalização de início de localidade danificada desde meados do ano em curso.
Completou-se a regularização do caminho rural do Cabroeiro com o corte da vegetação, reforço das valetas e arranjo do pavimento com ação de tapar os buracos e estabilização da plataforma térrea onde circulam viaturas e pessoas.
Não sendo nossa competência concluímos pequenas intervenções no jardim-de-infância de Alfarazes. Foram quase dois dias de trabalho e a aquisição de alguns materiais para regularizar pequenas situações que não tinham até agora obtido resposta.
Prestámos ainda a colaboração à organização da festa dos Galegos e igualmente à corrida solidária promovida no sábado, pelo Núcleo da Guarda da Liga Portuguesa Contra o Cancro.