Decorreu no passado dia 7 de julho, no Paço da Cultura da cidade da Guarda, o momento de apresentação dos resultados do projeto de Atenção: Estou atento, Assim Aprendo Melhor, dinamizado uma iniciativa conjunta dos 5 Sentidos e da Junta de Freguesia da Guarda. O projeto continua a abranger as crianças das turmas do 1º ano e 2º ano das Escolas do 1º CEB. Desta forma, este ano a iniciativa abrangeu 392 alunos, num total de 18 turmas pertencentes a 9 estabelecimentos de ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Freguesia da Guarda.
O programa em questão está estruturado para a realização de sessões semanais com a duração de 60 minutos, dinamizadas por quatro psicólogos colaboradores do "5 Sentidos" e apoiados pela Freguesia.
Dos resultados e testemunhos transmitidos nesta sessão, destacamos com satisfação os 100% de opinião unânime de que o projeto contribuiu para melhorar o desenvolvimento dos alunos. Nos vários testemunhos, os professores acharam, de forma geral, que o programa contribuía para uma maior consciencialização da necessidade de concentração e sobretudo também para a gestão das emoções e da atenção, melhorando também de forma global o comportamento. Em relação às atividades que consideraram mais importantes, as opiniões ficaram divididas entre as atividades e jogos de atenção/ concentração e as histórias de inteligência emocional e comportamental. Do universo dos alunos questionados no final deste ano letivo, 91% referiram ter gostado de participar no programa e 76% afirmaram ter notado melhorias nas suas capacidades.
O objetivo global é contribuir para o sucesso escolar das crianças, aumentando as competências de reconhecimento e gestão das emoções do próprio e dos outros, numa melhoria das competências de relacionamento social, estabelecendo relações saudáveis com os seus pares e todos os elementos da comunidade educativa. Ao mesmo tempo, permitir também que ampliem as estratégias de autorregulação dos seus comportamentos e também aumentar a capacidade de controlo dos impulsos. E claro, fundamentalmente as capacidades de atenção, concentração e memória.
Após a apresentação dos resultados, todos os presentes na sessão puderam ainda participar numa pequena ação com o tema “Estratégias práticas para lidar com a Ansiedade e o Cansaço!” onde para além da troca de ideias sobre um tema tão importante para a classe docente, se pôde confraternizar num pequeno lanche convívio, em forma de encerramento do ano letivo.
Os resultados transmitidos são, um ano letivo mais, a prova da validade e da importância do trabalho que tem vindo a ser levado a cabo desde 2015. Dos testemunhos evidenciados e do feedback obtido alicerçamos a nossa intenção de continuar a implementar este programa no próximo ano letivo. Infelizmente não conseguimos corresponder aos pedidos de alargamento aos 3º e 4º anos de escolaridade, pois os condicionamentos de gestão financeira impedem-nos de colocar em prática as várias ideias inovadoras que gostaríamos de implementar. Mas continuamos, contudo, com a certeza de poder continuar a fazer a diferença para algumas crianças, no próximo ano letivo.