






















Decorreu na sala de conferências da Freguesia da Guarda uma sessão de esclarecimentos sobre o projeto pedagógico “Estou Atento, Assim Aprendo Melhor”.
A reunião decorreu entre as 21h e as 23h30 de quinta-feira, 14 de novembro.
Foram convidados a participar os senhores diretores dos dois agrupamentos, as duas associações de pais e encarregados de educação, os coordenadores de estabelecimento de ensino do 1º Ciclo, os professores titulares das turmas do 1º e 2º ano de escolaridade da Freguesia e os representantes dos pais e encarregados de educação daquelas mesmas turmas.
A moderar a reunião e a apresentar competentemente o projeto pedagógico esteve a Dr.ª Tatiana Louro, com formação em psicologia e responsável pela operacionalização do projeto nas turmas do 1º e 2º ano de escolaridade. E com a Dr.ª Tatiana estiveram também mais cinco psicólogas que se responsabilizam pelo trabalho em cada uma das salas de aula onde estão os alunos do 1º e 2º ano.
A reunião teve como principal objetivo dar uma informação mais pormenorizada a propósito do projeto e do seu desenvolvimento nestes últimos três anos de implementação, procurando também clarificar algumas questões que sobressaíram no decurso do ano letivo transato.
Registámos com muito agrado a participação em número, mas também em perguntas e sugestões deixadas.
Ficou assente que era conveniente produzir-se um documento exemplificativo do projeto para ser distribuído aos pais e encarregados de educação bem assim como foi importante a realização desta sessão.
Recorda-se aqui que este projeto é desenvolvido nas escolas do 1º ciclo e nas turmas do 1º e 2º ano de escolaridade levando já quatro anos de concretização.
O programa “Estou atento, Assim Aprendo Melhor” materializa-se na contratação de alguns psicólogos que semanalmente estão com os alunos das turmas do 1º e 2º ano, durante 45 a 60 minutos e desenvolvem uma ação que visa apoiar o enquadramento das crianças / alunos na transição do ensino pré-escolar para o 1º ciclo bem como reforçar a sua melhor inserção nas turmas, no convívio e relacionamento com outros colegas e adultos.
A Dr.ª Tatiana Louro mencionou ainda o conjunto de reuniões finais de avaliação do projeto no final de cada ano letivo e o acompanhamento permanente que é feito com visitas e conversas com os professores também beneficiários deste importante trabalho.