Vamos já no terceiro ano de concretização deste importante projeto nas turmas do 1º e 2º ano de escolaridade das escolas básicas do 1º Ciclo, na Freguesia da Guarda.
São 11 escolas, cerca de 25 turmas e 524 alunos abrangidos pelo projeto incluindo os docentes e os técnicos de psicologia.
Esta proposta juntamente com as atividades de apoio às turmas dos jardins-de-infância da rede oficial são as duas principais intervenções educativas que a Freguesia da Guarda consegue proporcionar aos docentes, alunos e auxiliares.
No final do ano letivo é usual juntarmos os professores, representantes dos pais e os psicólogos numa sessão que pretende realizar uma síntese avaliativa do trabalho desenvolvido durante os nove meses de implementação desta proposta.
Assim se concretizou no passado dia 26 de junho na Quinta de Santo António reunimos para se ouvir e debater entre todos os protagonistas desde logo o curso do ano letivo 2018/2019 e depois verificaram-se os resultados de um questionário preenchido por todos os docentes e alunos envolvidos diretamente na operacionalização desta proposta pedagógica.
Retivemos dos vários resultados a melhoria da capacidade atencional das crianças em pelo menos 72% dos alunos e das respostas obtidas dos docentes destacamos que 78% considera que o programa favorece em muito a atenção e concentração dos alunos sendo que 11% entende que pouco auxilia e 11% não respondeu a esta questão.
Também numa maioria expressiva 94% de respostas a favor da continuidade do projeto no próximo ano letivo.
Após a apresentação dos resultados realizou-se o habitual debate ainda um workshop e por fim uma refeição-convívio.
A junta de freguesia agradece a disponibilidade dos docentes em ter aceite a proposta pedagógica nas suas salas de aula e estendemos o nosso agradecimento à psicóloga Tatiana Louro principal obreira da concretização do programa.