
A Junta de Freguesia da Guarda mantém no ano letivo 2021/2022 a continuidade dos dois projetos de apoio socioeducativo.
Uma das propostas que foi aceite por todas as educadoras dos jardins-de-infância (JI) da rede oficial presentes na Freguesia da Guarda envolvendo três centenas de crianças dos 03 anos 06 anos compreende o apoio pedagógico na lecionação das áreas curriculares da educação física e da educação musical.
As “sessões” acontecem uma vez por semana com a duração aproximada de 60 minutos e a organização didática obedece a um trabalho de articulação entre os docentes contratados pela Freguesia em cada uma das áreas consideradas e cada um dos educadores de infância responsáveis por cada uma das turmas.
Esta proposta de apoio didático-pedagógica que se opera desde 2014 sob a responsabilidade da Junta e com autorização das direções executivas dos agrupamentos e a aceitação dos docentes visa garantir um acesso mais qualificado e apoio das crianças a duas áreas disciplinares fundamentais para o seu crescimento e aproximação à música e atividade física que facilitarão também o seu grau de abertura e contato com as outras crianças e adultos para além do seu próprio conhecimento.
Outro dos objetivos é também uma melhoria dos conhecimentos dos docentes dos Jardins-de-infância em duas áreas decisivas para a formação eclética das crianças além de todo o apoio que os professores das expressões acabam também por dar na organização das atividades comemorativas do Natal e de outras efemérides ao longo do ano letivo.
Outro projeto que foi implementado mais recentemente, em 2016 / 2017 (avaliado em 2017, 2018 e 2019) é a proposta vinculada nas turmas do 1.º e 2.º ano de escolaridade das escolas do 1.º ciclo da Freguesia da Guarda.
A proposta toma a designação “Estou Atento, Assim Aprendo Melhor” e pretende fomentar uma melhor integração das crianças que frequentam pela primeira vez o 1º ciclo do ensino básico.
Apesar desta proposta ter já alguns anos de desenvolvimento, este ano letivo encontramo-nos ainda na fase de abordagem aos estabelecimentos de ensino para saber da sua intenção de adesão à proposta de apoio, e, conta-se iniciar logo no início de novembro, junto das turmas que aderirem ao projeto, pelo que oportunamente prestaremos mais informação.
Este projeto assenta no trabalho semanal de um conjunto de psicólogos que se dirigem a cada uma das turmas que aderirem e, em cooperação com os titulares de turma, desenvolvem o seu trabalho junto dos alunos, de modo a conseguirem provocar um sentimento mais positivo e animado de cada uma das crianças/alunos perante os outros colegas e adultos, e superarem melhor as dificuldades naturais do processo socioeducativo, nos dois importantes anos iniciais da escolaridade obrigatória.
Aproveitando a filmagem de uma "festa de finalistas" num JI, mostramos um pequeno vídeo que ilustra o trabalho dos docentes das expressões, em co-docência com as educadoras.
Espreite!...