No domingo, 8 de setembro, decorreu a terceira caminhada da Freguesia por terras foz-coenses, nomeadamente, nos territórios de Touça, Freixo de Numão e Murça.
Um grupo de 50 pessoas, em autocarro alugado à Câmara Municipal, saiu da Guarda pela 7h30 e às 09h00 estávamos a caminhar sob a orientação do técnico de património, Paulo Moutinho, que nos deliciou com o seu saber de história local e nos apresentou no lugar do "Prazo" as ruínas do que foi uma cidadela do tempo romano, explicando ao pormenor o que estava perante as nossas vistas, que olhavam também em redor a agreste, mas muito excelentemente prendada paisagem já duriense com os vinhedos recortados nos montes e vales, também eles bem expostos ao sol e à boa temperatura para os néctares vinícolas, que por ali abundam e fazem as delícias das mesas portuguesas e estrangeiras.
As ruínas do "Prazo" encontram-se numa zona onde a Associação de Freixo de Numão tem importantes projetos para a valorização museológica e turística de toda aquela encosta.
Refira-se que aquela descoberta resultou do esforço e do empenho dos dirigentes associativos capitaneados pelo Dr. António Sá Coixão, que dedica a sua vida ao associativismo.
Após este "interregno cultural", prosseguimos o percurso até à localidade de Murça, subindo e descendo montes e vales, tendo sempre como pano de fundo os montes recortados e preenchidos pelas vinhas.
Em Murça, descobrimos outra realidade associativa que muito nos impressionou, desde logo todo o casario da aldeia, depois, com apenas 60 residentes, quase todos os meses a Associação de Desenvolvimento "Amigos de Murça" desenvolve atividades que "convocam", por vezes, mais de seis centenas de forasteiros entre filhos e amigos da terra.
A atividade principal ocorre a 23 de novembro que se traduz na desmancha do porco e é a "Festa da Porca".
A dinâmica da Associação está assente no trabalho voluntário que pontifica o Senhor António Brilhante, que nos relatou toda a história da coletividade assente no esforço de manter vivas as tradições de Murça.
Serviram-nos um excelente repasto que agradou aos caminhantes após uma dezena de quilómetros de percurso e, na sua maioria, realizados a descer, com poucos quilómetros a subir.
Regressámos à cidade da Guarda ao final da tarde e concluímos, assim, a edição de 2024 do programa "Caminhe com a Freguesia", com a particularidade de termos várias pessoas que realizaram as três caminhadas a Vila de Rei e à Lousã.
Procuramos com este Programa proporcionar um contacto com localidades diferentes, mais interior, mais litoral e contactos com as associações e Freguesias de outras localidades, deixando o repto para nos visitarem também.
E assim vai acontecer com a "equipa" da Lousã, a quem no dia 29 de setembro vamos acompanhar numa visita/percurso nos Passadiços do Mondego.
Agradecemos a todos quantos participaram esperando, igualmente, que tenham gostado.
Foi para nós uma grande satisfação contarmos com a adesão das pessoas e realizarmos esta atividade que contamos prosseguir em 2025.