Na manhã de domingo, dia 23 de junho, com o assentimento e colaboração do Pároco Carlos Lages e Alfredo Neves, na presença do Presidente da Câmara Municipal, algumas dezenas de populares e eleitos na Assembleia e Junta de Freguesia, decorreu a cerimónia correspondente à bênção da obra de requalificação e ampliação do cemitério da Póvoa do Mileu, localizado na Rua das Barreiras.
Este cemitério foi inaugurado em 1984 e sofreu agora, 2022/2023, uma intervenção que visou a facilitação da mobilidade entre patamares, alargamento dos talhões para mais de 40 novas sepulturas, pintura e troca de telhado da capela, bem como uma nova "cobertura" dos principais corredores do cemitério.
Totalizou um investimento próximo dos 120 mil euros, para o qual a Câmara Municipal da Guarda contribui com 48.500 euros. Aproveitámos a oportunidade, e foi instalado um placard informativo, bem assim uma placa distintiva a homenagear uma Comissão de Cidadãos, cerca de 10 pessoas, que abraçaram a causa e avançaram com a obra de raiz, beneficiando depois do apoio de outros cidadãos, empresas e da Junta de Freguesia de São Vicente e da Câmara Municipal da Guarda.
Hoje podemos afirmar que a Freguesia, também com os seus trabalhadores, tem contribuído para valorizar estes importantes equipamentos públicos de muita importância para a comunidade.
A Freguesia gere sete cemitérios e todos eles apresentam razoáveis condições de manutenção, ressalvando ainda a requalificação e alargamento do cemitério da Guarda-Gare.
Um agradecimento às empresas que auxiliaram toda a empreitada concretizada na Póvoa do Mileu, nomeadamente à Engenheira Laura Santos que fez o projeto, ao calceteiro Zeferino Pereira, que calcetou todos os talhões, e à Vector-Plano, a empresa responsável pelos trabalhos realizados. Devolveu-se à população melhores condições para a utilização do cemitério da Póvoa do Mileu.