







O Instituto Politécnico da Guarda inaugurou na passada quarta feira, dia 13 de setembro, o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM).
Na cerimónia de inauguração das novas instalações do CLAIM, estiveram presentes a Sra. Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, o Presidente do Conselho Diretivo do Alto Comissariado para as Migrações, José Reis e o Presidente do IPG José Brigas.
O Centro (CLAIM) tem como principal função apoiar a integração de migrantes quer seja no acolhimento ou no acompanhamento e intermediação entre os migrantes recém-chegados e as entidades que tutelam a conformidade de permanência em Portugal.
No caso da delegação da Guarda, com sede nas instalações do Instituto Politécnico da Guarda, visa essencialmente acolher, aconselhar e acompanhar os estudantes vindos de outros países e que escolheram o IPG para estudar.
Mas, a função do (CLAIM) não se esgota no acolhimento, presta também apoio na solução de alojamento, na integração na vida ativa para os que pretendem ficar a residir na Guarda bem como questões ligadas à gestão do dia-a-dia como a saúde, por ex.
O (CLAIM) surge de uma parceria entre o IPG e o Alto Comissariado para as Migrações (ACM)
O (CLAIM) está a funcionar em Portugal com cerca de 150 espaços que, de forma gratuita presta apoio aos migrantes que nos escolhem para viver.
A Freguesia da Guarda felicita o IPG pela iniciativa, de grande importância para a comunidade lusófona que reside na área de influência do IPG e, estamos convictos, com mais este serviço de excelência, mais estudantes irão escolher o IPG para a sua formação.