A Junta de Freguesia, dando sequência ao trabalho já desenvolvido no âmbito da Assembleia de Freguesia que “construiu” e aprovou o regulamento Provedor do Bairro – dinamizou no sábado, 04 de novembro, uma sessão de esclarecimento sobre este programa que procuraremos operacionalizar no ano 2024.
A sessão de esclarecimento, que decorreu durante a manhã de sábado na sala de conferências da sede deliberativa na Guarda-Gare, reuniu cerca de 70 cidadãos entre dirigentes associativos e cidadãos que quiseram conhecer esta proposta de participação cidadã para implementar na Freguesia da Guarda.
Deixamos aqui uma palavra de muito e penhorado agradecimento à Câmara Municipal de Cascais e ao setor do ambiente que, prontamente, se disponibilizou a estar connosco e partilhar a experiência do programa “Tutor do Bairro” que é desenvolvido naquele município desde 2009, e recebeu, no ano passado, o prémio de boas práticas da Rede de Autarquias Participativas.
A sessão contou com a técnica da Câmara Municipal de Cascais, Engª Ana Rita Moreira, e uma tutora do bairro, Patrocínia Moreira, que apresentaram o programa desenvolvido naquela vila com 225 tutores do bairro distribuídos por mais de uma vintena de bairros e que auxiliam os serviços municipais a conhecer e a ultrapassar mais célere a resolução dos problemas que os tutores e os cidadãos vão anotando e apresentando.
Foi apresentado o programa desde a sua conceção, planeamento, organização e operacionalização sempre sob a responsabilidade da Engª Ana Rita que, com visível satisfação e vontade de partilha, mencionou os aspetos mais salientes da execução daquele programa, as atividades que concretizam com os tutores, a formação ministrada e os equipamentos que são disponibilizados para o desempenho voluntarioso dos tutores de bairro cascalenses.
Houve lugar, ainda, a um conjunto de questões que prontamente tiveram a resposta das duas intervenientes principais na sessão pública.
A Freguesia da Guarda agradece, mais uma vez, a deslocação à Guarda da técnica municipal e da tutora de bairro e o nosso muito obrigado a todos os participantes, mais e menos novos, cidadãos da Freguesia que quiseram participar na sessão, colocando também questões e reflexões sobre a implementação do programa Provedor do Bairro na nossa Freguesia.