Num dos salões do mercado de São Miguel decorreu na quinta-feira, 16 de janeiro de 2025, a cerimónia de assinatura do Auto de Consignação da obra correspondente á primeira Fase da Requalificação da Avenida de São Miguel, na Guarda-Gare.
Na cerimónia estiveram presentes os responsáveis pela empresa OPUALE que vai executar a 1ª Fase, os Presidentes da Assembleia e da Câmara Municipal que em nome da CMG, são os donos da obra.
O valor da empreitada corresponde a mais de 1,5 milhão de euros e tem um prazo de execução de 180 dias, aguardando agora o visto do Tribunal de Contas (TC) para ter o seu início.
A requalificação da Avª de São Miguel compreende uma programação sub-dividida em quatro fases. E nesta primeira etapa a obra com 850 metros, desenvolver-se-á entre a Rotunda o Anjo da Guarda e a ponte que está sobre a linha da Beira Alta, contemplando ainda intervenções no largo 1º de Maio, rua da Corredoura, uma nova rotunda que fará a ligação ao Centro de Saúde a partir do cruzamento da Avª de S. Miguel com a Rua do Pina.
A obra bastante ambicionada desde recuadas décadas preconiza obras no subsolo e ao nível do solo com alterações profundas nas ligações das águas domésticas, residuais e pluviais, rede elétrica e telecomunicações e claro está em coda a plataforma rodoviária e pedonal.
Durante a sessão o técnico municipal Horácio Brás fez a apresentação da obra e o Presidente da Câmara Municipal contemplou a intervenção mencionando tudo o que tem sido concretizado na área urbana da Guarda.
A JF marcou presença e é com satisfação que verificámos o andamento do processo, aguardando agora o início da obra.

