Decorreu no domingo, 02 de fevereiro de 2025, a cerimónia de homenagem pelos 20 anos ao serviço da Diocese da Guarda do Senhor Bispo D. Manuel da Rocha Felício, que se prepara para dar lugar ao novo Reverendíssimo Bispo D. José Miguel Pereira, que iniciará funções a partir do dia 16 de março.
Mas no domingo a Diocese quis homenagear quem durante duas décadas foi uma pessoa muito presente na sociedade guardense, desempenhando as suas funções eclesiásticas e também com a Sua voz a ouvir-se pugnando pela coesão territorial.
A cerimónia religiosa decorreu na Sé Catedral, completamente preenchida com cidadãos que quiseram participar na homilia presidida ainda pelo Reverendíssimo Bispo D. Manuel.
Após a cerimónia, rumámos a uma refeição que contou também com muitos clérigos, cidadãos, escuteiros e representantes da sociedade civil, como presidentes da Câmara Municipal e Juntas de Freguesia.
Um agradecimento especial ao grupo juvenil de Fernão Joanes e ao grupo musical de Famalicão da Serra, que muito agradavelmente acompanharam a missa e o jantar, respetivamente.
Usaram a palavra os presidentes de Câmaras Municipais, o Padre Francisco Barbeira, principal organizador da iniciativa de homenagem e, novamente, o Reverendíssimo Bispo da Guarda, que agradeceu a iniciativa e referiu que continuará com a região no Seu pensamento e apresentou a disponibilidade ao novo Bispo da Guarda para continuar a servir.

