Numa sala da BMEL muito bem composta e pela voz de Doutora Anabela Matias, foi apresentado o livro "Para que conste..." da autoria da Associação de Professores Aposentados do Distrito da Guarda.
Na mesa estava a responsável da Associação, Goreti Caldeira, a Vice-Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Amélia Fernandes, e o Presidente da Assembleia Municipal, José Relva, que usaram previamente da palavra para valorizarem a publicação que a todos os presentes sensibilizou, porquanto alguns são co-autores e os demais presentes são, ou foram, docentes e ainda alguns cidadãos que quiseram associar-se a esta sessão no final da tarde do dia 13 de maio de 2024, segunda-feira. A responsável da Associação referiu a razão principal para a realização deste projeto, dar vez aos professores e à sua profissionalidade enquanto alunos e depois já como docentes, e lecionar nas suas turmas.
A docente Anabela Matias fez uma apresentação da obra, recorrendo ao improviso, evitando o texto que vinha escrito. Abordou a estrutura do livro e deteve-se, depois, em alguns textos mais exemplificativos da pretensão inicial do livro, mas também os textos que melhor interpretavam os tempos de formação e início de carreira de todos quantos aceitaram o desafio de escrever sobre a sua carreira profissional.
A obra inicia-se com uma explicação para a realização da mesma, segue depois por explicitação das vivências escolares enquanto alunos da escola do Magistério e do Liceu da Guarda.
Apresenta-nos, de seguida, o relato das vivências profissionais e, a finalizar, os costumes e tradições dos estudantes da Guarda e, por último, uma história dos próprios professores.
Vale bem a pena adquirir a obra para compreender um pouco da história da educação na Guarda e todo o processo formativo num contexto associado aos anos 60/70 do século XX.
A Junta de Freguesia esteve presente e felicita fortemente o trabalho desta Associação e agora a bonita iniciativa, que é mais uma homenagem aos, e dos, professores e um incentivo para toda a comunidade.

